O Senhor Deus havia dado uma ordem bastante clara nos dias em que a Torre de Babel foi construída: os habitantes da terra deveriam povoá-la e se espalhar pelos mais diversos lugares do mundo.
Porém, um dia eles decidiram seguir no outro plano. E, construíram a Torre de Babel.
A Torre de Babel e o desvio de propósito fala muito ao nosso coração. Uma vez que muitos de nós estamos fazendo a mesma coisa: o Senhor nos manda seguir um caminho e nós vamos exatamente na direção oposta.
Fazer Planos
No texto de Gênesis 11: 3 e 4 uma das primeiras coisas que nós aprendemos é que nós podemos fazer planos. O Senhor Deus nos criou a sua imagem e semelhança e isso faz com que assim como nosso Deus nós sejamos seres criativos e capazes de criar coisas e fazer planos.
No entanto, havia um grande problema nesse plano. O fato de que esse plano fugia ao propósito soberano de Deus. Ou seja, nós podemos fazer planos desde que esses planos não firam a soberania de Deus.
Então, quando formos planejar devemos planejar com Deus, traçar planos com Deus. Podemos fazer isso conhecendo a sua palavra e ouvindo a Deus. Perceba que nos dias deles o problema não foi a falta de instrução, pois assa era clara. O problema foi que eles conscientemente decidiram construir uma cidade e não se espalhar sobre a terra.
Isso, acontece muitas vezes conosco. O problema não é porque nós não conhecemos a escritura, o nosso problema é porque nós a ignoramos.
Então, leia a bíblia, imite os nossos pais na fé e planeje com Deus. POis, é melhor seguir avenida tomando decisões que reflitam à vontade do Senhor Deus e assim nós teremos uma vida de oração com resultados.
Servimos a um Deus soberano
Em Gênesis 11:7 e 8 vemos nitidamente que Deus é soberano. Traçamos planos mas, se os planos não forem aprovados pelo Senhor ele decidirá, em sua soberania, se esses planos vão continuar ou vão parar.
O projeto da Torre de Babel só dava certo porque todo mundo falava uma só língua. Mas, ao desviarem do propósito de Deus, o Senhor confundiu as línguas e eles não puderam mais colocar o projeto adiante.
Este texto me ensina que no final a Soberana vontade de Deus vai prevalecer. E, as coisas vão terminar exatamente do jeito que Ele desejou. Porque o Senhor é soberano.
Sendo assim, não se frustre quando as coisas não acontecerem exatamente como você gostaria. Porque no fim você vai conseguir entender e perceber que mesmo os resultados frustrantes fazem parte do bom propósito de Deus para nós.
Então, não faça e não viva sua vida como estes homens viveram e fizeram em Babel. Receba a instrução e decida vivê-la por mais e difícil que ela apareça, pois o propósito Deus está lhe esperando para lhe conduzir pelo caminho.