De acordo com o Sebrae o mercado de tatuagem cresceu, cerca de 24% entre 2016 e 2017 (Fonte: Economia Ig). Este crescimento tem impacto em todos os setores da sociedade brasileira, inclusive no cristianismo.
É um tema delicado e que divide opiniões de diversos cristãos. Afinal, fazer tatuagem é ou não pecado? Isto desonra a Deus? Fere o templo do Espírito Santo ou é apenas um elemento social que se desenvolve em nossos dias? E o texto de Levítico 19.28?
Bem, estas e outras respostas quero analisar com você ao longo deste estudo.
Espero que goste!
A Tatuagem e o Texto de Levítico
O texto de Levítico 19:28 é com certeza o primeiro, citado para fundamentar o argumento de que utilizar tatuagem é pecado. Por isso, vamos analisá-lo com cuidado.
O termo hebraico que Moisés utiliza para tatuagem é qa Ìaqa Ì, e significa: incisão, impressão, tatuagem ou marca. É importante sabermos isso para perceber que o termo possui mais de um significado.
Outra boa prática para uma interpretação sadia deste texto é a utilização da hermenêutica e da exegese. Elas nos ajudarão a entender a referência de Levítico 19.28 e também todo o capítulo.
Dessa forma, no versículo observamos que as marcas, incisões e tatuagens não devem ser motivadas pelos mortos. Mas o que isso significa?
Era uma prática comum entre o paganismo da época que durante seus cultos eles se cortassem, mutilassem e chicoteassem a si mesmo. Ou seja, a proibição do texto é que os israelitas não imitassem essa forma de idolatria dos povos que não conheciam a Deus.
A Tatuagem e o Cristianismo
Uma das minhas prioridades ao ler a Bíblia é procurar entender o que o Espírito Santo quer comunicar ali, independente do que tem sido dito em nossos dias. Minha intenção é ser o mais imparcial possível na análise do texto bíblico.
Aqui em Levítico 19.28, eu não consigo ver fundamento para a proibição das tatuagens no contexto atual. Moisés está se referindo a uma forma de culto idólatra que o povo de Deus não deveria imitar.
Atualmente a tatuagem não possui este propósito. Está mais para elemento social, moda, cultura, entre outros, do que idolatria propriamente dita.
Portanto, eu não acredito ou não vejo base bíblica suficiente, neste texto, para justificar que o fato de alguém se tatuar se configure pecado.
Levítico 19 e a Análise do Contexto
Se formos aceitar que o versículo 28 é uma proibição a prática da tatuagem, devemos então acreditar que o fato de cortar o cabelo dos lados, e fazer a barba, também é, pois é o que diz Levítico 19:27.
É nessa parte que a hermenêutica e a exegese mostram sua vital importância na interpretação das Escrituras. Elas nos ajudam a analisar o texto bíblico de maneira imparcial e precisa.
Obviamente que há casos em que elas não resolvem, só quando chegarmos na glória é que saberemos, mas na maioria dos casos elas nos ajudam a conhecer a vontade de Deus.
Tatuagem na Bíblia é Pecado?
Anteriormente eu disse que na minha opinião, o texto de Levítico 19.28 não é suficiente para fundamentar o argumento de que a utilização da tatuagem é pecado, mas isso não significa que ela não possa se tornar.
Devemos ter em mente que não somos de nós mesmos e que não fomos chamados para viver como bem entendemos.
Nossas decisões, atitudes e práticas devem revelar a glória de Deus ao perdido de forma que possamos ser instrumentos da revelação da pessoa de Cristo para eles.
Isto significa que o excesso, ou o valor exagerado dado a tatuagem pode sim, se tornar pecado, dependendo do contexto, dependendo do que a pessoa vai tatuar, enfim, é preciso ter cuidado (1 Coríntios 10:23).
E Eu, Faria?
Até o dia de hoje, não.
