O livro do Profeta Zacarias é frequentemente citado como um livro com ênfase em revelações messiânicas. Isto pode ser visto em seu uso frequente por autores do Novo Testamento, que parecem encontrar muita inspiração para suas próprias mensagens a partir deste livro sobre o estabelecimento do reino vindouro de Jesus Cristo.
No livro do profeta Zacarias aprendemos muito sobre o zelo de Deus com relação a santidade da Sua casa, dos sacerdotes e das ofertas. É um livro muito rico no que se refere ao cuidado de Deus com o seu povo.
Neste livro, o recomeço é algo fundamental para um povo que quase se perdeu na história. Eles precisam recuperar a fé, o culto, a esperança, suas casas, seus lares, famílias, enfim.
Na vida é preciso recomeçar muitas vezes.
Para mim, a principal mensagem de Zacarias é a de que nós nunca podemos desistir de confiar no nosso Deus. Por mais que situações difíceis atinjam a nossa vida, o seu cuidado se manifesta de maneira poderosa.
Zacarias, o Profeta
Embora tenha nascido na Babilônia, Zacarias serviu como profeta e sacerdote para seu povo depois que ele foi libertado do cativeiro (Neemias 12.1,16). Seu nome significa “Jeová se lembra”.
O profeta Zacarias foi um contemporâneo de Ageu o profeta, Zorobabel o governador e Josué o sumo sacerdote (Esdras 5:1-2; Zacarias 3:1). Ele voltou de Babilônia com outros 50 mil exilados judeus.
A queda de Jerusalém em 586 a.C marcou a derrota de Judá, para o exército de Nabucodonosor.
A maioria dos cidadãos foi deportada para a Babilônia, onde viveria 70 longos anos antes de poder voltar à sua terra natal durante o que é chamado “o tempo dos gentios”.
Jesus se referiu a estes eventos quando falou de si mesmo, logo após seu retorno, durante o qual todas as coisas finalmente serão restauradas.
O retorno dos judeus a Jerusalém
Em 539 a.C. o império Babilônico caiu para o rei persa, Ciro II, o Grande.
Ele permitiu que os judeus que estavam presos fossem soltos e voltassem para casa com apenas uma parte do povo.
O rei determinou que Zorobabel fosse o líder deles.
Juntos eles iniciaram a reconstrução do templo (Esdras 1:2-4).
Mas por causa da perseguição houve uma interrupção nas obras.
Passariam 16 anos até que outro rei surgisse e ordenasse o reinicio das obras de acordo com os planos de Deus para Israel.
O segundo momento da reconstrução foi marcado pelo início do ministério de Zacarias encorajando as pessoas a se renovarem espiritualmente enquanto revelava como o Senhor queria que seu povo se comportasse.
Em 515 a.C., o povo terminou a construção deste templo com o incentivo de Deus através do profeta Zacarias.
A tabela de resumo a seguir mostra as datas significativas tanto em Ageu quanto em Zacarias.
O primeiro evento acontece após Esdras ter terminado de registrar sua história, que foi escrita por volta de 500 a.C. durante o que conhecemos como “o período pós-exílico”.
Datas dos principais eventos nos tempos de Ageu e Zacarias
A Unidade de Zacarias
Tem havido muito debate sobre a unidade e data para os capítulos 9-14 que alguns estudiosos atribuem a um escritor como Jeremias, mas a maioria das tradições críticas argumentam que foram escritos muito depois (por volta do terceiro século a.C.).
Os argumentos contra esta conclusão baseiam-se fortemente nas diferenças de estilo entre as partes do livro.
Entretanto, os estudiosos conservadores demonstraram que todas as partes foram escritas por um profeta: Zacarias.
As diferenças estilísticas entre os capítulos 9-14 são explicadas por seu assunto e estilo, que não é tão polido ou refinado como o de períodos posteriores.
Mesmo que possa haver uma data tardia para explicar a referência à Grécia no versículo 13, isto não significa que seja impossível que a profecia aconteça em um momento anterior ao que se pensava.
O próprio conteúdo fornece informações suficientes sobre o porquê dessas mudanças ocorrerem para não precisarmos de explicações adicionais fora do que foi escrito.
O livro de Zacarias é marcado por histórias, com muita linguagem figurativa.
Podemos ver individualidade criativa tanto em ideias provocadoras de pensamento quanto em habilidades expressivas, graças ao processo da inspiração dada pelo Espírito Santo.
O livro de Zacarias é uma combinação de gêneros, incluindo exortação, profecia e apocalíptico.
A seção de abertura consiste em oito sonhos que Zacarias teve enquanto dormia; estas visões são descrições figurativas do que acontecerá no futuro quando Jesus voltar (o final).
Os capítulos 9-14 contêm duas visões onde cada uma trás promessa de restauração para Israel.
O livro inteiro tem 14 capítulos, e a leitura deles, com entendimento é extremamente proveitosa.
Zacarias Capítulos:
Capítulo 1: Transbordo de Prosperidade
Capítulo 2: O começo de uma GRANDE MUDANÇA
Capítulo 4: Pelo Espírito de Deus
Capítulo 5: Perversidade e o Juízo
Capítulo 6: Tempo de Recomeçar
Capítulo 9: Promessa de Alegria
Capítulo 10: Deus Fortalece Seu Povo
Capítulo 12: Deus Protege Seu Povo
Glória a Deus!
Que alegria Valdinete.
Boa noite , paz do Senhor Jesus. Benção de Deus esses estudos, não sou pregadora, mas quando mim chamam pra pregar sempre uso seus estudos, são maravilhosos e edificante.
Parabéns, que Deus continue operando nas vidas, através deste lindo trabalho.
a graça e paz do senhor estejam com todos nos.obrigado senhor por este estudo.parabes,pelo site