A Parábola da Semente Que Cresce em Segredo é uma outra visão apresentada pelo Senhor, da Parábola do Semeador.
Na Parábola do Semeador a ênfase é dada a responsabilidade humana na recepção do Evangelho, na Parábola da Semente Que Cresce a ênfase está na Soberania de Deus.
Uma é o complemento da outra!
É fato que não há nada que possamos fazer para ser salvos, isto é obra de Deus, como nos mostra a semente que cresce. Mas quanto a recepção e acolhimento do Evangelho, o que vamos fazer com os princípios ensinados por Ele, essa é sim, nossa responsabilidade.
Quando o carcereiro perguntou a Paulo e Silas o que deveria fazer para ser salvo, eles lhe apontaram um caminho: “creia no Senhor Jesus…” (Atos 16:30,31).
A resposta deles não foi: “não há nada que possa fazer em relação a isso”.
NÃO!
Vejo muitos cristãos equivocados com esses aspectos da salvação, e por isso o esclarecimento.
Neste estudo, quero analisar as verdades centrais desta Parábola, para que sejamos edificados e possamos edificar a outros.
Tudo certo?
Então “VAMO!”
A Semente Que Cresce Pelo Poder de Deus
26 E ele disse: O reino de Deus é como se um homem espalhasse semente no solo 27 e fosse dormir, e acorda de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse – como, ele não sabe. (Marcos 4:26,27)
Embora a semente cresça pelo poder de Deus, percebemos que ela precisa estar no ambiente correto para que isso aconteça.
Na Parábola do Semeador, percebemos que a semente só prosperou quando caiu na terra boa.
Uma vez que a Palavra é recebida num coração receptivo, ela precisa estar cercada de mais um processo favorável.
A leitura regular da palavra, a oração e a comunhão com a Igreja. Tudo isso é adubo para que a semente continue crescendo.
Embora, não tenhamos domínio sobre isso, isto é, sobre o nosso crescimento espiritual, podemos cultivar o processo que vai garantir o ambiente favorável.
E dia após dia, vamos sentir que a semente do Evangelho continua crescendo gradativamente, dentro de nós, pelo poder de Deus.
A Semente Que Cresce é Forte
28 A terra produz colheita por si mesma: primeiro o talo, depois a espiga, então vem a espiga cheia de grãos. (Marcos 4:28)
A semente que cresce no solo permanece sendo um grande mistério para aquele que a cultiva. O processo inicial não pode ser acompanhado a olho nú.
Enquanto está na incubadora, ou seja, na terra, tudo o que podemos fazer é regar e adubar, mas não há garantias de que vai dar certo.
O único capaz de produzir este crescimento é Deus, e quando o processo de incubação acaba, a planta aparece.
Um dia o agricultor vai dormir e o campo está limpo, não há nada nele. Mas no outro, ele acorda e lá está ela. A semente germinou!
A Palavra de Deus é poderosa!
Autônoma!
Age por si só.
Mesmo que não estejamos vendo, percebendo o Seu poder está em atuação sobre as vidas. E no tempo certo, ela germina, nasce e frutifica.
O Tempo da Colheita
29 Mas sempre que (a condição da) colheita permite, rapidamente ele usa a foice, porque a hora da colheita chegou. (Marcos 4:29)
Essa colheita é uma referência a volta iminente do Senhor Jesus. Ele está a caminho, para buscar a Igreja.
A soberania de Deus é mais uma vez reforçada neste texto. O dia e a hora, não depende da semente, nem do seu crescimento, mas do cumprimento do propósito em geral.
Quando isso acontece, o agricultor que está atento, não perde tempo, e rapidamente inicia a colheita.
Ou seja, a qualquer momento, a trombeta soará e Jesus Cristo virá buscar a sua noiva.
Conclusão
A Parábola da Semente Que Cresce é um complemento a Parábola do Semeador. Uma ressalta a Soberania de Deus no processo de crescimento da semente, a outra a responsabilidade humana.
Cabe a nós, utilizar nosso poder de escolha, para manter a semente do Evangelho, que está dentro de nós, no ambiente favorável.
Isto se faz por meio da leitura regular da Palavra, oração constante e comunhão com os irmãos.
Leia Também:
A Parábola do Semeador e o Solo
A Parábola dos Primeiros Lugares e a Honra
Parábola do Construtor da Torre e a Renúncia
Assim como a semente não cresce se não estiver no ambiente adequado, assim também a Palavra não prosperará dentro de nós se não a cultivarmos.
belo ensinamento pastor
Obrigado!
Deus abençoe também!
Deus em Cristo Jesus te abençoe grandemente um abraço Pastor Diego