A importância da parábola do bom samaritano para o cristianismo é algo que não dá para calcular. Jesus utilizou um exemplo fantástico para ensinar sobre o segundo mandamento. Ele nos apresenta a essência do que significa amar ao próximo. Quem é o nosso próximo e como devemos tratá-lo.
Por isso, eu lhe estimulo a ler este estudo até o final, pois a compreensão desse tema nos nossos dias possui uma importância sem precedentes na história. Nunca fomos tão exigidos no amor ao próximo. As mazelas sociais, doenças da alma, e o sumiço do afeto natural promovem essa necessidade.
Portanto, leia até o final e aproveite a “viagem”!
O Contexto
Esta parábola nasceu de um teste. Um perito na lei, quis pôr Jesus a prova quanto a questão do amor ao próximo (Lucas 10.25). O Senhor sabendo quem ele era, lhe pergunta: “O que está escrito na lei?” (vv. 26).
A resposta do perito foi a repetição do primeiro e grande mandamento, o de amar a Deus com todo o seu ser(Lucas 10:27).
O Mestre Jesus concordou com a resposta dele, mas como se tratava de um teste, o perito na lei questionou sobre quem seria o “próximo”. Após essa pergunta Jesus começa a ministrar a parábola do bom Samaritano.
O Caminho
Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. (Lucas 10.30)
Não foi sem razão que o Senhor deu início a parábola utilizando o caminho de Jerusalém para Jericó, como cenário da ilustração.
Jericó era a morada de inverno de Herodes “O Grande”. Ele ornamentou a cidade e a deixou extremamente bonita e atraente, uma espécie de ponto turístico. Por essa razão muitos viajantes trilhavam esse caminho.
Como uma coisa chama a outra, inúmeros assaltantes se colocavam na estrada a fim de atacar os viajantes que muito provavelmente traziam consigo, dinheiro e bens.
O Sacerdote e o Levita
Muitos sacerdotes e levitas trilhavam esse caminho. Isso se dava porque um bom número deles morava em Jericó e serviam no Templo em Jerusalém.
É bem verdade que eles preferiam o caminho via Belém, embora mais longo, oferecia maior segurança. Apenas quando estavam mais apressados é que eles pegavam o caminho direto, “Jericó – Jerusalém”.
Na parábola do bom samaritano, os representantes de Deus ao ver o homem moribundo e ferido ao chão, passaram “pelo outro lado”, não se importaram (Lucas 10.31,32). É possível que ao ver a vítima eles imaginassem que se parassem para ajudar os salteadores poderiam atacá-los da mesma forma.
O que Jesus deixa evidente aqui é o egoísmo do sacerdote e do levita. Ao contrário do Bom Pastor, eles ignoraram a necessidade do próximo porque provavelmente colocaria a segurança deles em perigo.
Nos nossos dias esse descaso é apresentado por muitos países, ao negar, terminantemente ajuda a refugiados de guerra.
Samaritanos e Judeus
Jesus não fez de um samaritano o personagem principal dessa parábola, à toa (Lucas 10.33). Desde que Samaria, capital do reino do norte foi conquistada pelos assírios em 722 a.C que a adoração ao Deus de Israel ficou comprometida.
Isso aconteceu como consequência da mistura das raças. A princípio com assírios, depois os gregos, enfim, eles foram entrando e interferindo no sistema de adoração.
Os samaritanos ergueram um Templo em Gerizim para adorar, mas sua liturgia incluía apenas a lei de Moisés, eles não criam na mensagem transmitida pelos profetas.
A mistura das raças e a diferença de culto, fez com que os judeus desenvolvessem uma verdadeira aversão aos samaritanos. Passaram a não ser considerados filhos de Israel ou descendentes de Abraão, visto que não eram “puros”.
Sabendo disso o Senhor Jesus usa alguém de Samaria na parábola, para a ilustração do amor ao próximo, visto que ele era desprezado e considerado um herege, pelos judeus.
O Bom Samaritano
O samaritano aproximou-se do homem ferido não apenas para observá-lo, mas para cuidar dele. Abrindo mão de sua segurança sem, contudo, desprezar seu próximo (Lucas 10.34-35).
Dedicou tempo para aplicar vinho e óleo, demonstrado preocupação, zelo e excelência por alguém que precisava de ajuda, embora não fosse conhecido.
Além disso, não satisfeito, o samaritano deslocou a vítima para uma hospedaria e arcou com todas as despesas atuais e deixou a conta aberta. Caso novos débitos fossem gerados ele pagaria na volta. Ele tem um caráter é excepcional. É a essência do que deve ser o caráter cristão.
Em nossos dias é possível que no lugar do sacerdote e do levita, Jesus colocasse um padre ou um pastor. E para o lugar do samaritano, um representante dos grupos minoritários: negro, homossexual, índio, latino, cigano, pobre, etc.