Como diz 1 Coríntios 10.23, não acredito que me convém. Não sinto essa direção de Deus. Pessoalmente não faz sentido para mim.
Já estou servindo a Jesus há quase vinte anos, e como em qualquer relacionamento com este tempo, muitas coisas amadureceram entre nós.
Hoje, por exemplo eu consigo ser imparcial em relação a algo que eu não faço no cristianismo. No começo da minha fé, eu simplesmente diria: “É pecado!”. Sem procurar saber o que a Bíblia realmente dizia sobre o assunto. Minha opinião era denominacional ou grupal.
Mas não esta a vontade de Deus. E o Senhor Jesus nos mostra isso em suas palavras ao fariseus (Mateus 22:29). Eles se achavam representantes de Deus e não foram capazes de reconhecê-lo, quando esteve entre eles.
Não quero que isso aconteça comigo!
Os fariseus eram religiosos, legalistas, parciais e injustos em seus julgamentos. E por isso, Jesus os chamou de raça de víboras e filhos do Diabo.
Não podemos cometer os mesmos erros. Eles nos dividem como povo de Deus e nos enfraquecem.
Conclusão
Na minha opinião, o texto de Levítico 19.28 é muito pouco para fundamentar o argumento de que a prática da tatuagem é pecado.
Quando fazemos uma análise imparcial do texto, percebemos claramente que Moisés estava falando sobre práticas idólatras de seus dias. Isto é, possuía uma conotação muito diferente de hoje.
Como material complementar eu sugiro que você assista a estes três vídeos:
1. O que o Pastor Silas Malafaia pensa sobre o assunto?
2. O que Rodolfo Abrantes (Ex-Raimundos) pensa sobre o assunto?
3. O que Augustos Nicodemos pensa sobre o assunto?
Por fim, deixe seu comentário. Diga qual a sua visão do assunto. Tem dúvidas? Compartilhe!
Por fim, não esqueça de compartilhar este estudo bíblico com seus parentes e amigos e Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Se uma coisa pode levar ao vício melhor e não fazer uso dessa coisa
Seja ela o que for.
O nosso corpo é templo do Espírito Santo então eu de o pedir permissão ao Espírito Santo para tatuar aquilo que é dele.
Não preciso de um versículo para me dizer se devo ou não
Temos o Espírito Santo e isso é mais do que o suficiente.
Meu corpo é Templo do Espírito Santo, eu amo meu Deus e quero santificar-me a ele.
Ñ quero viver uma vida de vaidades, mas de adoração, consagração e entrega. Meu Senhor me fez pra eu ser Dele e ñ do mundo, e como meu corpo e sua morada, penso que eu ñ devo fazer marcar mundanas. Se eu tivesse que morar numa casa linda por dentro mas toda pichada por fora, isso iria me incomodar ñ me agradaria. Assim tb penso que o meu Deus ñ ficaria satisfeito. Se fosse pra minha pele ser toda desenhada, Ele mesmo já teria feito eu assim. E pecado é pra mim é tb tudo q ñ agrada a Deus. Aqui ñ é nem questão da lei mas de amor. Tento me corrigir ao máximo pra ter a presença de Jesus.
Tenho pouca caminhada cristã, creio nas suas palavras de levitico sobre a proibição da tatuagem, nais acredito que fazer tatuagem é uma ato abominável a Deus, pois Jesus Cristo mesmo falou que somos a imagem e semelhança de Deus. E se somos a imagem e semelhança, onde Deus ou Jesus ou até mesmo os apóstolos era tatuados? Onde tem essa passagem?
eu sei que na biblia não fala claramente sobre tatuagem,más quando Deus diz que o nosso corpo é templo e morado do Espirito Santo, então pra que suja-la ,meu esposo tem tatuagem mas fez antes de conhecer a Cristo, quando ele aceitou Jesus o Espirito Santo transformou a vida dele e não sente mais vontade fazer,então o Espirito Santo lhe convenceu que não precisa mais fazer isso.
