O diácono foi instituído na igreja primitiva com base nas necessidades sociais que surgiram Igreja. Não dando conta e querendo manter o foco na ministração da Palavra e na oração, os apóstolos oraram por alguns homens que já serviam entre eles, e os intituíram diáconos.
O diácono possui papel fundamental para o bom funcionamento do corpo de Cristo. Quando eu e você chgamos para cultuar, está tudo pronto, porque eles chegaram mais cedo para organizar.
Não precisamos nos preocupar com o andamento do culto, porque os diáconos cuidam de qualquer imprevisto que surgir. Ou seja, mesmo não sendo muito notados, os diáconos são fundamentais para a saúde da Igreja.
Neste estudo, quero analisar com você, algumas verdades importantes sobre o diácono que vão nos ajudar e muito no desenvolvimento do serviço cristão.
Para isso, lhe convido a ler o estudo até o final e a asistir ao vídeo!
O Que Precisamos Saber Sobre o Diácono?
O significado do termo grego para diácono é diakoneo que quer dizer:
1) ser um servo, atendente, doméstico, servir, atender
1a) ministrar a alguém, render ofícios ministeriais a
1a1) ser servido ou ministrado a
1b) atender a mesa e oferecer comida e bebida para os convidados
1b1) de mulheres preparando comida
1c) ministrar i.e. fornecer alimento e necessários para a vida
1c1) aliviar as necessidades de alguém (p.e. por meio de recolhimento de donativos), prover ou cuidar de distribuir (as coisas necessárias para sustentar a vida
1c2) cuidar do pobre e doente, o que caracteriza o ofício de um diácono
(Strong, J. (2002). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.)
1. A necessidade de serviço na Igreja – Atos 6:1-4
Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
2. Exemplo familiar – 1 Timóteo 3:12,13
Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
3. Os maiores no Reino – Mateus 23:11
O maior dentre vós será vosso servo.
4. Cuidado com a Idolatria – 1 Coríntios 3:5
Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
Conclusão
A grande verdade sobre o diácono é que cada cristão deveria ser um. Um servo. É o desejo de Deus que haja em cada um de nós um sincero desejo de servir ao próximo, em qualquer que seja sua necessidade.
Há em nossos dias na Igreja de Cristo, muitas pessoas com o sentimento de competição e desejo de posições de destaque, mas em poucos de nós há um desejo genuíno de serviço.
Leia Também:
O livramento de Deus para nossas vidas
Minha oração, é para que o próprio Espírito Santo gere em nós este sentimento. Que paremos de olhar para a Igreja como uma plataforma de autopromoção, e possamos enxergá-la como um lugar de oportunidade para servir.