O problema da mentalidade incrédula é grave e possui consequências desastrosas para toda a nossa vida. Isso acontece porque o nosso relacionamento com Deus é baseado na fé, e apenas quem crê é agradável a Ele (Hebreus 11:6).
Com isto, é nosso dever cultivar um coração crente, por meio das disciplinas espirituais: meditação bíblica, oração e jejum.
Porque se nos tornarmos reféns da incredulidade não colheremos os frutos das promessas de Deus.
O Problema da Mentalidade Incrédula em 4 VERDADES
1. DE ALIADO À INIMIGO
Sabemos que quando ele feriu a rocha a água brotou e jorrou em torrentes. Mas conseguirá também dar-nos de comer? Poderá suprir de carne o seu povo? “
O Senhor os ouviu e enfureceu-se; atacou Jacó com fogo, e sua ira levantou-se contra Israel, pois eles não creram em Deus nem confiaram no seu poder salvador. (Salmos 78:20-22)
A mentalidade incrédula nunca reconhece o agir de Deus, só percebe o que ainda não foi feito. Sobre isso Calvino disse o seguinte: “Nossa incredulidade é a única coisa que impede Deus de nos satisfazer larga e abundantemente com todas as coisas boas”
A ingratidão é uma forte evidência de um coração incrédulo. Por isso, veja qual é a sua atitude diante das circunstâncias da vida. Você tem uma atitude de gratidão ou ingratidão?
2. REJEITA O QUE É BOM
Por isso, ele ameaçou destruí-los; mas Moisés, seu escolhido, intercedeu diante dele, para evitar que a sua ira os destruísse. Também rejeitaram a terra desejável; não creram na promessa dele. (Salmos 106:23,24)
A mentalidade incrédula nos faz dizer não a toda a bondade que Deus deseja manifestar em nossa vida. Nos faz pensar que tudo o que nos resta é a mediocridade.
Sobre isso, G. Campbell Morgan disse o seguinte: “Incredulidade não é falha de compreensão intelectual. É desobediência face às ordens claras de Deus”.
A incredulidade chama Deus de mentiroso. E declara que Sua Palavra não passa de uma fantasia.
3. NÃO VIVE O PROPÓSITO
Embora vocês já tenham conhecimento de tudo isso, quero lembrar-lhes que o Senhor libertou um povo do Egito mas, posteriormente, destruiu os que não creram. (Judas 1:5)
Conheço pessoas a quem Deus concedeu muitos talentos, mas escolheram não fazer nada com eles, porque desenvolveram uma mentalidade de incrédula.
Veja o que A. W. Tozer disse sobre isso: “É a incredulidade que impede nossa mente de voar para a cidade celestial e de andar pela fé com Deus nas ruas de ouro”
A incredulidade rouba o nosso potencial em Deus. Por mais talentos que você tenha, nunca vai achar que eles são suficientes.
4. TENHA CUIDADO
Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. (Hebreus 3:12)
Precisamos ter cuidado com a mentalidade incrédula, adubando nosso coração com a gloriosa Palavra de Deus. Somente ela tem o poder de gerar uma fé firme, saudável e certeira. Toda fé que não provém das Escrituras é um chamado a frustração.
“Nós precisamos de ventos e tempestades para exercitar nossa fé, para arrancar o ramo podre da autodependência e nos enraizar mais firmemente em Cristo” (C. H. Spurgeon);
A fé vem pelo contato com a Bíblia Sagrada, não com o entretenimento. Reflita sobre o tempo que você passa com a Bíblia e o tempo que você passa consigo mesmo, alimentando sua carne. Não é possível desenvolver um coração crente, quando estamos sendo iludidos pelo pecado.