Quem foi Abel? Abel foi um homem de Deus que teve uma vida uma trajetória muito curta. Depois que Adão e Eva pecaram no Éden, conceberam Caim, depois Abel.
E, pouco tempo depois que isso aconteceu, não sabemos precisamente quanto tempo, Caim acaba tirando a vida de Abel, seu irmão.
Mas, por que isso aconteceu? Embora se trate de uma história curta a vida de Abel tem muito a nos ensinar.
O texto base para este estudo é Gênesis 4:1 a 4.
Fatos importantes a serem considerados, Caim era mais velho que Abel e alguns teólogos acreditam que Caim teve sua oferta rejeitada porque ele ofereceu a Deus uma oferta da terra e Abel ofereceu animais, as primeiras crias dos seus animais.
Mas, será que é isso mesmo? Será que Deus rejeita ou aceita o ofertante com base no tipo ou na quantidade da oferta? Vamos aprender!
1. A oferta de Abel revela seu amor
O nome Abel significa névoa, vapor, frágil e efêmero. Não sei se é Profético mas, o nome de Abel já dava entender algo que passaria rapidamente, algo frágil, de curta duração.
E, a primeira lição que nós precisamos aprender com Abel é que a oferta dele revela o seu amor. O texto diz que ele pegou a oferta das suas primeiras crias.
Interessante que em Levítico e nós vamos ver que Deus estabelece que as ofertas deveriam ser das primeiras crias, o primogênito, o melhor deveria ser ofertado. E, Abel aqui, mesmo sem nenhum conhecimento de lei ou revelação profunda de Deus Abel pega o seu melhor e oferece a Deus.
Isso nos mostra que o Senhor não está atento à oferta em si ou a quantidade da oferta ele está observando o conjunto, inclusive a atitude do ofertante.
Ou seja, não é coerente pensar que Deus rejeitou a oferta de Caim porque era oferta da terra, uma vez que em Levítico as ofertas também eram do fruto da terra. O problema estava na atitude de Caim.
Segundo o escritor aos Hebreus Abel foi aceito porque pela fé ofertou ao Senhor e a sua oferta foi agradável a Deus, a oferta de Abel revela o seu amor.
E, ainda hoje a nossa oferta, nossa entrega revela o nosso amor.
Amor só de palavras não é amor. Amor se revela em atitude. De forma que o seu amor por Deus deve se tornar visível, pois se as nossas atitudes não comprovarem isso, de nada adianta.
2. Foi o primeiro mártir da justiça
Em segundo lugar é que Abel foi o primeiro mártir da Justiça.
Se lermos Mateus 23:35, vamos ver que Jesus coloca ele como o primeiro de uma categoria de homens de Deus que foram mortos porque amavam a Deus, e foram mortos porque priorizaram a Deus.
Perceba que Abel praticando a justiça, sendo obediente a Deus e porque agradou a Deus seu irmão Caim foi lá e o matou.
Situações parecidas podem acontecer conosco. De forma que, muitas pessoas nos odeiam gratuitamente simplesmente porque muitas vezes escolhemos obedecer a Jesus, viver sua palavra e ter um estilo de vida diferente.
Então, nós vamos assim como Abel ser odiados por praticar a justiça. Abel foi o primeiro, ele agradou a Deus, fez o que era reto aos olhos do Senhor Deus e foi morto pelo seu próprio irmão por causa disso.
3. É considerado um herói da fé
A terceira lição é que ele é considerado um herói da fé, como está escrito em Hebreus 11:4.
Em um tempo totalmente primitivo tendo seus progenitores sido aqueles responsáveis pela queda da humanidade, Abel vem e oferece a Deus sacrifício superior pela fé, pois ele se relacionava com Deus.
E, isso me ensina que mesmo em contextos completamente desfavoráveis eu podemos ter uma vida rendida ao Senhor.
O apego ao Senhor Jesus não está diretamente ligado ao contexto em que nós estamos quer seja favorável ou não. Eu e você devemos fazer do Senhor Jesus a nossa prioridade.
“Jesus nunca será tudo para você até que Jesus seja tudo que você tem”, muitas vezes por termos muitas opções o nosso coração fica desviado mas, quando só temos a Jesus, nosso coração foca Nele.
Por isso que pessoas destruídas, com vidas completamente perdidas quando encontram com Jesus, tem uma entrega muito maior do que muitas vezes aqueles que nasceram na igreja.
Com Abel eu aprendo que o contexto não determina a minha entrega. Eu posso me entregar e você também. Vamos parar de querer viver do passado, pois o passado não vai voltar, vamos passar a construir a nossa própria história.
Abel é um herói da fé pois, mesmo em um contexto desfavorável ele honrou ao Senhor com a sua oferta e o Senhor a aceitou.
A minha oração é que possamos ofertar ao Senhor através das nossas atitudes, assim como fez Abel.