A Aliança do Calvário ministrada pelo Senhor Jesus possui características diferentes da Antiga Aliança e é motivo de confusão para muitos cristãos. Muitos se perguntam o que de fato aconteceu? O que mudou? Por que não oferecemos sacrifícios de animais? E as ofertas?
Neste estudo bíblico, a minha intenção é mostrar um paralelo entre a Antiga Aliança e a nova instituída por Jesus. É com certeza algo muito importante em nossos dias, para o nosso relacionamento com Deus e sobre a nossa compreensão do que mudou.
Portanto, fique confortável. Esqueça as notificações da Web e “vamos viajar”!
A Primeira Aliança
A obra do Tabernáculo erguido no deserto sob a ordem de Deus possuía alguns objetivos, dentre eles o de servir de ato profético para a revelação da Aliança do Calvário ministrada por Jesus na Santa Ceia e selada por sua morte na Cruz.
Por meio de sua morte, o Senhor Jesus ministrou sobre aqueles que creem nele, vida. A vida eterna junto à Deus que está planejada desde a criação de Adão e Eva.
O ministério de Moisés foi esplêndido na Antiga Aliança, contudo a Nova Aliança se mostrou muito superior em seus efeitos (Hebreus 8:5).
A Aliança do Calvário é Superior
As promessas da nova aliança são superiores a antiga (Hebreus 8:6). Não há necessidade de encobrir o rosto e o documento onde ela está registrada também é melhor. Enquanto Moisés registrou os dez mandamentos em tábuas de pedra, na nova aliança a lei de Deus é ministrada nos corações dos seres humanos.
Havia também a ausência da ministração do Espírito Santo, ele não havia sido derramado ainda. Isso tornava a compreensão limitada. Já na Aliança feita na morte de Jesus, o Espírito é principal ministro. Ele é o responsável por abrir o entendimento e produzir conversão.
Antiga Aliança:
- Escrita em tábuas de pedra;
- A glória do rosto de Moisés tinha que ser encoberta;
- Não havia a ministração permanente do Espírito;
A Aliança do Calvário:
- Escrita pelo Espírito em nossos corações;
- O ministério é superior e a glória não precisa ser coberta;
- A presença do Espírito Santo é constante e diária.
O ministério da nova aliança é muito mais excelente que o dá antiga aliança. Somos renovados em Deus por uma ministração que produz em nós a vida de Cristo e passamos a ser Templo do seu Espírito.
Agora não é mais o imponente Templo de Salomão a casa de Deus, mas sim os corpos consagrados de cristãos sinceros que amam ao Senhor e tem prazer em sua Palavra.
A justiça produzida no Calvário, em nós, reflete em nossas atitudes e caráter a maravilhosa pessoa de Cristo. Dessa forma, nos tornamos agentes diretos da ministração do Evangelho.
Características
Um outro ponto determinante sobre a Aliança do Calvário, é a fonte de capacitação dos ministros. Ela vem de Deus. De uma nova aliança espiritual.
Em 2 Coríntios 3:4-6, o apóstolo Paulo nos mostra que a observação da lei sem a sua prática, fez com que os israelitas morressem no deserto sem ver a Terra Prometida.
Na Nova Aliança, estas leis estão escritas dentro de nós, isto é, dentro daqueles que experimentaram um novo nascimento real e receberam o Espírito Santo da Promessa. Ele torna o conhecimento de quem Deus é, compreensível a nós.
Com isso, qualquer ser humano, independentemente de seu grau de escolaridade pode compreender o que está escrito na nova aliança. É algo completamente contrário ao regimento passado, pois os corações endurecidos da Antiga Aliança, estavam constantemente distantes do Senhor.
Ao passo que na Aliança do Calvário, o Espírito Santo ministra constante e diretamente ao nosso espírito sobre as coisas que agradam a Deus.
Sendo assim, entendemos que a nossa reconciliação com Deus no Calvário é muito mais poderosa e profunda. Pois tem a Cristo como mediador e o seu sangue como agente de remissão.
Não é mais o sangue de carneiros, bodes, ou qualquer outro animal, mas o precioso e imaculado sangue de Jesus derramado para purificar os nossos pecados.
Conclusão
A Aliança do Calvário ministrada pelo Senhor Jesus é muito superior a Antiga Aliança, ministrada no monte Sinai e que tem Moisés como figura principal.
Enquanto Moisés cobria o rosto diante da Glória de Deus, nós permanecemos com Ele descoberto para que o mundo perceba a face de Cristo em nós.
Nesta nova aliança, temos segurança em Deus pelo Espírito Santo para desenvolver relacionamento com a divindade de maneira amorosa e confiante. Agora podemos nos aproximar e não há necessidade de temor. Não seremos fulminados pela glória, seremos acolhidos e transformados por ela.
Já aprendi muito com os estudos e estou aprendendo Deus continue te usando Irmão
Me indentifiquei muito com esse site e já aprendi muito por aqui Deus continue te usando poderosamente Irmão Diego
Obrigado Silvana!
Deus abençoe!
Esse site é maravilhoso! Buscando estudos confiáveis deparei-me com ele. E estou gostando muito! Que Deus o abençoe mais e mais!
Amém glórias a meu SENHOR JESUS, que linda msg eu aprendi muito.
Parabéns pela postagem ??????
Que bom aprender mais da palavras de Jesus sempre quis mas nada dava serto Deus abençoe quem me ensinar amem