Deus abençoe a todos
Concordo plenamente contigo irmão tenho 65% do meu corpo tatuado e hoje eu tenho vergonha do que eu fiz e não consigo nem olhar para o meu próprio corpo quando estou de frente ao espelho e não sinto um pingo de vontade mais de fazer tatuagem doí muito sangra e vira vicio e antes eu não tinha a paz que hoje reina dentro de mim.
Boa tarde a todos .
Pq não ficamos com a palavra que diz:
Tudo é lícito mais nem tudo me convém.
Não devemos andar segundo o curso deste mundo .
Estamos no mundo mais não fazemos parte deste .
Quando questionamos muito a palavra de Deus , é porque ainda temos um pezinho no mundo e queremos trazer isso p dentro da igreja , procurando argumentos para fazer tal coisa.
Quando há uma conversão jenuina , as coisas do mundo nos nos atrai.
A PAZ DE CRISTO A TODOS.
Diego, você precisa aprender a lidar com opiniões contrárias às suas.
O Anderson apenas expôs o que pensa.
Deus te abençoe.
A Paz amado Pb. Anderson!
Discordo de você, completamente.
Ainda bem que você começou dizendo que é a sua opinião e no que se refere a doutrina bíblica, minha opinião e a sua não valem muita coisa. O que vale de fato é o que está escrito.
Por suas palavras eu percebo que você não entende o que é hermenêutica e exegese, ferramentas fundamentais na interpretação do texto sagrado.
Além disso, você não pode supor o que Paulo e Pedro deveriam ter escrito. Eles escreveram sob direção do Espírito Santo e não há necessidade de acrescentar ou tirar nada das Escrituras. Se não há menção a tatuagem, é porque o próprio Deus considera irrelevante.
O meu conselho é que você abandone a visão denominacionalista e religiosa, e passe mais tempo estudando a Teologia da Bíblia.
a paz pra mim é pratica mundana,pois não podemos ser santos que significa= separados,ou seja,estamos num estado de separação, não podemos amar mundo ou seja suas praticas,o cristão tem que discernir não é só porque não esta escrito que pode,talves não se é falado tanto na biblia sobre a tatuagem pois naquela época era praticas de rituais,só com determinados tipos de grupo religioso,acredito que se fosse algo que estivesse atingindo de forma direta a igreja de cristo naquela época como nos dias de hoje,com certeza Paulo ou Pedro tinha deixado uma grande referência Bíblica ,ou o próprio senhor Jesus,você diz que não ver base Bíblica para proibir eu não vejo base Bíblica dizendo que pode e agora?e se nós olhamos o exemplo dos nossos irmãos da Bíblia qual deles tinha tatuagem,vou citar três Abraão,Moisés e Paulo qual dos três?1joao2:15-16-17 eu acredito no tempo da ignorância, a pessoa não conhecia Deus andava no mundão com suas praticas ae tudo bem ela fez tatuagem,mas conhecendo a Cristo não convém,ou seja veio para graça tendo tatuagem não tem problema mas estando já na graça não convém faze-la. ex:qual das 7 situações não é pratica mundana tatuagem,bebida,cigarro,pornografia,pircim,orgia,santificação.pense.um forte abraço,Deus abençoe a todos.
Obrigado Wellington.
Deus o abençoe meu irmão!
Texto ( estudo ) muito bom ,Deus abençoe sua vida diego…
Tenho também minha opinião,na verdade seu estudo tirou minha duvida,não pq eu li oque queria ler,mas é um estudo que tem palavra ,e vc jogou so na bíblia ,em momento algum a bíblia fala que é pecado a tatto,porem meu pensamento é o mesmo ela pode virar pecado,deus de quando vc faz uma tatto em homenagem alguem que já não esta aqui mais,o maior pecado esta dentro da igreja ,não estou aqui para julgar ngm quem sou eu mas Jesus disse seus fariseus vcs prega e não vivem oque prega,si vcs prega que nao deve roubar ,vai la é rouba,vcs prega que nao deve matar ,vcs matam,estão brigando por cadeiras por lugares ,então gente ,Deus quer seu coração ,seu espírito ,nossa pele é pó e é pra la que nosso corpo vai voltar vamos ser transformado ,então não vejo mal algum de quem gosta fazer uma linda tatto,sem ofencas e com decencia…Deus esta preocupado em vc adorar ele em espirtiu e em verdade….