Forte não é?
Essa era e é a intenção de Jesus na parábola. Não importa quem é a pessoa ou o que ela faz. Se é ser humano, é seu próximo.
Quem é “o Próximo”?
Na parábola, Jesus coloca o samaritano em um nível superior ao sacerdote e ao levita, “os representantes de Deus”. Embora tenha sido algo inadmissível para o perito na lei, ele não teve como discordar do exemplo (Lucas 10:29-37).
Jesus respondeu ao perito na lei de forma magistral sobre quem é o nosso próximo. Deixando claro não só para ele, mas para todas as gerações que o Evangelho é uma mensagem global, ou seja, para todos os povos, raças, línguas e nações.
Conclusão
A parábola do bom samaritano é um clássico ensinamento do Mestre Jesus. Milhares de sermões já foram ministrados, peças foram encenadas, cartas foram escritas e revoluções desencadeadas com base nesse ensino.
Que eu e você possamos não apenas conhecê-la, mas sobretudo que Deus nos conceda sabedoria e graça, para que sejamos “os bons samaritanos” da nossa geração.
O que você acha? Deixe seu comentário. Exponha sua opinião. Será ótimo saber o que você pensa sobre o assunto. Não esqueça de compartilhar este estudo bíblico com seus parentes e amigos.
Deus abençoe!
boa noite a paz do nosso senhor jesus cristo seja com você meu irmão . meu nome e isaac moro aqui em são Paulo. sou boliviano . estou começando a estudar a palavra de DEUS. a conhecer mas sobre jesus por que quero compatilharar sobre o amor de DEUS as pessoas .sabe quero te agradecer muito por que com as suas lições estou aprendendo. e são de muita benção pra meu crescimento espiritual jesus mudo a milha vida . que DEUS abençoe, que o espirito santo seja iluminando seu caminho . obrigado continue assim
A paz Pastor,
Muito profundo, esse estudo, eu estava, meditando, nesta parabola, para uma pregação, e comecei, a pesquisar para me aprofundar mais , e me deparei, com esse estudo, que pude acrescentar mais detalhe na minha pregação, que Deus te abençõe cada vez mais.
Olga
eu e voce tem que ser o bom samaritano dos últimos dias na tera
Amada, se o homossexual não é o seu proximo, e se devemos ignorá-lo por causa do seu pecado…cada um de nós deveríamos ser ignorados também, porque todos pecaram e destítuido foram da glória de Deus. Acredito que o exemplo dado, foi apenas para que possamos entender que indiferente de quem for, devemos amar a todos sem destinção.
A paz do Senhor Jesus! Ao inves de criticarmos pq nao guardamos a nossa opniao pra nós mesmos e absorvemos o que a de bom no estudo do irmao. Caso nao gostou monta um site pra vcs e façao oq ele teve coragem de fazer, de poder explicar pra queles q nao entende ainda. So Deus parece q muitos so querem aparecer e achar q é melhor do que o outro grande aqui é Deus?
E se nao gostou vai fala com Deus.
E para o lugar do samaritano, um representante dos grupos minoritários: negro, homossexual, índio, latino, cigano, pobre, etc. Descordo que Jesus usaria o homossexual para representa ló acho que devemos ter cuidado pois o.bom samaritano e representa jesus ser negro índio pobre não e condenado pela bíblia mais ela fcondena a pratica de homem com homem
Obrigado Franciscos!
Deus o abençoe.
Excelente estudo sobre esta parábola.
Eu que estava pesquisando sobre o tema para uma reunião de ministros extraordinários da Palavra e da Sagrada Comunhão, fui contemplado com um texto bem preparado, fundamentado e de espiritualidade bem alta. Ficou bem claro que a misericórdia é realizada com fé e obra.
Parabéns!
Olá gostei do artigo para mim que estou começando agora são dicas valiosas. Nossa prioridade é divulgar a palavra de Deus
PARABENS MUITO BOA ESSA EXPLICAÇAO DEUS CONTINUE USANDO VCS
Obrigado Yago!
Deus o abençoe.
Vc deveria ter visto os refugiados com amor, estive na Europa e vi o sofrimento deles.
Lembre que o povo do senhor refugiado,
O senhor foi refugiado em Egito quando criança.
E isso o amor, não ver as pessoas por sua crença e nem suspeitar mal em algo que ainda não aconteceu.
Se vc estivesse naquela situação Paulo, e se vc fosse um judeu e o homem no chão fosse um Samaritano vc o veria como na parábola eles viram, temendo sua própria segurança e esquecendo se de ajudar
Sou da igreja de Jesus cristo, dos Santos dos últimos dias e achei fantástico seu posto, irei ler todas as parabolas comentadas que vc escreveu.
Não conheço os “marxistas” nem sei quem é Lennin. Escrevi pensando no que Jesus ENSINOU mesmo.
