Por que Caim matou Abel? Existem algumas coisas no crime que Caim cometeu, gatilhos que disparam esse assassinato que muitas vezes passam despercebidos, e de forma sorrateira vão fazendo parte do nosso dia a dia.
Muitas vezes, são raízes de amargura, ressentimentos que mesmo que não venhamos a tirar literalmente a vida das pessoas acabamos causando muitos males a elas com nossos pensamentos, palavras e atitudes.
Em Gênesis 4: 8 a 13, vemos que Caim foi extremamente traiçoeiro, pois premeditou o crime ( vv. 8) usando a confiança do seu irmão nele e que o Senhor Deus dá a oportunidade para o arrependimento. Em seguida o Senhor Deus diz que o sangue de Abel está clamando e então emite juízo sobre Caim.
Ao final do juízo, Caim ainda se sente injustiçado e afirma que o castigo é maior do ele pode suportar.
Feitas as devidas considerações vamos aprender por que Caim matou Abel.
1. Ira descontrolada e inveja
Em primeiro lugar, Caim matou Abel por causa da ira descontrolada e da inveja. Quando Caim percebeu que Deus aceitou a oferta do seu irmão mas, não havia aceitado a sua ele ficou tão possuído de ira e inveja, que chegavam a consumi-lo.
Precisamos estar atentos a estes sentimentos, para que nós não caiamos nessa tentação e sejamos dominados pelos mesmos.
O Brasil é um dos países mais violentos do mundo. E, muito dessa violência se dá por causa da inveja. Recentemente, tivemos o caso de Lázaro que tornou uma pessoa extremamente descontrolada, tirou a vida de pessoas inocentes de forma brutal e no fim acabou morrendo acabou colhendo aquilo que plantou.
Portanto, estejam atentos!
2. Faltou arrependimento
Em segundo lugar, depois que Caim depois que ele mata Abel o Senhor Deus emite juízo. É importante que tenhamos em mente que o Senhor Deus está atento às nossas atitudes.
De forma que Deus deu a Caim a oportunidade de se arrepender e de confessar o seu crime. Assim como deu oportunidade aos seus pais, Adão e Eva. Mas, ele a rejeitou.
Devido ao coração insensível, recebeu como juízo, andar como um errante, como um fugitivo e não teve mais liberdade como antes.
Cuidado, pois muitas vezes não estamos tirando a vida dos nossos irmãos de forma literal, mas estamos liberando palavras de maldição, agindo assim como Caim.
3. O ser humano longe de Deus é depravado
Em terceiro e último lugar o que nós vemos na atitude de Caim e por que ele matou Abel é que um ser humano longe de Deus é completamente depravado.
Ao ter a oferta rejeitada, Caim assassinou seu irmão porque não nutria relacionamento com Deus, não tinha intimidade com Deus.
Quando eu e você estamos longe de Deus somos depravados, fazemos coisas horríveis, os nossos pensamentos e atitudes são maus, somos maliciosos.
O mundo está se tornando cada vez mais mal. Nós estamos vendo uma multiplicação cada vez maior de pessoas como Caim, pessoas distantes de Deus, cheias de Ira, de rancor e estresse e descontrole.
Que o Senhor Deus tenha misericórdia de nós e que pelo seu Espírito Ele mude o nosso coração. Pois, só há uma forma de o nosso coração ser transformado, é mantê-lo próximo a palavra de Deus, desenvolver um relacionamento diário e profundo com Jesus e assim termos o caráter transformado.
Vamos vigiar, alimentar nosso coração com a palavra de Deus e sobretudo orar ao Senhor que dê a cada um de nós um coração sensível a sua voz e a sua vontade para que sejamos promotores de vida e de paz e não promotores de morte e de guerra.