“Honra teu pai e tua mãe”, é a menção que o Senhor Deus faz a Moisés no quinto mandamento, com o objetivo de que os filhos amassem e fossem obedientes a seus pais. O desenvolvimento e permanência da nação em Canaã, estava diretamente ligada a observância desse princípio. Ou seja, não é algo de pouca importância.
Neste estudo bíblico, eu quero analisar com você, alguns aspectos importantes desse mandamento e sua importância para os nossos dias.
“Honra Teu Pai e Tua Mãe”
O quinto mandamento (Êxodo 20:12) é uma ordem para que os filhos honrem seus pais e os temam, isto é, respeitem e acatem suas ordens e conselhos.
Os termos do mandamento, envolvem também os mentores espirituais, que na época eram os líderes de Israel e os profetas. Em nossos dias, podemos entender que se aplica às nossas lideranças pastorais da Igreja.
A Promessa de Honrar Pai Mãe
Há também algumas promessas inclusas no mandamento que escorrem sobre a vida de quem o obedece. A promessa incluía tanto a permanência deles em Canaã, quanto uma longa vida terra (Deuteronômio 5:16).
Honrar pai e mãe é tão importante em nossos dias, quanto era no Antigo Testamento. As promessas que foram feitas aos israelitas que estavam prestes a entrar em Canaã, são as mesmas que herdamos hoje.
Sendo assim, se você deseja ser muito feliz no lugar da benção e da promessa de Deus para sua vida, honre seu pai e sua mãe.
Como Honrar Pai e Mãe?
Quando o quinto mandamento diz: “honra teu pai e tua mãe”, ele está nos ordenando a tratar os nossos pais com dignidade, obediência, cuidado, amor, submissão.
Por exemplo, eu não pensava em cursar ensino superior. Não considerava importante. Um dia, minha esposa Carol, enquanto conversávamos disse – Você já pensou no quanto isso é importante para seus pais? Pensou em como eles ficariam felizes com isso? – Não, eu respondi.
As palavras dela entraram como um tiro em meu peito. Até então, eu não enxergava daquela forma, mas a perspectiva de que aquilo alegraria aos meus pais me motivou.
Fiz a matrícula. Cursei e me formei.
Pude ver os olhos da senhora Terezinha Nascimento, marejados com lágrimas de orgulho e felicidade.
Honrar aos pais é isso. Não é difícil. É prazeroso.
É se importar. Cuidar. Estar atento e ser submisso, mesmo quando o tempo levou embora o vigor e as habilidades que tanto nos impressionaram no passado.
Contudo, a honra aos pais não deve ser transformada em idolatria. Não devemos desobedecer os outros mandamentos, para honrar pai e mãe. Tudo deve ser feito com equilíbrio.
Há pais e mães que se aproveitam desse mandamento para fazer os filhos de “capacho”. Querem mandar e desmandar em suas vidas, sem nenhum respeito a Palavra de Deus, a seus sonhos, vocação e desejo.
Não é esse o tipo de submissão que a Bíblia requer de nós. Ela exige uma submissão sadia, que não fere os princípios do nosso Deus.
Conclusão
Vivemos dias difíceis, onde está cada vez mais difícil viver, seguir os princípios bíblicos. Contudo, não importando o contexto no qual estamos inseridos, as promessas de Deus ministradas em Sua Palavra, continuam sendo reais, palpáveis.
Se quisermos viver as promessas asseguradas na prática e obediência do quinto mandamento, possuiremos a Canaã que o Senhor preparou para nós e viveremos nela, por muitos e muitos anos, em paz.
Creio na importância e no espiritual de cada palavra de Deus. Um filho é uma nação. A forma que conduzimos a vida é dispersamos devido a matéria faz entender-se que honrar um pai e realizar os sonhos dele através de você. Sei que seu exemplo é válido para sua família mais ainda não se baseia na honra da palavra de Deus. Por outro lado você faz uma justificativa muito coerente sobre o desrespeito dos pais que coloca blasfêmia em educar seus filhos. Jesus Cristo pregou amou e desde que mundo é mundo por mas que leve as palavras do criador na ponta da língua a prática é quase escassa. Eu cresci em um ventre mais morri para reviver em Cristo, não foi meus pais que me criaram foi Deus. Mas honro por está viva.