Uma vida de oração eficiente é o desejo de muitos cristãos, contudo, poucos de nós consegue. Exige dedicação, foco e certo conhecimento.
Em nossos dias, com tanta correria e ocupação, os cristão estão mais voltados para o fazer, executar, do que para a vida de oração.
Mas quem a sabedoria nos aponta para um camiho oposto. “Primeiro ore, depois haja.”
Pessoas que tem o hábito de orar são mais produtivas, sábias, relaxadas e organizadas do que as que não tem esse hábito, e por quê?
Porque quem ora, segue a direção do Espírito Santo. Quem ora é dirigido, quem não ora vive perdido, sem rumo certo.
Neste estudo, quero conversar com você sobre como desenvolver uma vida de oração eficiente, de forma que aplicando esses princípios, consiga ter resultados.
Para isso, peço que leia todas as referências bíblicas e assista ao vídeo, para ter uma compreensão completa do assunto estudado, ok?
Então “VEM!”
4 PASSOS Para Uma Vida de Oração Eficaz
1. Siga Jesus – Mateus 8:21-23
Outro discípulo lhe disse: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”.
Mas Jesus lhe disse: “Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos”.
Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.
O chamado de Jesus é urgente e exige dos chamados foco e prioridade. Não existe a opção de deixar para depois, o Senhor nos quer inteiramente dedicados a Ele agora.
Somente uma vida de oração eficaz nos ajudará a perceber a importância de atender ao chamado, imediatamente, e não ficar adiando ou colocando outras prioridades.
A escolha mais acertada da nossa vida é seguir a Jesus, não importa qual seja a direção. É o desejo de Deus que eu e você tenhamos uma vida abundante, mas isso passa diretamente pela disposição em seguir a Jesus imediatamente.
2. Vida de Oração em Comunhão – Atos 2:41-43
Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.
Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
Muitos cristãos dos nossos dias desprezam a necessidade de estarmos juntos em oração com outros cristãos. Se acham autosuficientes.
“Somos todos sacerdotes” ou “Eu sou a Igreja”, dizem.
Esquecem que não existe Igreja de um só membro, assim como não existe corpo só com dedos ou tornozelos.
Eu só sou Igreja quando faço parte da Igreja que é o corpo de Cristo.
A vida de oração eficaz passa diretamente por essa percepção. Relacionamento com outros cristãos nos ajudam a desenvolver o amor ao próximo e consequentemente o amor a Deus.
3. Aprenda a adorar – Lucas 7:37,38
Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume.
Adoração a Deus é determinante para uma vida de oração eficaz e é muito mais do que cantar. Adoração é um estilo de vida, é um reflexo da nossa prioridade.
Na minha opinião, o melhor exemplo de adoração é a pecadora de Lucas 7:37,38. Ela não “tem nome”, não falou com Jesus ou interrompeu a conversa dele.
Simplesmente se aproximou, se prostrou aos seus pés com o perfume que trouxe para honrá-lo, e chorava.
Sem palavras, grito, clamor. Somente…atitudes.
Atitudes que refletiam seu coração, algo que só Jesus, a quem Ela estava adorando interessava.
Não consigo ensinar alguém a adorar, mas se fosse dar um modelo, seguiria essa mulher.
Normalmente quando entro na presença de Deus para buscar a face dEle, é essa atitude que procuro ter, todos os dias.
Isso é uma vida de adoração e não pode faltar na rotina de alguém que quer ter uma vida de oração eficaz.
4.Descubra seu propósito – 1 Coríntios 12:11
Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.
Muitos cristãos tem poucos resultados em suas orações porque não são específicos no que se refere aos seus objetivos diante de Deus.
Isso acontece, na maioria dos casos, porque elas nem descobriram para que foram criadas. Não conhecem seus propósitos.
Quando sabemos qual o nosso propósito, oramos com confiança por saber que estamos orando segundo a vontade de Deus.
Se quiser ter resultados na sua vida de oração, é muito importante conhecer o propósito de Deus para sua vida
Conclusão
Uma vida de oração eficaz, com resultados, passa diretamente pela aplicação regular de pelo menos esses quatro princípios bíblicos.
É muito importante desenvolver essas áreas da espiritualidade cristã, pois com o tempo, à medida que as praticamos, nossas orações se tornam cada vez mais claras e eficientes.
Leia também:
6 marcas da verdadeira adoração
A importância do jejum e oração
Aconselho profundamente a aplicá-las a sua rotina e se já as pratica, deixe seu comentário, nos conte pelo menos um testemunho do que Deus tem feito em sua vida, será um prazer ser edificado junto com você.