Nas cartas 14 e 15, Maldanado vai utilizar a preocupação com o futuro para cumprir seu objetivo de manter o paciente de Deus. Para isso, ele utiliza a falsa humildade.
Então, vamos lá!
Os esforços de Vermelhinho para manter o paciente, que é o convertido, longe do Senhor Jesus não está avançando. Ao invés de continuar definhando o Cristão se fortificou e agora está amadurecendo.
Então, na carta 14 Maldanado vai utilizar outra estratégia. Ele vai instruir Vermelhinho a fazer com que seu paciente se torne orgulhoso por ser humilde.
Perceba aqui que se formos humildes de forma real incomedaremos o diabo. Porque quando a humildade é gerada dentro de nós pelo Espírito Santo isso é um início do processo de conversão sincera.
Por isso, apóstolo Paulo escreveu em Filipenses 2:5 e 8, que devemos ter a mesma atitude de Cristo Jesus, que mesmo sendo Deus humilhou-se até a morte de cruz.
Ser humilde é eu e você pegarmos as nossas habilidades e colocarmos a disposição e outras pessoas, sem que haja preocupação com o futuro. É querer que o resultado aconteça independente de quem quer que seja a pessoa que Deus usa.
Já, na carta 15 Maldanado vai instruir Vermelhinho a trabalhar a preocupação com o futuro. Pressionando o Cristão a viver tendo medo do futuro e ansioso por causa dele.
Porém, a escritura nos diz que não devemos andar ansiosos com coisa alguma (Filipenses 4:6 e 7).
Então, quando olhamos para o futuro como se não houvesse esperança estamos sendo influenciados pelo maligno.
Mas, quando observamos o futuro com esperança, crendo que o Senhor Deus é o dono de todas as coisas, estamos sendo dirigidos pelo Santo Espírito de Deus.
Por isso, o diabo trabalha para distanciar a minha alma e a sua alma do relacionamento com o Senhor Deus.
Dessa forma, a lição que essas cartas trazem é que o dia de hoje é um grande presente que o Senhor Deus nos deu e devemos aproveitá-lo da melhor maneira possível sem que haja preocupação com o futuro.
Afinal, basta a cada dia seu mal!