O encontro entre Jesus e o jovem rico é cheio de muitas lições importantes para a vida de todos nós. Embora muitos cristãos critiquem o jovem, muitos de nós, no lugar dele, provavelmente teríamos sido reprovados.
Mar por quê?
Exatamente pelos motivos que o levaram a reprovação.
Neste estudo, quero analisa com você, pontos importantes dessa conversa e identificar pontos em comum, entre ele e nós, para que quando formos “desafiados” por Deus possamos obedecer.
Para um ótimo entendimento do estudo, é muito importante que você assista ao vídeo. Ele é imprescindível. Dito isto, aperte os cintos e “BORA!”
5 Marcas do encontro entre Jesus e o Jovem Rico
O jovem rico tinha um sentimento de dedicação e submissão a Deus, que o havia acompanhado por toda sua vida, mas Jesus o desafiou para ir ao próximo nível, ele não conseguiu obedecer ao chamado.
Abaixo, segue as 5 etapas desse encontro poderoso, e também o vídeo, onde explico cada uma delas:
1. Reconhecimento e desejo – Lucas 18:18,20
Certo homem importante lhe perguntou: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? ” (Lucas 18:18)
Você conhece os mandamentos: ‘Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’”. (Lucas 18:20)
2. Um caráter obediente – v.v 21
“A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência”, disse ele. (Lucas 18:21)
3. O próximo nível – v.v 22
Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”. (Lucas 18:22)
4. O Jovem rico é reprovado – v.v 23
Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico. (Lucas 18:23)
5. O problema das riquezas – v.v 24,25
Vendo-o entristecido, Jesus disse: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!
De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus“. (Lucas 18:24,25)
Conclusão
O encontro entre Jesus e o jovem rico, nos mostra que é muito fácil julgar as pessoas por seus erros, principalmente quando não nos preocupamos em conhecer seus motivos.
Quando penso na reprovação desse jovem e olho para dentro de mim mesmo, suplico ao Senhor Jesus que gere em mim, dia após dia, um coração obediente e dedicado.
Que esteja disposto, a ir, fazer e abrir mão, de qualquer coisa que ele me pedir.
Muito bom mesmo esses estudos