A parábola do senhor e do escravo é uma exortação de Jesus Cristo aos cristãos sobre o serviço a Deus. Nessa parábola, o Senhor usa o exemplo de um escravo de seus dias, para nos mostrar como devemos servir a Deus de forma dedicada e amorosa.
O Senhor Jesus não tem prazer em servos negligentes. Em servos que não amam seu Pai com dedicação. Algo que ele fez com maestria ímpar.
A vida de Jesus é uma verdadeira declaração de amor ao seu Pai, Deus. É obrigatório que nos dediquemos da mesma maneira.
Sempre Servindo
A palavra, servo vem do termo grego que significa escravo (Lucas 17:7). Um termo bastante comum nos dias de Cristo. A sociedade de sua época estava profundamente acostumada a ele.
Isso acontecia porque a escravatura era algo comum naqueles dias. Homens dominavam outros homens. Tiravam suas identidades, seus desejos, sonhos, opiniões. Nada vindo de um escravo tinha valor. Seus serviços era a única coisa que interessava.
Não importava o quão duro havia sido o dia de trabalho do escravo, ao chegar em casa se seu senhor precisasse, ele deveria estar pronto.
Não havia espaço para reclamações. Não havia espaço para pedidos. Apenas as necessidades de seus senhores importavam.
O Mais Importante
Na parábola do senhor e o escravo, Jesus mostra que o senhor era o primeiro em tudo. O escravo não era nem secundário ao menos (Lucas 17:8).
O escravo embora exausto deveria mostrar prontidão para servir seu senhor e aguardar enquanto ele saboreasse lentamente sua preciosa refeição.
Após, isso caso o senhor desejasse, o escravo deveria lhe lavar as mãos e o pés, para que se sentisse confortável. Devemos lembrar que Jesus fez isso aos seus discípulos (Lucas 12.37).
A parábola do senhor e do escravo destaca a necessidade de uma submissão e fidelidade, absolutas ao senhor, criadas com base no reconhecimento do dever para com ele.
Sua Obrigação!
O escravo cumpria os seus deveres sem a menor expectativa de elogio ou reconhecimento. A expressão: “muito obrigado!”, jamais saía do lábios de seu senhor. Naqueles dias um escravo era tão útil como qualquer outro animal doméstico, como o boi ou o cavalo (Lucas 17:9).
O que o Senhor Jesus deseja destacar neste ponto, é o espírito de prontidão que deve haver nos crentes. Ele espera que a nossa atitude seja superior a de qualquer escravo, visto que temos um Senhor bom e generoso, o qual podemos chamar de Pai.
Um outro alerta de Jesus nesta parábola, é para os seus apóstolos. Por essa época eles já se perguntavam quem seria o maior no Reino do Céus, e qual dentre eles se assentaria a direita do Messias (Mateus 19.19; Mateus 20.21).
Servos Inúteis
Uma última lição que o Mestre deseja dar na parábola do senhor e do escravo, é quanto aqueles que só servem a Deus por obrigação (Lucas 17:10). São pessoas nas quais não há dedicação, amor, comprometimento.
Um bom exemplo dessa diferença é Caim e Abel (Gênesis 4:3-7). Caim não se preocupou em ver Deus feliz, ele queria apenas cumprir um ritual. Em contrapartida, Abel se preparou para ofertar. Ele trouxe o que havia de melhor no seu rebanho.
É esse tipo de atitude que o Senhor Deus espera de cada um de nós. Que haja em nós dedicação ao seu Reino, à sua obra, sem que haja no nosso coração ganância por elogios, fama, reconhecimento. Mas que seja tudo mesmo, para a glória de Deus.
Dentre tanto exemplos, eu cito João Batista. Ao ser questionado por seus discípulos sobre o crescimento do ministério de Jesus, sobre o que deveria acontecer, ele respondeu que sua alegria era ver o ministério do Senhor Jesus prosperar (João 3:29,30).
É necessário que todos nós diminuamos, e apenas ele cresça!
Conclusão
Embora sejamos filhos de Deus por meio de Jesus Cristo e conheçamos o seu amor, precisamos nos dedicar como servos ao nosso Senhor e à sua obra, ao seu Reino.
Não podemos nos permitir ser negligentes. É necessário que haja em nós ardor e dedicação, para que o nome de Cristo seja glorificado.
Não é mesmo? O que você acha? Dê sua opinião, deixe seu comentário. Não esqueça de compartilhar esse estudo com o maior número de pessoas possível.
Deus abençoe!
Deus só protege seus favoritos, quem ele não gosta, ou que não gosta dele ele se livra, e se acha no direito
É bem verdade, que devemos servir a Deus. Mas será que diante deste humilde expressão para o entendimento daqueles que são poderosos, conforme o povo está sofrendo, com fome, sem pão, sem teto nem dignidade e mesmo assim sempre em servi-los; para Deus! É isso que ele quis dizer? É bem verdade do mundo viemos e dele partiremos. Mas o Nosso Deus não quiz e nem quero o sofrimento do seu povo. Apesar de tudo. Eu creio em Deus. Acredito com todo o meu coração, mas não acredito naquilo que vejo e como o mundo está. Tudo tem que acontecer. Mas É preciso que haja homens de verdadeiro conhecimento principalmente imitadores de Moisés, Arão e outros. porque, muitos estão apenas pela aparência e creio que próprio Deus também está indignado com muito de nós. É bem verdade serão os humildes a entrar no Reino do Céu. Mas eu Peço, com tanto respeito. Que os nossos irmão (os chamados para proclamação de Envangelho que se esforcem mais, procurando chegar até àqueles que se acham como donos do mundo. Visto que o matar não é só em arma de fogo ou branca. Até você que matrtize os seus irmãos, não gozam do sei direito como pessoa um ser humano do qual precisas. Visto que o pobre faz o rico mas o rico nunca faz o pobre. o porquê. Será que todos queremos ser rico ou apenas trabalharmos para não nos faltar um pouco de pão, de teto de dignidade. Tanta gente morrendo por falta do pouco e por vezes do pouco que tem ainda lhe tirado. Pergunto eu. É mesmo isso que Deus Diz na sua palavra ou é o entendimento do homem. por favor gostaria que ma fizesse entender mais sobre este ponto. obrigada. Amem.
Obedecer, sem questionar! Servir, sem esmorecer! Guia-me, até o teu caminho ó SENHOR, tu és Meu GENERAL! A ti, serei sempre, servo!
_GrazianoRIV_
Muito bom os estudos. Hoje gostei muito deste estudo .
Deus abençoe sua vida querido ,era isso que perguntei nessa madrugada p Deus ,sou líder de jovens e tenho um esposo não crente ,que implica c meu ministério,e cm me dedico a obra de Deus ,por isso clmaei ao senhor essa madrugada se o que estava fazendo pela obra dele ,estava o agradando.
Que bom que o senhor sábio amoroso aprova o trabalho escravo ?? E mais a sua palavra ensina e poe as as regras como ele deve ser..
Amém,maravilhoso estudo.
Obrigado por esse estudo !!!