O que o Senhor Jesus quis dizer quando declarou “Quem crer e for batizado será salvo”? Você já parou para pensar sobre isso? E, se a pessoa morrer sem o batismo, como aconteceu com o ladrão na cruz?
O que é o batismo para o cristianismo? Porque Jesus instituiu o batismo como um Sacramento, como uma ordenança, uma declaração pública de fé?
Este artigo tem como objetivo responder a essas perguntas. Tenho certeza que vai esclarecer muitas coisas sobre o tema, como também aqueles que ainda não se batizaram vão entender porque devem se batizar e aqueles que se batizaram receberão um reforço de fé sobre a sua declaração e sua atitude.
Em Marcos 16:15 e 16, o Senhor Jesus instrui sobre a importância do batismo. Nos dias iniciais da igreja não existia o apelo como nós conhecemos hoje. Para se tornar cristão e fazer parte da comunidade o que a pessoa precisava realmente era receber o batismo.
Quando a pessoa era batizada e declarava publicamente sua fé estava correndo risco de morte, pois passava a ser perseguido. Então, quando Jesus disse “quem crer e for batizado será salvo”, está dizendo quem crê e confessar publicamente a sua fé deixando claro para o mundo que é meu filho será salvo.
E, Jesus ainda completa a frase deixando claro que quem não crê será condenado. Ou seja, a omissão ao batismo é uma declaração de incredulidade. Negar o batismo é como estar negando Jesus publicamente.
O batismo salva?
É importante que você entenda que o batismo em si não salva. A única coisa, o único elemento indispensável para salvação é o sangue de Jesus e a fé no Cordeiro de Deus.
Isso é indiscutível!
Todavia, quando você tem a possibilidade de batizar e não batiza, você está fazendo uma declaração pública de incredulidade, você está querendo negociar com Deus. E, o Senhor Jesus não negocia com incrédulos.
Perceba o que diz Atos 2:41. Em nossos dias, para receber o batismo normalmente as igrejas fazem um discipulado cujo tempo de duração fica a critério da igreja. Mas, na Igreja Primitiva e nos irmãos do primeiro século não existia esse discipulado.
De forma que a medida que eles criam o passo seguinte era o batismo. Porém, isso acontecia porque o contexto deles era de perseguição.
Ou seja, só se batizava quem tinha convicção de que nasceu de novo e tem o desejo de servir a Jesus.
Além disso, a palavra batismo, no original grego dá a ideia de sepultamento, morte. De forma que, a mensagem que estamos passando quando recebemos o batismo é que nós morremos para o mundo e ressuscitamos para glória de Deus.
Não significa que você não irá mais pecar dali em diante. Significa que estamos dispostos a viver a Nova Vida em Cristo e declaramos para o mundo inteiro ver e ouvir e também diante de Deus e diante dos seus santos anjos que cremos em Jesus como único e suficiente Salvador.