Você já se perguntou qual o verdadeiro sentido da vida? Porque Deus criou a vida, o mundo, o universo e você que está aí agora lendo essa mensagem? Essa é uma das perguntas mais importantes da existência humana e é o que nos diferencia, por exemplo dos animais.
Perceba que os demais animais não se preocupam, eles só existem. Mas, nós não. Nós buscamos significado para vida porque Deus colocou isso dentro de nós, diz o sábio: o desejo, o anseio pela eternidade.
Em Eclesiastes 12:13 e 14, Salomão, o sábio conclui o seu livro com a conclusão de que a vida se resume a temer a Deus e guardar os seus mandamentos.
É importante você saber que o sábio está encerrando uma jornada. Ele se dedicou a construir, a plantar, a conhecer muitas coisas para saber qual era o verdadeiro sentido da vida.
Você foi criado para relacionamento
Salomão na sua velhice escreveu Eclesiastes, onde buscava o sentido da vida. Ele começa o livro dizendo que na Perspectiva humana, a vida era completamente sem sentido e no final de toda a sua pesquisa ele conclui que a vida consiste em temer a Deus e guardar os seus mandamentos.
Trazendo para os nossos dias o que significa? Qual o verdadeiro sentido da vida?
Nós somos criados para o relacionamento. Em Gênesis 1, lemos a narrativa da criação do universo. Onde no sexto dia Deus criou o ser humano.
Perceba que tudo que existe na criação, os animais e a natureza em si, existe por nossa causa. O Senhor Deus colocou todo esse adorno ao nosso redor, mas, o objetivo dele era criar o ser humano, um ser que parecesse com Ele.
Isso, deixa claro que quando Deus criou você ele foi intencional! Você não é um acidente!
E o grande desejo Dele é que você se relacione com Ele.
Então, sobre primeira pergunta sobre qual é o verdadeiro sentido da vida a resposta é que nós fomos criados para desenvolver relacionamento com o nosso criador.
TEMER A DEUS
A partir disso, ainda de acordo com as palavras do sábio é que se você quer ter uma vida incrível aqui na terra, você não pode pensar primeiro na sua profissão, em ganhar dinheiro, em ter fama ou nas demais coisas.
A sua prioridade deve ser temer a Deus e guardar seus mandamentos. Se você quer que a sua vida tenha sentido e seja abundante comece temendo a Deus e permita que Ele mesmo acrescente todas as coisas.
Deus trará juízo
Por fim, o fim o sábio diz “Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau”.
Nós estamos em um mundo onde o pecado existe. E dentro dessa atmosfera cercada pelo pecado temos a liberdade de escolher obedecer ou desobedecer. Lembre-se que a vida é uma semeadura.
E certamente o que você está vivendo hoje é fruto das suas escolhas no passado.
De forma que, se você não quer viver o que está vivendo hoje daqui a 10 anos, você precisa mudar suas escolhas.
Comece fazendo isso com Deus. Estabelecendo relacionamento com Ele.
Pois, se hoje vemos muitas pessoas vivendo perdidos na vida é porque não é possível ter uma vida com propósito se esta vida estiver desligada da vida do criador. Mas Salomão diz que Deus há de trazer a juízo toda obra.
Ou seja, embora estejamos cercados, temos a liberdade de escolher entre obedecer a Deus e desobedecer. Em algum momento na vida pelo menos não nessa vida mas, depois dessa vida nós vamos ser julgados.
Então, outro propósito para essa vida é que nós devemos viver essa vida aqui na terra nos preparando para a eternidade. A eternidade é real. Um dia, se estivermos, em Cristo nós estaremos Diante do Trono de Deus, nas mansões Celestiais.
Mas, se escolhermos viver distante de Deus nós estaremos nós estaremos no ades, para sempre, onde há choro e ranger de dentes.
RECAPITULANDO
Então, voltando para pergunta qual o verdadeiro sentido da vida?
Primeiro relacionar-se com o nosso criador, desenvolver uma vida aqui que envolva Ele em todas as áreas da sua vida para que possa viver uma vida abundante aqui na terra.
Em segundo lugar, a liberdade para escolher um estilo de vida que você vai viver. Você pode viver obedecendo ou desobedecendo. Isso é a sua escolha. Deus lhe deu isso de presente.
Em terceiro lugar, a nossa vida aqui na terra é uma preparação para a eternidade. Aqui, é tudo temporário, daqui a pouco tudo isso vai passar e nós estaremos diante Dele para todo sempre.