A Parábola do Semeador é uma das mais famosas do Senhor Jesus. Há uma riqueza de valores e verdades eternas em seu conteúdo. Tendo uma multidão vinda de diversas partes da Galileia, Ele aproveitou para esclarecê-las acerca da necessidade de estarem atentos a todo seu ensino.
Ouvir a Palavra de Deus é sempre muito bom, mas não podemos considerá-la apenas como entretenimento. Precisamos refletir. Precisamos ser confrontados. Arrastados por ela, para o centro da vontade de Deus.
Por isso, neste estudo, minha intenção é analisar o sentido e quais as lições para nossa vida.
Sendo assim, amarre os cintos. Fique confortável e “VAMO!”
À Beira do Caminho
Ao iniciar a parábola do semeador, o Senhor Jesus evoca, ou cria uma imagem mental, bastante comum ao público que o ouvia (Lucas 8:5). Muitos deles trabalhavam na agricultura e compreendiam muito bem o que estava sendo dito, e o fato é que eles tinham consciência de que parte da semente, realmente caia na lateral do caminho semeado ou era pisoteado pelo próprio semeador.
Essa semente que se perdia, caía em solo duro e não conseguia germinar. Com isso, era o alimento das aves de rapina.
Caindo Sobre a Rocha
É muito comum na Palestina – chamado Israel – que boa parte de sua terra para o arado, seja coberta por pedras. A maioria delas são bem superficiais, fazendo com que a terra tenha pouca profundidade. Sendo assim, enquanto germina a semente não tem espaço para se desenvolver.
Neste contexto, a semente que caía sobre a rocha, brotava imediatamente (Lucas 8:6). Contudo, o fato de não ter raízes profundas limitava seu desenvolvimento. Pois não tinha como sugar a água e os nutrientes necessários para garantir sua sobrevivência.
Sendo assim, o calor do sol logo tratava de fazê-la murchar.
Entre os Espinhos
Enquanto o semeador da parábola espalha suas sementes, percebemos que ela cai nos mais diversos tipos de solo. A resposta daquela que caiu entre os espinhos foi rápida (Lucas 8:7).
Ela se desenvolveu e foi mais longe que as anteriores. Fincou raízes, resistiu ao sol e cresceu. Mas havia um agente limitante: os espinhos. Eles impediram seu desenvolvimento completo. A sufocaram.
O Semeador e a Boa Terra
Finalmente a semente encontrou o solo ideal. Bem arado, com profundidade necessário, limpo, sem ervas-daninhas. Ou seja, o ambiente ideal para receber a boa semente (Lucas 8:8).
A consequência disso, foi uma produção abundante. Uma semente gerou cem novos grãos. Mateus 13.8 e Marcos 4.8 dizem que ela gerou, “30, 60 e cem por um.” Lucas registra apenas a colheita máxima.
Esteja Atento!
Ao contar a parábola do semeador, o Senhor Jesus faz um alerta: OUÇA!
Os ensinamentos de Cristo devem ser motivo de grande atração para nós (Lucas 8:8). Não devemos observá-los com desdém, desprestigio ou como se fossem ultrapassados.
Eles são eternos e nunca envelhecem ou perdem o valor. Precisamos dedicar tempo e atenção para ouvir a voz do nosso Senhor a nos instruir e chamar.
O Desejo de Quem Ama
Seus discípulos perguntaram-lhe o que significava aquela parábola. Ele disse: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus, mas aos outros falo por parábolas, para que ‘vendo, não vejam; e ouvindo, não entendam’. (Lucas 8:9,10)
Naturalmente, aqueles que seguem a Jesus Cristo e desejam conhecê-lo mais, estão sempre à procura de entender os significados de seus ensinos. A resposta do Senhor, aos discípulos é algo realmente profundo.
Para aqueles que estão verdadeiramente em Cristo, a linguagem por Ele utilizada não será um impedimento ao entendimento pleno de sua vontade. Pois o próprio Senhor se encarregará de nos dar a compreensão.
A Parábola do Semeador e Seu Significado
Algumas considerações sobre Lucas 8:11-15 precisam ser feitas para que a nossa compreensão seja completa:
- O Semeador é o Senhor Jesus: Mateus 13.37: “O que semeia a boa semente é o Filho do homem”;
- O solo simboliza o coração humano;
- Há quatro tipos de coração na parábola: o coração indiferente (Lc 8.12), o coração que age por impulso (v. 13), o coração que se preocupa (v. 14) e o coração bom, ou preparado (v. 15).
A lição final da parábola é: cada pessoa dá uma resposta diferente à mensagem da Palavra de Deus no seu íntimo. A forma como esta mensagem se desenvolverá, vai depender da atitude do ouvinte de crer e se entregar, ou não.
Conclusão
A Parábola do Semeador nos ensina que a Palavra de Deus é a Preciosa semente espalhada pelo Senhor Jesus e por seus representantes. Cada pessoa, em cada situação e contexto deve decidir crer e se entregar a esta mensagem.
Caso contrário, a semente tomará rumos de perdição. Será alimento para o Diabo, murchará com a fraqueza e sufocará com as preocupações. Apenas o coração rendido frutificará completamente.
de muito valor Deus nos ajude a ter ser o boa terra
Excelente. Contribui para o crescimento espiritual.