Uma das doutrinas mais faladas no Cristianismo é a doutrina da Salvação. Dentro deste contexto temos o plano da salvação, visto que é uma das missões da igreja anunciar o evangelho de Jesus e a salvação aos perdidos.
Porém, muitas pessoas ficam confusas se perguntando porque precisamos ser salvos, porque o erro de Adão e Eva acabaram recaindo sobre nós, temos realmente culpa?
O plano da salvação vai nos explicar exatamente o processo, porque precisamos de salvação e porque essa salvação só acontece por meio por intermédio de Jesus.
1. Deus ama o ser humano (Jo 3.16)
A primeira coisa que nós precisamos saber sobre o plano da salvação é que Deus ama o ser humano. Como fica claro em João 3:16 Deus amou você. E a salvação é parte, é fruto do amor de Deus por cada um de nós. .
E o desejo dele é relacionar-se comigo e com vocês diariamente como um pai se relaciona com o seu filho.
2. Todos pecamos e precisamos de perdão (Rm 3.23)
Em segundo lugar, por que precisamos de salvação? Porque todos pecamos e precisamos de perdão, como deixa claro o texto de Romanos 3:23.
Em algum momento quando nós tínhamos a opção de escolher fazer o bem, escolhemos fazer o mal e isso fez de nós pecadores. A partir desse ponto estamos destituídos da Glória de Deus, isto é, deixamos de ser inocentes e passamos a ser culpados.
Embora, o Senhor espera que você e eu vivamos em bondade e em Atos de Justiça, naturalmente somos inclinados para aquilo que é mal. Pois, naturalmente falando nós não queremos Deus, somos indisciplinadas, maus, gananciosos e egoístas.
E o que nos ajuda e nos salva disso é Jesus Cristo!
3. Deus não nos rejeitou por isso (Romanos 11:2)
Em terceiro lugar, para entendermos o plano da salvação, embora nós sejamos naturalmente totalmente corrompidos [Quando eu digo naturalmente eu estou me referindo estou falando de pessoas que vivem estantes de Deus estou falando sobre pessoas que não receberam Jesus como Senhor e Salvador da sua vida] mesmo assim Deus não nos rejeitou por isso.
A nossa justificação é pela fé em Cristo e essa fé que deve ser a consolação para minha vida e para sua vida.
Muitas vezes nos sentimos rejeitados, como que Deus não se importa conosco, mas isso é uma grande mentira do Diabo. Deus não rejeitou o seu povo. Deus não rejeita você. Uma vez que Deus se importou com você e comigo e nos amou quando ainda éramos seus inimigos.
Imagine o que ele vai fazer conosco agora que somos filhos?
4. Por isso proveu Jesus para a nossa redenção (João 3:16)
Em quarto lugar, por ter nos amado, por nós termos pecado e por não ter nos rejeitado o Senhor Deus proveu Jesus como redenção para nossa vida.
O Senhor Deus mesmo proveu a salvação para mim e para você por intermédio de Jesus Cristo. O Senhor Jesus é o Cordeiro que foi morto para que eu e você sejamos perdoados. Então, o plano de salvação talvez para você que já é cristão, não seja algo importante mas, para muitas pessoas que precisam do Evangelho da graça esses pontos são um refrigério para a salvação.
Ele é a provisão para nossa salvação!
5. Quem pode ser salvo? ( Romanos 10:9,10)
O último ponto do plano da salvação diz respeito à pergunta quem pode ser salvo?
Em Romanos 10:9,10 lemos o que para muitos é um escândalo, o escândalo da Graça.
Muitos pessoas no nosso Brasil acham um escândalo, uma blasfêmia dizer que qualquer um pode ser salvo.
Quem pode ser salvo? Qualquer um que confessar Jesus como Senhor e Salvador da sua vida em arrependimento e fé. É o que deixa claro o texto de Romanos 10:9 e 10.
É isso que o Senhor Deus espera de mim e de você!