Acredito que você está precisando estudar mais a Bíblia.
Muito boa a explicação mas cuidado com essas ideologias marxistas, principalmente a Heresia e doutrina de demônios chamada teologia da libertação que visa transformar o evangelho em uma ideologia socialista, no texto fala claramente de “refugiados” e todos sabemos que isso é uma falácia para intupir o Ocidente de muçulmanos e assim atacassem os Cristãos e conservadores, e esse Papinho de minorias faz parte da guerra de raças do comunista Lennin, o dividir para Dominar, vigia Irmão, Deus está vendo tais ideologias…o reino de Deus não promete a utopia socialista de perfeição nessa terra e sim a graça de Deus nos ajudando a chegarmos no paraíso…Reino de Deus nada tem haver com Socialismo
A paz do Senhor,amo seus estudos,que Deus continue abençoando a vcs,e continue lhe dando sabedoria,eu tenho lido,cada estudos seus e tem minha ajudado muito,mas muito mesmo,coopero,na escola bíblica,e seus estudos,são meu destino de pesquisa.
Apaz do senhor Jesus Cristo, eu amei o comentário, muito excelente, vou fazer desse comentários meus ensinamentos ,obg que Deus continue te abençoando e te usando
Muito bom e esclarecedor esse estudo vou levar essa mensagem no culto de mulheres na minha igreja e pretendo usar alguns pontos dessa pregação Jesus continue te abençoando
Paz e graça concordo plenamente meu amigo que devemos ser mais do que religiosos e sim irmãos de Cristo com certeza é muito fácil vestimos a nossa roupa limpa cheirosa e irmos para casa de Deus adorarmos mostrarmos que conhecemos a verdade que conhecemos Deus mas ao sairmos na calçada não vivermos aquilo que representamos.
O que Deus espera de nós é que nós tenhamos um coração igual ao dele um coração doador e não coração egoísta que só pensa em si, quem teve uma experiência com Deus Sobrenatural e teve a vida mudada não pode proceder como sacerdote e como levita.
Orações
Muito obrigado Márcio!
Deus o abençoe!
Acho fantástico que Jesus cita o sacerdote e o levita brevemente, mais qundo fala do samaritano o ritmo das falas são detalhadas, parou ,cuidou, colocou sobre sua cavalgadura, levou a uma estalagem, etc..enfim que exemplo de amor ao próximo.
Diego adorei sua colocação sobre o texto. Deus te abençoe.
Parabens! execelente mensagem. Precisamos disso!
Obrigado Daniel!
A paz meu nobre tenho a companhado os seus estudos e tem sido pra mim uma fonte espiradora passei a a acompanha e tenho me beneficiado desses estudos que pra mim tem sido uma maravilha que deus te abençoe meu amigo…
Muito boa a reflexão e nos desafia frente as situações atuais de assaltos e crimes praticados por facçoes. Nos deixam com medo até de participar de velórios e/ou visitar as familias enlutados por estas situações
Tenho refletido sobre essa parábola,e me perguntado o que estou fazendo em uma igreja,estou eu exercitando o amor ao próximo,fiquei muito contente com ao me deparar com esse texto,me ajudou bastante,tenho que trabalhar essa parábola com adolescentes.
muito bom era oque eu estava procurando DEUS abencoe a todos
Se o próximo na parábola é o samaritano(o que teve amor e
compaixão ) e o mandamento é amar o próximo então devemos amar aqueles que têm compaixão de nós? Gostaria de entender melhor o sentido da parábola.
Esse tipo de exemplo só poderia ter vindo de Jesus, o verdadeiro Deus vivo entre nós, fico feliz em poder compartilhar um exemplo tão bonito e humano.
muito bom jesus continue abençoando forte de mais
estive meditando qto aos 2 grandes mandamentos da lei/ qto ao primeiro que é mais fácil aceita-lo ;;;; amai ao senhor nosso deus de todo entendimento e de tdas as forças de nossos corações
agora; uma das coisas mais difíceis de se praticar é amar ao próximo como a nós mesmos´pois esta escrito;;;;; o amor de muitos esfriará / e com isso a vinda do senhor jesus é iminente.
SENHOR JESUS CRISTO, FILHO DO DEUS VIVO,TENDE MISERICÓRDIA DE NÓS
a paz do senhor .Amei o estudo que Deus continui abençoando seu povo
Muito lindo comentários pura realidade
Muito boa mensagem, afinal de contas vivemos num momento histórico em que é imperativo que deixemos nossas diferenças de lado para expressar o amor de Deus ao nosso próximo e assim fazer cumprir o ide e fazer discipulos.
Lindo estudo, glória a Deus
muito proveitoso os estudo biblicos deste site,Deus continue abençoando a todos em nome do senhor Jesus cristoamem.