A Parábola da Candeia nos mostra que tentar viver uma vida dupla, fazendo coisas que desagradam a Deus às escondidas é inútil. O Senhor Jesus enfatiza alguns pontos que devem sempre ter a nossa atenção, em nossa intimidade com Deus.
Estudar esta parábola nos ajudará a refletir sobre a necessidade de sermos verdadeiros e viver um estilo de vida que agrade a Deus e revele sua glória.
Portanto, “feche a porta” e “coloque o cinto”. VAMOS VIAJAR!
O Lugar Apropriado
Uma das marcas dessa parábola é que a luz deve estar no lugar apropriado, pois a sua função é iluminar. Observe o seguinte:
A cama a qual Lucas 8:16 se refere, era um tipo de colchonete, que quando não estava sendo usado, era enrolado. Jesus diz que “ninguém” ao ascender uma lâmpada, pensaria em cobri-la ou colocá-la debaixo de um colchão enrolado. O lugar da lâmpada é no candeeiro. Apenas ali, ele cumpre seu propósito.
Seguindo esse raciocínio, para o Senhor Jesus era natural que os seus discípulos deixassem sua luz brilhar neste mundo. Sua vida, escolhas, obras, tudo deveria refletir a presença e influência de Cristo.
Para isso, a Palavra de Deus, isto é a boa semente, deve germinar e brotar em nossos corações de forma que o nosso caráter seja transformado e influenciado por ela.
A Revelação do Oculto
A humanidade vive como se não houvesse Deus. Os ensinamentos bíblicos, os valores cristãos e o amor a Deus e ao próximo estão, dia-após-dia sendo deixados de lado.
Contudo, a Parábola da Candeia nos revela que nada ficará oculto para sempre, tudo será revelado (Lucas 8:17). Isto significa, que o estilo de vida longe de Deus será confrontado no final.
Por mais que hoje, as pessoas vivam como se Ele não existisse e aparentemente se dão bem com isso, por não haver muitas vezes uma resposta imediata ao pecado, o juízo de Deus se revelará sobre a iniquidade.
A instrução de Paulo aos Coríntios, nos revela que há um dia em que o Senhor Deus trará tudo à luz (1 Coríntios 4:5). Mas mesmo em nossos dias, muitas pessoas fazem muitas coisas, acreditando que nunca serão descobertas, mas acabam sendo.
A Parábola da Candeia e os Nossos Deveres
Já percebemos que as parábolas de Jesus expressam profundas verdades espirituais. E com esta não é diferente.
Aqui, assim como na parábola do semeador, o Mestre nos exorta a estar atento. Isto é, a ouvir suas palavras, prestar atenção e praticar (Lucas 8:18).
Com isso, pelo menos três exigências:
- Ouvir (Lucas 8:8b);
- O que devem ouvir (Marcos 4:24);
- Como ouvir (Lucas 8:18);
Deve haver em nós atenção total ao ensino de Cristo, pois a maturidade e profundidade da nossa fé, está diretamente ligada a essa devoção.
Com isso entendemos, que no Reino de Deus quanto mais avançamos no conhecimento e na prática, mais ganhamos. Sendo o contrário verdade, quanto mais conhecemos e não praticamos, mais perdemos.
Conclusão
A Parábola da Candeia nos ensina que a nossa vida deve resplandecer a luz de Cristo. Deve ser expresso através da nossas vidas, escolhas e atitudes a vontade de Deus e um estilo de vida que o agrada e revela Jesus Cristo.
Tentar se esconder é inútil, pois no devido tempo tudo será revelado e não há absolutamente nada que esteja encoberto diante do nosso Deus. Dessa forma, devemos estar atento a nossa obediência, devoção e atenção aos ensinos do Senhor Jesus.
Maravilhoso, entendi perfeitamente
Muito muito bom ??