A santificação é um tema muito abordado na Bíblia. Isso porque ela é determinante em nossa participação no Reino dos Céus. Muitos acreditam que a morte de Jesus na cruz é o suficiente para salvar toda a humanidade, independente da maneira como cada ser humano vive.
Será que é assim mesmo? Estamos todos salvos independente de nossas escolhas e estilo de vida?
Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo do estudo. Portanto, fique confortável. Prepare um bom lanche e tenha uma ótima leitura!
A Santidade de Deus
A Santidade de Deus é um de seus atributos mais impressionantes, na minha opinião. Ela é impressionante até mesmo para seres celestiais de alto escalão como serafins. Mesmo eles, cobrem o rosto diante da Santidade do nosso Deus (Isaías 6:2).
Obviamente, se não fosse a sua maravilhosa graça manifesta por meio de Jesus Cristo, nenhum de nós, absolutamente, permaneceria diante do Senhor. Mas como disse Jeremias o profeta, as misericórdias do Senhor é o que nos mantém vivo (Lamentações 3.22).
O termo utilizado pelos serafins em Isaías 6:3, para Santo, em hebraico é qadowsh ou qadosh e significa: sagrado, santo, o Santo, separado.
Eles repetem a expressão três vezes. Se atentarmos para o significado do número 3 na Bíblia, veremos que ele está relacionado a plenitude de Deus. Isso significa que o nosso Deus possui a Santidade absoluta. Única. Perfeita (1 João 1:5).
O Que é Santificação Segundo a Bíblia?
Pois bem, agora que sabemos quão majestosa é a santidade de Deus vejamos quais os reflexos dela em nossa vida.
De acordo com o que está escrito em 1 Pedro 1:14-17, não devemos nos conformar com o padrão estabelecido pelo sistema do pecado. Para dizer isso, ele utiliza a palavra suschematizo que significa: Conformar-se (mente e caráter de alguém) ao padrão de outro, (moldar-se de acordo com).
Concupiscência aqui é epithumia e significa: desejo, anelo, anseio, desejo pelo que é proibido, luxúria.
Noutras palavras, devemos rejeitar o padrão de vida que tem sido “vendido” como ideal e cheio de fornicação, adultério, distorções na sexualidade, mentira, engano e de tudo aquilo que fere a santidade do Senhor e nos separar da santificação.
Para isso, Pedro diz que o nosso modo de viver – isto é, anastrophe no grego e significa: modo de vida, conduta, comportamento, postura – devem ser santos.
Separados para Deus.
O princípio é muito simples. Servimos a um Deus santo, que exige de nós santidade e nos julgará com base nela, como diz o texto 1 Pedro 1:17.
Recentemente eu ouvi uma pregação do Pastor Silas Malafaia que resume muito bem o conceito: “A salvação é para quem obedece”. Fora de Cristo é impossível ser salvo. Mas para ser salvo em Cristo é preciso guardar seus mandamentos.
Não acredite que você pode receber a vida eterna com Cristo com uma vida que ama o pecado e está longe de Deus. Mesmo tendo confessado Jesus como Senhor e Salvador da sua vida.
Pedro deixa muito claro em sua recomendação que durante o tempo da nossa vida aqui na Terra, devemos andar em temor. Isto porque o Deus que é Santo, Santo, Santo nos julgará também com base no nosso procedimento.
Santificação e Santidade Pessoal
A expressão Caminho de Santidade (Isaías 35:8) no hebraico é composta também por duas palavras: derek (Caminho) e qodesh (Santo).
Derek significa: caminho, estrada, distância, jornada, maneira, direção, maneira, hábito, caminho referindo-se ao curso da vida, referindo-se ao caráter moral.
Qodesh significa: separado, santidade, sacralidade, posto à parte, santidade referindo-se a Deus, lugares e a coisas; algo à parte, separado.
De acordo com a visão de Isaías, dias chegariam em que o deserto floresceria e nele haveria uma grande estrada, um caminho chamado de o Caminho da Santidade, onde os impuros não passariam (Isaías 35:8).
