Os nossos dias são complicados em todos os aspectos da sociedade, inclusive em relação à justiça. O Salmo 45 nos apresenta um rei de Justiça, um rei perfeito que em sua glória e Majestade governa e dirige o seu reino com justiça.
No Salmo 45 inicialmente o salmista descreve o casamento do Rei glorioso com a sua amada noiva, falando sobre o esplendor desse Rei, sobre como ele governa com justiça e também sobre a felicidade que tem a noiva desse Rei.
Vamos estudar agora sobre as 4 marcas do Rei de Justiça
1. Verdade, misericórdia e justiça
No Capítulo 1, versículo 8 e 9 entendemos que este Salmo está diretamente relacionado ao Senhor Jesus e há três palavras aqui que merecem destaque: verdade, misericórdia e justiça.
Segundo levantamento inédito e recente, realizado pelo Instituto sou da Paz, 7 em cada 10 homicídios no Brasil. Mostra ainda que 70% dos casos de assassinatos não são punidos no Brasi.
O problema de injustiça no Brasil é um problema antigo. O diabo trabalha muito, nessa área, em nossa nação e o Senhor Jesus é o oposto da Injustiça: Ele ama a justiça.
A primeira palavra que iremos estudar é verdade. Seu original é “emeth”, que significa fidelidade, credibilidade, confiabilidade.
O Senhor Jesus, em seu governo, inspira fidelidade, credibilidade e confiabilidade e por isso podemos confiar plenamente Nele.
A outra palavra é misericórdia. No original hebraico, “hesed”, está relacionada a amor e compaixão.
Ou seja, o Senhor Jesus no Exercício do seu governo exprime verdade e confiabilidade, e exerce tudo isso em amor e compaixão.
Por fim, o termo justiça. No original hebraico, “tsedeq”, significa o que é de direito ou justo, o normal, retidão (referindo-se a pesos e medidasno sentido mais amplo).
Isto é, o governo do Senhor Jesus é reto em todos os seus aspectos.
Por que isso é tão importante? Porque estamos vivendo dias em que se questionam sobre a credibilidade e a verdade.
As pessoas em nossos dias chegam a dizer que não existe uma verdade absoluta, dependendo do ponton de vista de cada um.
Mas, o Senhor Jesus vem dizendo Eu sou o caminho, a verdade e a vida. E o Senhor Jesus é todas essas coisas, porque Ele é a medida perfeita de verdade, de justiça e de Misericórdia. Ele é o padrão!
Por mais que os nossos líderes se esforcem para ser justos em algum momento essa justiça vai falhar. Afinal, ela é limitada.
Mas, o governo do Senhor Jesus está fundamentado na verdade, na misericórdia e na justiça. Ele é o único Rei de Justiça.
2. Um Rei de Justiça eterno
Uma outra marca do reino do governo desse Rei de justiça é que é um reino eterno, como lê-se no versículo 6.
Ao longo da história a igreja, o povo de Deus tem sofrido muita perseguição. E embora, como igreja cometamos muitos erros, consequência da noss natureza caída, o trono do Senhor Jesus, subsiste para todo sempre.
A soberania de Deus é eterna e não pode ser questionada. No momento em que o Senhor Deus quiser Ele intervém na história. E embora, muitas vezes tenhamos a sensação de que o Senhor perdeu o controle isso não aconteceu nem jamais vai acontecer.
A expressão Trono refere-se a autoridade, a governo. E a Soberania de Deus é eterna e Ele intervém na história sempre que for necessário.
Deus é soberano e não existe personalidade, conhecimento, nada e ninguém em toda esta terra que possa ferir a soberania de Deus.
3. Amas a Justiça
No versículo 7 o salmista declara que o Rei ama a justiça e odeia a iniquidade. A palavra iniquidade, no hebraico é “resha Ì” e está relacionado a perversidade, uma violência ou crime contra a lei civil ou em relações éticas.
O brasil bate recorde de assassinatos e crimes violentos em todo o mundo e como já vimos 70% deles não se resolvem. E além disso, ainda temos o problema nas relações.
Por exemplo, na operação lava jato, homens já ricos desviaram montantes de dinheiro, que deveriam ter beneficiado a poulação como um todo. Mas, servimos a um Deus que ama a justiça.
No período das eleições vemos pessoas que surgem pessoas que começam a fazer promessas e não se dão ao trabalho nem de memorizar o texto, ficam lendo suas promessas. Deixando claro, que nem eles acreditam no que estão dizendo.
Mas, o nosso Jesus que é rei de justiça e eterno que ama o que é correto e odeia a iniquidade.
4. Por isso foi escolhido para ser Rei de Justiça
O Senhor Jesus Ele é o único por vários motivos, mas o seu amor a justiça O diferencia.
Deus permitiu que Nabucodonosor e a Babilônia invadissem sem Judá e a destruissem percebemos que um dos principais motivos foi a Injustiça social.
Tanto os sacerdotes como os líderes civis de Judá haviam se corrompido.
Eles corromperam o templo, corromperam a justiça social, abandonaram os pobres as viúvas e corromperam o sentimento de adoração a Deus.
Diante dessa situação, Deus os advertiu começando por Isaías até Jeremias e eles não se arrependeram.
O Senhor Jesus em seu governo não permite jamais que inocentes paguem por tensões políticas e coisas dessa natureza, porque é um Rei de Justiça, odiou a iniquidade e Deus o ungiu com óleo de alegria.
Sobre o governo de Jesus vamos nos alegrar e teremos felicidade, satisfação e esperança. A marca do governo do Senhor Jesus é verdade, justiça e misericórdia! Nele estamos bem guardados e cudiados.