Muitos brasileiros estão com o coração ferido em nossos dias, seja por causa dos relacionamentos, por ter perdido a confiança nas pessoas, por não conseguir entender a si mesmo ou a seus anseios.
Como lidar com o coração ferido?
A Bíblia nos apresenta alguns remédios que são extremamente eficazes contra as amarguras e dores do nosso coração, da nossa alma.
Neste estudo quero conversar com você sobre alguns deles, para isso, lhe convido a ler as referências bíblicas e assistir o vídeo até o final para conferir, ok?
Então PARTIU!
Lidando Com o Coração Ferido em 4 Etapas
1.Ore – Salmo 51:10
Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
Não ignore a dor do coração ferido, converse com Deus sobre como está se sentido, sobre a situação que está lhe causando mal, porque Ele é poderosa para criar em seu coração a atitude correta.
2. Coração ensinável – Hebreus 3:8,9
(…) não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo de provação no deserto, onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de, durante quarenta anos, terem visto o que eu fiz.
Quando confrotados pela Palavra de Deus, precisamos nos submeter. Para isso, um coração ensinável é determinante. Se endurecermos nossa atitude, permaneceremos com o coração ferido.
3. Guarde – Provérbios 4:23
Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.
Há pessoas que absorvem tudo de negativo que lhes é dito, seja de pessoas próximas, como parentes até desconhecidos. Precisamos blindar nosso coração de propostas que não comunicam a vontade de Deus.
4. Mantenha limpo – Mateus 5:8
Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
Sou uma pessoa que usa óculos. Ele me ajuda a enxergar melhor, mas se estiver com as lentes sujas, não cumpre seu papel. Assim é com o nosso coração, se ele estiver ferido, sujo, não conseguiremos ver a glória de Deus em nossa vida.
Conclusão
O coração ferido precisa ser tratado, não importa o nível do ferimento ou da dor, não podemos ignorar, precisamos confrontar.
Para isso, faça da oração sua aliada, cultive um coração ensinável seguindo a direção da Palavra de Deus, blinde suas emoções com o que Deus pensa a seu respeito e mantenha a visão do seu coração limpa, para que possa contemplar apenas a Deus.
Leia Também:
A mulher submissa e o casamento
Fazendo isso, ao longo dos anos, consegui perdoar pessoas que me feriram profundamente na infância e adolescência como meu pai.
Pelo poder e graça de Deus, recebi um novo coração e hoje posso dizer abertamente que o amo e o perdoo.