Neste estudo vamos aprender as lições da manjedoura para a nossa vida.
Sinceramente amo refletir sobre o nascimento de Jesus e o fato de ter sido colocado em uma manjedoura. Já parou para pensar? O rei do universo envolto em panos em um berço impovisado no lugar onde os animais comem?
Na minha opinião é INCRÍVEL!
Diante deste contexto qual seria a mensagem de Deus para uma geração tão consumista e apegada a aparência, quanto a nossa? Será que podemos fazer mudanças drásticas em nosso estilo de vida apenas olhando para a manjedoura?
A resposta pode lhe surpreender!
Por isso, lhe convido a ler o estudo até o final e assistir ao vídeo, para que tenha uma compreensão completa do assunto, ok?
Então “VAMO!”
4 VERDADES Sobre a Manjedoura de Jesus
1. O Salvador e a manjedoura – Lucas 2:11,12
Antes de saber a primeira lição, vamos lembrar o que é uma manjedoura.
Nos dias de Jesus a manjedoura era colocada dentro do local onde os animais ( vacas, bois e cavalos) e utilizada para colocar a comida para alimentá-los. Se tratava de uma caixa feita de madeira ou feita com pedras.
Então, foi nesse nesse lugar que Jesus foi colocado depois de nascer.
Com isso, a primeira grande lição que a manjedoura nos traz é que o salvador do mundo nasceu em uma manjedoura (Lucas 2:11-12).
Muitas vezes, nós nos preocupamos muito em começar muito bem, em como vai ser a nossa largada e ficamos apontando uma série de dificuldades da nossa vida que teriam sua origem no começo difícil.
Mas, o Senhor Jesus nos dá uma grande lição. O fato dele ter nascido numa manjedoura e ser o salvador do mundo nos ensina que não é o nosso começo que importa mas, sim o nosso final.
Ou seja, não é o seu começo que determina toda a sua vida. De forma que, você precisa realmente focar no seu propósito.
2. Não havia lugar – Lucas 2:7
Em segundo lugar, a lição que a manjedoura traz para minha vida traz para nossa vida é que nem sempre haverá lugar para nós (Lucas 2:7).
Maria deu à luz ao seu primogênito e envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria .
Isso, nos mostra que nem sempre vai haver lugar para mim, para você. Nem sempre nós seremos bem recebidos, bem aceitos. Veja, o salvador do mundo nasceu e não havia lugar para colocá-lo de forma confortável, então pode ser que isso também aconteça conosco.
Nós devemos viver a nossa realidade. Perceba que não havia lugar para Jesus, por isso foi colocado em um lugar muito simples porque era o lugar que lhe cabia no momento.
Na vida é assim!
Há momentos da nossa vida que nós precisamos nos acomodar no lugar que nos cabe naquele instante. Deus lhe dá oportunidades, mas, você precisa se acomodar ao lugar, sabendo que não é necessariamente o lugar final da sua vida.
3. A realidade dos pais – Lucas 2:16
A terceira lição que a manjedoura traz para minha vida é que a respeitou-se realidade de José e Maria (Lucas 2:16)
José e Maria eram um casal simples e quando Jesus nasceu eles ofertaram um par de rolinhas, pois era esta a oferta dos pobres. Perceba que Deus respeitou a realidade dos pais e Maria e José respeitaram também sua realidade.
Há muitos cristãos que não respeitam a realidade que Deus lhes dá. E, com isso querem viver uma vida que não podem viver, querem pagar por coisas que não podem pagar.
Com o clichê de que “vou dar aos meus filhos tudo que não tive”, muitos pais estão se perdendo e passando valores errados para seus filhos. Pois, não percebem que as muitas coisas que lhe faltaram, o estilo de vida que tiveram foi determinante para a formação do seu caráter.
O que eu aprendo aqui é que nós não podemos coisificar ou materializar. Pois, o que na verdade importa é o seu amor pelo seu filho e você ensiná-lo a amar a Deus.
4. O valor da criança não estava na manjedoura – Lucas 2:16-20
Em quarto e último lugar a lição que a manjedoura traz para minha vida é que o valor da criança não estava na manjedoura (Lucas 2: 16-20).
Assim, como o seu valor não está na marca que você usa ou no carro que você anda, na casa que você mora ou na sua conta bancária. O seu valor está dentro de você.
Veja, Jesus nasceu numa manjedoura mas, de acordo com o texto, todos os que viam o menino ficavam admirados e todo mundo glorificava a Deus.
Com isso, aprendemos que o nosso valor não está naquilo que é aparente, o nosso valor está naquilo que o Senhor Deus pôs dentro de nós, no nosso propósito.
Conclusão
A ligação existente entre Jesus e a manjedoura é muito forte, diz muito sobre quem Ele é e Seu propósito. Hoje, muitos pais fazem de seus filhos, seus ídolos, ou buscam compensar ausência com “coisas”.
Muitos pais dizem não ter tempo de ir à Igreja, mas fazem o “mêsversário”, mesmo sem dinheiro ou tempo.
Na manjedoura, Jesus nos ensina que a vida é muito mais do que coisas exteriores e aparência. O real valor da vida está no propósito de Deus para nossa vida. Em amar a Deus sobre todas as coisas e servir as pessoas.
Quando isso fica claro em nossa mente e alma, temos uma vida muita mais satisfatória e equilibrada, em todos os sentidos.
No meu caso, a questão se resolve de maneira muito simples. Quando penso que o Rei do Universo nasceu e foi colocado em uma manjedoura, para mim não faz sentido, investir meu tempo e energia, em futilidades, preocupado em impressionar as pessoas.
Por isso, mantenho meu foco em ter um coração sensível a voz do Espírito Santo e seguir a Sua direção sobre o que realmente importa.