Amém meu irmão!
Um abraço fraterno em Cristo.
Amém meu querido Diego, quando me referir questionamento bobo, estava me referindo as pessoas que ficam questionando demais em vez de buscar a Deus de todo seu coração.
Deus é bom em todo tempo, em todo tempo Deus é bom
Feliz por você Márcio!
Mas não é questionamento bobo. Para muita gente é um divisor de águas no relacionamento com Deus.
E o Cristianismo é uma religião sim.
Obrigado por sua participação.
Deus abençoe!
Primeiramente Cristianismo não é uma religião é um estilo de vida,voltando a pratica de vida de Jesus.
Vamos esse texto de levítico é muito usado para falar sobre tattoo,interessante que hoje vivemos na graça queremos julgar algo que foi feito para lei,quando véu foi rasgado foi simbolismos que toda lei foi cancelada pela graça, hoje devemos viver pela graça que jesus conquistou para nós.
Tenho varias tattoo, nasci de novo, fui batizado no Espirito Santo,sou evangelista , não vejo problema nenhum em ter tattoo, Deus é amor Ele continua me amando Ele continua nós amando,eu continuo pregando o evangelho ate os confins da terra.
Deveríamos para de perde tempo com esses questionamentos bobos, começa a pratica a palavra salva esse povo que está no mundo perdendo o que jesus conquistou para eles na cruz.
ide e pregai
Paz do Senhor e bom dia!
Concordo com o texto de forma integral. E vejo que muitos tem que ter opinião, e se não convém é importante seguir a linha reta que nos conduz ai céu.
Paulo por suas palavras eu percebo que você é uma criança espiritual, e não digo isso em tom de ofensa – de verdade O meu conselho é que você estude mais. Amadureça mais e cresça mais em Cristo. A devoção que você acha que tem é mais farisaica que espiritual. Mas percebo que o seu amor por Cristo é sincero.
Quando você se tornar um adulto na fé, vai perceber que as referências bíblicas que você citou, não fazem o menor sentido nesse contexto. E isso acontece exatamente porque você despreza a Teologia que tantos homens e mulheres de Deus trabalharam e deram suas vidas para chegar até nós.
A paz do Senhor Jesus li e observei cada comentário e não consegui encontrar base bíblica em sua versão aqui expressada para “sim”, eu também amo as escrituras e leio e releio, a bíblia vai nos dizer que Deus perdoa a minha fase, época ou tempo de ignorância ou seja quando eu não conhecia a palavra, dentro da sua base teológica você aprendeu que sim, mas Paulo também nos diz que a palavra mata, porém o Espírito Santo é quem vivífica e testifica em nós, Rodolfo não escreveu a palavra, Nicodemos também não, se tratando do número 666 se o irmão perceber saberá que estes três números estão distintos ao homem ou seja a imperfeição que o anticristo irá exercer no meio do povo cristão, discordo de sua opinião lendo a palavra, pois o manual do crente é a bíblia, quer viver leia a palavra, quer morrer siga o mundo, então me desculpem os homens mas eu sigo a palavra, “Analisai as escrituras, pois elas testificam de mim” assim disse Jesus
Eu já tive vontade. Mas o espírito Santo me disse :Não…simplesmente obedeci
AMÉM
Concordo com o texto e penso como o escritor. Vejo muita maturidade espiritual e não religiosidade de quem escreveu e é isso que Deus quer de nós. Porém, eu não faria porque não convém.
Quanto aos critérios cuidado com a FALSA santidade, não é isso que Deus quer de nós.
