A nossa atitude enquanto filhos de Deus deve ser a mesma atitude de Jesus, que além de viver para fazer a vontade de Deus, viveu para servir as pessoas dando o seu melhor em tudo o que fez.
1. CONSIDERE OS OUTROS – (Filipenses 2:3)
A nossa atitude deve ser a mesma do Senhor Jesus, nós devemos considerar os outros. e não podemos fazer nada por ambição egoísta.
O Senhor Jesus nos ensina que o que a mão direita fizer a mão esquerda não deve vê. Ou seja, a nossa generosidade para com as pessoas não deve ser uma oportunidade de promoção pessoal.
A palavra-chave, do versículo 3, é ambição egoísta. O termo vem do grego “Eritheia” e um dos significados dessa palavra é propaganda eleitoral. O que Jesus está nos dizendo é não ajude pessoas com interesse de se promover em cima delas, por partidarismo mas, considere os outros superiores a si mesmo.
John Maxwell em seu livro Uma Vida intencional ele afirma que “se você quiser ser significativo e viver uma vida que vale a pena você terá de agregar valor aos outros”. E isso foi exatamente a atitude de Jesus.
Jesus agregou valor à vida dos outros sem interesse de se promover em cima delas. Jesus curou para mostrar que o Senhor Deus se importa, ama as pessoas e deseja o melhor para elas.
2. O INTERESSE DOS OUTROS – V.V 4
O problema do egoísmo brasileiro é notável. Pois, enquanto outras nações quando em situações catastróficas todos se ajudam, por exemplo as empresas diminuem o valor de combustível, de alimentação para aquela comunidade, no Brasil acontece exatamente o contrário.
O povo brasileiro muitas vezes enxerga na desgraça do outro uma possibilidade de crescimento, de enriquecimento, ao invés de ajudar. Mas, a atitude de Jesus nesse contexto é cuide dos interesses dos outros também.
Nas calamidades seja Generoso! Imite a atitude de Jesus!
3. A mesma atitude de Jesus (v.v 5)
A palavra chave no versículo 5 é mesma atitude. O termo grego “phroneo”, significa ser do mesmo pensamento, harmonioso.
O nosso desafio, enquanto cristãos, é pensar e agir como Jesus. É desafiador e por isso precisamos ser intencionais para imitarmos a atitude de Jesus.
E isso, nós conseguiremos somente com a graça de Deus. Mas o convite é “phroneo”, ser do mesmo pensamento. E, aqui eu e você somos anulados, não importa qual é o nosso jeito, o que importa é o propósito do Espírito e nos moldar a imagem semelhança do Senhor Jesus pensando e agindo como Ele.
4. Pare de Reclamar (v.v 14)
Há tantos cristãos que já acordam e vão dormir reclamando. Reclamam de tudo: patrões, empregos, do Pastor, da igreja. Mas a atitude de Jesus, nesse contexto de convivência, social é sem queixas e murmurações você.
Jacó no final da sua vida nos ensina um princípio muito Poderoso: o hábito de abençoar. Quem cruza o caminho de Jacó ele abençoa. Aprenda então, com ele e use as suas palavras para abençoar.
Pois, a vida é uma semeadura e as plavras tem muito poder. Então, se quiser colher coisas boas precisa começar a semeá-las. Então se você quer ver mudanças reais na sua vida e na sua família pare de reclamar e use suas palavras para abençoar.
O Cristão que vive reclamando, precisa de regeneração no coração. Pois, as nossas palavras são reflexo do nosso coração. Sendo assim, o que você expressa pelos seus lábios é o reflexo de quem você é de verdade.
Então pare de reclamar, sem queixas e murmurações. Abençoe e libere palavras de benção pois essa é a atidude de Jesus.