A palavra impuro aqui é tame e significa: impuro eticamente e religiosamente.
Podemos entender então, que aqueles que não foram purificados não passarão por esse caminho.
Mas como podemos ser purificados e entrar nesse caminho?
Por meio da conversão sincera. Através dela, somos lavados espiritualmente pelo sangue de Jesus (Hebreus 10:19-23). Somente por meio dele podemos ter acesso a nova vida com Deus.
A Santificação do Crente
De acordo com o escritor em Hebreus 12:14, devemos nos esforçar para viver em santificação diante de Deus e dos homens. A palavra grega que ele utiliza para dizer isso é hagiasmos e significa: consagração, purificação, o efeito da consagração, santificação de coração e vida.
O motivo que o autor apresenta é bem forte. “Sem santidade ninguém verá o Senhor”.
Muitos cristãos passarão a eternidade no inferno por não terem exercitado a santificação. Por terem acreditado que não era necessário. O termo que ele utiliza para dizer que o impuro não verá ao Senhor é optanomai e significa: olhar para, ver, permitir-se ser visto, aparecer.
Os impuros não comparecerão diante de Deus. Não o verão face a face, como a Igreja remida. Contemplarão apenas a luz de justiça que consome o pecado, diante deles. Mas jamais se fartarão da alegria do Senhor.
A Santificação Para Jovens
Seguindo o mesmo princípio da santificação, o apóstolo Paulo escreve ao jovem Tito e lhe orienta a ser um exemplo em tudo. Da mesma maneira, os outros jovens deveriam seguir o caminho da santidade (Tito 2:6,7).
A ideia de que o jovem é fraco e por isso vive uma vida de pecado é mentira do Diabo. Ao sermos lavados com o precioso sangue de Jesus e recebermos o Espírito Santo como selo, somos capacitados a viver em novidade de vida.
Portanto, o jovem não deve se conformar com uma vida espiritualmente fraca, diante de Deus. O que ele deve fazer é humilhar-se diante do Senhor para que seja fortalecido.
A Santificação da Alma
No Salmos 42:2, o Salmista diz que sua alma tem sede de Deus. O termo que ele utiliza para alma aqui é nephesh no hebraico e significa: alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão.
Noutras palavras, a alma do Salmista estava sedenta por Deus. Por tudo o que o aproximava dele.
É muito interessante pensar nisto porque, a humanidade em geral deseja aquilo que satisfaz sua alma de maneira “carnal”, “pecaminosa”, terrena. Normalmente as pessoas estão sedentas por dinheiro, fama, poder, luxúria, mas por Deus?
Pois é, uma alma santificada é sedenta por aquilo que é santo. As motivações, os maiores anseios, sonhos, tudo isso é transformado e aperfeiçoado por Deus e sua santidade.
Muitas pessoas acreditam que viver com Deus é uma chatice. Mas estão enganadas. Um relacionamento sincero com o Senhor eleva a nossa vida para um grau de satisfação infinitamente superior.
Uma alma santa deseja o Deus Santo.
Conclusão
A santificação é critério indispensável para nossa participação no Reino dos céus como moradores eternos. Neste estudo percebemos que sem ela, não contemplaremos a face de Deus, mas somente o brilho do juízo e da justiça que procede dele.
Este é um processo que vai durar até a volta de Jesus ou quando dormirmos no Senhor. Enquanto estivermos aqui na Terra, seremos vulneráveis ao pecado e nossa santidade será sempre aperfeiçoada.
É impossível sermos perfeitos aqui, mas em Cristo somos agradáveis a Deus e mais que vencedores.
Não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com seus parentes e amigos.
Deus abençoe!
Jesus Cristo nos assegurou que “aquele que perseverar até o fim será salvo”. Perseverar significa “permanecer firme no compromisso de ser fiel aos mandamentos de Deus, apesar das tentações, da oposição e da adversidade”.