Vanessa, é a sua opinião e eu respeito.
Mas a Bíblia Sagrada não formada com as nossas opiniões.
O apego ao texto sagrado é garantia de salvação para nossas almas.
Esse raciocínio faz muito sentido para você, mas a minha fé é fundamentada no que está escrito.
Os santos também serão “tatuados” na testa Vanessa. Com o nome de Deus e da cidade santa.
Com relação a marca 666, o problema não é o ser marcado, mas sim o significado dela.
Com esta marca eu rejeito a Deus e sirvo ao anticristo.
Discordo do seu julgamento.
De fato, a bíblia não diz que o tabagismo é pecado, a medicina diz que faz mal a saúde. Por isso não devemos fumar.
Com relação ao escândalo, isso é muito pessoal.
Blza, partindo do ponto de vista que o texto se referia a um ritual praticado por outro povo e que não deveria ser repetido pelos judeus, então eu fumar também não se constitui pecado, já que a Bíblia não tem uma referência com relação ao tabagismo.
É pecado, trás escândalo (escândalo é pecado) então vão todos pro inferno aqueles que estão dentro das igrejas e praticam esse ritual.
Tatuagem é de Deus?
Esta é uma gravura maori de um rosto tatuado, prática comum deste povo.
Existem muitas provas arqueológicas afirmando que tatuagens foram feitas no Egito, entre 4000 e 2000 a.C.
E também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), que se tatuavam em rituais ligados à religião.
A pergunta é: será que as tatuagens nascidas e desenvolvidas pelos povos pagãos tinham algum fundamento bíblico? Do ponto de vista espiritual ou histórico, não. Antes, a essência de sua inspiração foi e é satânica, uma vez que contraria os princípios da fé judaica e cristã.
“Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando houverdes passado o Jordão para a terra de Canaã, desapossareis de diante de vós todos os moradores da terra, destruireis todas as pedras com figura e também todas as suas imagens fundidas e deitareis abaixo todos os seus ídolos…” Números 33.51-52.
Chama atenção a ordem: “destruireis todas as pedras com figura…”. Ora, se Deus mandou destruir as pedras com figuras, por que Ele permitiria que figuras pudessem ser gravadas no corpo humano, que é o templo do Seu Espírito?
O apóstolo João viu os condenados, que serão tatuados com certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte. Essa marca será do nome da besta ou do seu número: 666 (Apocalipse 13.16-18). Isso não é uma tatuagem?
O corpo do servo do Senhor Jesus é o templo do Espírito Santo. Para que tatuá-lo? Qual o seu benefício? I Coríntios 6.19
A meu ver, tatuar é querer parecer com os filhos de Baal. Os filhos de Deus não devem jamais querer imitá-los, mesmo que isso contrarie as regras deste mundo podre.
Bp Edir Macedo.
Olá tudo bem Diego? Respeito a sua opinião porém quero lhe deixar uma coisa bem clara a bíblia realmente não tem muitas bases bíblicas referente a fazer ou não tatuagem…Porém Deus nos deu inteligência pra pensar ok!!! Então pense comigo,se o cristão é o templo do Espírito Santo porque Deus se agradaria dele machucar seu corpo fazendo tatuagem?, tatuagem é algo pra ficar a mostra ninguém faz uma tatuagem na intenção de esconder .nao é porque vc não encontrou na biblia claramente que não seja pecado tatuar o corpo que não seje .Se Deus disse que somos templo Dele qual a dificuldade de pensar , que sendo Ele Santo o templo Dele deve ser Santo tbm , e sem exposição.
Boa tarde gostaria que fizessem um estudo sobre casamento a pois divórcio
Obrigada
Eu gostei de sua colocação, foi muito interessante. Mas eu ainda fico com i corintios 10:31 e Mateus 5:16. Com todo o respeito da opinião do irmão, o Senhor continui te abençoando.
Por quê Joyce?
Não gostei desse estudo