Na semana em que escrevo este texto, li o livro “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg. O livro possui 388 páginas no total, mas apenas 299 para leitura e infomação prática. As demais são notas e informações adicionais.
A verdade é que me apaixonei pelo “Poder do Hábito” e enquanto lia, extraí muitas e preciosas lições e princípios bíblicos que podem ajudar o cristão que sofre com vícios, práticas de pecado diversas, problemas de saúde e que não conseguem desenvolver hábito de ler a Bíblia e orar, sozinho.
O livro nos mostra, com base em diversos estudos e experimentos, que os nossos hábitos determinam todos os resultados da nossa vida.
Isso explica porque quando nascemos de novo, Jesus muda completamente nossa vida e os nossos resultados são alterados. ELE MUDA OS NOSSOS HÁBITOS!
Aqueles que viviam inclinados para as práticas do pecado e da morte, agora são inclinados às práticas do Espírito e da vida.
Para lhe ajudar, fiz um resumo dos pontos que considero muito importante para uma mudança drástica no nosso estilo de vida, para compreender bem, é muito importante que você leia o estudo e assista ao vídeo, ok?
3 PRINCÍPIOS Do Poder do Hábito
1. Somos uma “massa” de Hábitos – pg 13
E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.
E seguiram-no Simão e os que com ele estavam.
E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam.
E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue; porque para isso vim. (Marcos 1:35-38)
2. O hábito da força de vontade – pg 145 (o exemplo de Travis)
Travis era filho de um casal de viciados, que só nasceu porque sua mãe não teve coragem de abortá-lo, como havia feito com a gravidez anterior.
Ele era sem perspectiva…
Não conseguia emprego…
E se irritava facilmente…
Tudo mudou quando sua força de vontade passou a ser trabalhada.
3. Crises são essenciais – pg 191
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:38,39)
Conclusão
Muitos cristãos passam horas, dias e até mesmo anos, orando sobre coisas que só serão mudadas a partir de seus hábitos.
Por exemplo, conheço cristãos que estão pedindo a Deus que lhes cure da pressão alta, da dor nas pernas e obesidade, mas continuam se alimentando mal e são sedentárias.
Outros pedem ajuda para pagar as dívidas, mas continuam comprando compulsivamente e dando a desculpa de que ganham pouco.
Outros querem que Deus restaure seus casamentos, mas continuam agindo de maneira estúpida e nunca percebem, ou reconhecem seus erros.
Deus não fere seus princípios!
Ele nos fez seres pessoais, capazes de tomar decisões, mudar, escolher o certo e o errado. “O Poder do Hábito” nos mostra que se não houver em nós atitude e desejo, não haverá mudança.
Leia Também:
O que a Bíblia considera pecado?
O hábito de fazer devocional diário
Para ter transformações efetivas na vida, precisamos mudar nossos hábitos. Abraçar o estilo de vida sugerido por Jesus, e pedir a Ele que nos ajude a permanecer firmes quando o desejo de desistir nos atacar.