Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado (a) sobre novas publicações e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Bíblia de Estudo Online

Atos 12 Estudo: Pedro Solto Pelo Anjo

Atos 12 Estudo: Pedro Solto Pelo Anjo

Atos 12.1 – 4: Herodes Antipas I era filho de Aristóbulo, sobrinho de Herodes Antipas (que mandou decapitar João Batista e interrogou a Jesus). Foi neto de Herodes o Grande. Era um homem maligno. Procurava satisfazer anseios de seus amigos pecadores como o terrível Calígula.

Ao perceber o crescimento da Igreja e a indignação dos judeus com os cristãos mandou prender e decapitar Tiago, irmão de João e filho de Zebedeu.

Após isso, vendo a satisfação dos judeus ele mandou prender a Pedro, sua intenção era fazer o mesmo com o apóstolo.

Atos 12.5 – 11: O propósito soberano de Deus não pode ser impedido pelos homens, não importa o quão poderoso eles sejam.

O Senhor pretendia usar a vida de Pedro em muitas áreas, com isso ele enviou um anjo para libertá-lo e salvar sua vida.

Esse episódio responde a muitas questões da vida sobre o propósito de Deus. Isso referente a enfermidades, mortes súbitas, calamidades e etc.

Nesses casos é muito importante que façamos como o salmista: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?

O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. (Salmos 121:1,2)

Não podemos perder de vista o propósito e o socorro de Deus. O mais importante de tudo é estarmos firmados nele. Porque no fim ele enxugará dos nossos olhos toda a lágrima.

Atos 12.12 – 18: Ao ser liberto pelo anjo, Pedro vai imediatamente a casa de Maria, mãe de João Marcos. Lá uma parte da Igreja estava reunida orando por ele. Eles mal puderam acreditar quando o viram.

Atos 12.19 – 24: Herodes Antipas não temia a Deus e oprimia o povo sem a menor compaixão. Isso fez com que o Senhor Deus enviasse um anjo para feri-lo com uma enfermidade mortal. (Ver Atos 11 Estudo)

 

Atos 12.1 – 4: Tiago é morto e Pedro é preso

1 Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de maltratá-los,

2 e mandou matar à espada Tiago, irmão de João.

3 Vendo que isso agradava aos judeus, prosseguiu, prendendo também Pedro durante a festa dos pães sem fermento.

4 Tendo-o prendido, lançou-o no cárcere, entregando-o para ser guardado por quatro escoltas de quatro soldados cada uma. Herodes pretendia submetê-lo a julgamento público depois da Páscoa.

Atos 12.5 – 11: Pedro é solto pelo anjo

5 Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.

6 Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere.

7 Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. “Depressa, levante-se!”, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro.

8 O anjo lhe disse: “Vista-se e calce as sandálias”. E Pedro assim fez. Disse-lhe ainda o anjo: “Ponha a capa e siga-me”.

9 E, saindo, Pedro o seguiu, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; tudo lhe parecia uma visão.

10 Passaram a primeira e a segunda guarda, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído, caminharam ao longo de uma rua e, de repente, o anjo o deixou.

11 Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava”.

Atos 12.12 – 18: Os irmãos ficam perplexos com Pedro

12 Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando.

13 Pedro bateu à porta do alpendre, e uma serva chamada Rode veio atender.

14 Ao reconhecer a voz de Pedro, tomada de alegria, ela correu de volta, sem abrir a porta, e exclamou: “Pedro está à porta!”

15 Eles porém lhe disseram: “Você está fora de si!” Insistindo ela em afirmar que era Pedro, disseram-lhe: “Deve ser o anjo dele”.

16 Mas Pedro continuou batendo e, quando abriram a porta e o viram, ficaram perplexos.

17 Mas ele, fazendo-lhes sinal para que se calassem, descreveu como o Senhor o havia tirado da prisão e disse: “Contem isso a Tiago e aos irmãos”. Então saiu e foi para outro lugar.

18 De manhã, não foi pequeno o alvoroço entre os soldados quanto ao que tinha acontecido a Pedro.

Atos 12.19 – 24: O juízo de Deus sobre Herodes

19 Fazendo uma busca completa e não o encontrando, Herodes fez uma investigação entre os guardas e ordenou que fossem executados. Depois Herodes foi da Judéia para Cesaréia e permaneceu ali durante algum tempo.

20 Ele estava cheio de ira contra o povo de Tiro e Sidom; contudo, eles haviam se reunido e procuravam ter uma audiência com ele. Tendo conseguido o apoio de Blasto, homem de confiança do rei, pediram paz, porque dependiam das terras do rei para obter alimento.

21 No dia marcado, Herodes, vestindo seus trajes reais, sentou-se em seu trono e fez um discurso ao povo.

22 Eles começaram a gritar: “É voz de deus, e não de homem”.

23 Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes.

24 Entretanto, a palavra de Deus continuava a crescer e a espalhar-se.

25 Tendo terminado sua missão, Barnabé e Saulo voltaram de Jerusalém, levando consigo João, também chamado Marcos.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.