Mateus 24:13: “Mas quem perseverar até o fim este será salvo”. No mesmo capítulo em outros versículos, e voltando um pouco ao evangelho de Mateus, o Senhor …
Edificante, aprendi muito ..Deus abençoe
desculpe amado agredsito que aresposta não pra ser salvo tem so uma escolha se arrepender verdadeira mente de coração comfesar jesus con aboca e crer no coração ai eu creio que essa pessoa estar salva por que se tornou filho de Deus ai o pecado não tem mais poder sobre essa pessoa ainda que seafarte claro que semdo filho ela perde a bemção que tem na casa do pai se ela escolher viver fora vai comer o pão que o diabo amaçou pode ate morre fisicamemte passa todas as conseguesias de sua escolhas mais sua alma e do senhor que falou q nem um dos que o pai lhedeu se perdera .agora so quem sabe que essa pessoa se redeu de verdade so Deus e essa pesoa porisso que não devemos julgar quem ta no mundo ou afastado. prefiro crer assim do que julgar quem e trigo e quem e joio porque são tão peresidos que ainda bem que so no dia da colheita serão separados . pra que niguem pense a vou pra igreja levamtão as mãons e to salvo , por que Deus sabe se foi de coração
Gostei muito da explicação estou aprendendo muito com seus ensinamentos
Porque isso são preceitos denominacionais, não bíblicos.
São estatutos humanos, não de Deus.
E o meu foco é o que está escrito.
Ótimo estudo, mas gostaria de saber porque não se fala em vestimenta, pinturas, roupas indecentes, brincos, calça comprida e muitas outras coisas que os “crentes” fazem, porque?
Excelente estudo. Deus o abençoe.
Gostei muito do estudo, pretendo estudar mais a fundo sobre os temas.
Grato, Senhor abençoe a vida dos senhores.
muito bom! Deus continue o abençoando!
Uma maravilha de estudo sobre a Santificação e sermos Santos diante de DEUS. Sabemos que é uma tarefa muito difícil e somos vulneráveis a nos afastarmos da busca dessa Santidade! Mas creio que com o Espírito Santo de DEUS nos auxiliando e nos alimentando, conseguiremos vencermos essa batalha espiritual! Deus continue abençoando sua vida o autor deste estudo!
Muito bom e edificante , Deus continue te abençoando.
Glória a Deus estudo maravilhoso
A paz estava procurando por um estudo da palavra. Página abençoada.
Glórias a Deus pela palavra. Deus abençoe grandemente.
Exceclente estudo, a mais pura verdade.
Deus abençoe grandemente vcsas vidas estou muito grata a Deus por vcs colocarem este estudo bíblico espero em aprender mais e me colocar na presença do senhor cada vez mais continue abençoando minha vida obrigada
Muito bom
A paz do Senhor Deus; venho por meio desta escrita que mim cinto confortavel de maneira que nem sei, expressami no dia como este,estou um pouco abalado por conta da norte da minha mãe que faz trez meses que partiu deste mundo para o outro, mais esto tentando mim firma no chão, olha nu culto de pregação, Deus em seu filho tem feito maravilha, pessoas voltando para Jesus Cristo o nosso Salvado,olha, o meio irmão que bebia muito paro de beber agora só bebi suco isso e para honra e a gloria de Jesus,Deus em seu filho salvo um dos vizinho,e volto para a sua congregação,gloria a Deus.
Palavra poderosa pois muitos cristãos que estão dentro da igreja estão completamente equivocados em relação a sua salvação
Poderosa mensagem, muito bom.
Gostei muito e me trouse o interesse de saber como faremos se aprendemos somente sobre o mundo e só agora estamos lidando com a santificação .
Palavras sábias Deus abençoe é a pura verdade
Amei o estudo muito edificante.
Gostei muito desse estudo, aprendi bastante Glória a Deus ?
Palavra muito edificante verdadeira e o mais importante para nossa alma nossa vida e nossa Salvaçao, como realmente devemos ser fazer e nos comportar diante ao nosso desejo carnal, e qual é a verdadeira Santificação e Salvação Eterna Glória a Deus Aleluia