Em Zacarias 5, aprendemos que o Senhor Deus não tolera o que rouba nem o que mente, ambos serão julgados. O Senhor anuncia uma grande maldição sobre aqueles que cometem este tipo de pecado, e tem prazer nele.
Parte deste juízo se manifesta através da prática da perversidade. A Babilônia, que fez tanto mal a Jerusalém e Israel seria julgada por meio dela. A partir daquele momento grande perversidade e dor se espalhariam entre eles.
Dessa forma, não é demais supor que a perversidade que vivemos em nossos dias é consequência do juízo de Deus sobre as ações da humanidade que dia após dia quer viver distante de Sua Palavra.
Esboço de Zacarias 5:
5.1 – 4: Anúncio de grande maldição
5.5 – 8: A Perversidade
5.9 – 11: A Perversidade é levada à Babilônia
O rolo flutuante
Em Zacarias 5.1-3 está escrito:
Levantei novamente os olhos, e vi diante de mim um pergaminho que voava. 2 O anjo me perguntou: “O que você está vendo?” Respondi: Vejo um pergaminho voando, com nove metros de comprimento por quatro e meio de largura. 3 Então ele me disse: “Nele está escrita a maldição que está sendo derramada sobre toda a terra, porque tanto o ladrão como o que jura falsamente serão expulsos, conforme essa maldição.
Aqui o profeta vê um rolo que não foi enrolado, estendido como uma grande folha para que pudesse ser lido em ambos os lados.
Seu tamanho grande coincidia intencionalmente com o tamanho exato do tabernáculo, talvez sugerindo que os julgamentos contidos no rolo estavam em harmonia com a santa presença de Deus no meio de Israel.
A posição suspensa do pergaminho como “voando” ou flutuando facilita sua entrada rápida e de julgamento nas casas de ladrões e mentirosos.
Um dos motivos pelos quais o Senhor Deus emitiu juízo contra Judá, é consequência da corrupção que encheu o coração dos sacerdotes e levitas, que cuidavam do Templo.
Eles profanaram a Casa de Deus com suas mentiras e enganos.
O que Zacarias vê, é a reposta que o Senhor dá, a todo aquele que usa sua Santa palavra para mentir e enganar.
A maldição é lançada
Em Zacarias 5.4 está escrito:
4 Assim declara o Senhor dos Exércitos: ‘Eu lancei essa maldição para que ela entre na casa do ladrão e na casa do que jura falsamente pelo meu nome. Ela ficará em sua casa e destruirá tanto as vigas como os tijolos!’ ”
Muitas vezes somos tentados a achar que o Senhor não está atento à corrupção que muitas vezes é praticada dentro de sua casa.
E nos perguntamos porque ele permite tanto mal?
O fato é que, ele está atento.
Cedo ou tarde o juízo virá sobre os fraudulentos.
Zacarias 5 e a vasilha da corrupção
Em Zacarias 5.5,6 está escrito:
5 Em seguida o anjo que falava comigo se adiantou e me disse: “Olhe e veja o que vem surgindo”. 6 Perguntei o que era aquilo, e ele me respondeu: “É uma vasilha. E disse mais: “Aí está o pecado de todo o povo desta terra”.
A visão do profeta revela o juízo de Deus sobre a corrupção e o engano que fazia parte dos negócios em Judá.
Provavelmente esta seja uma referência ao que está escrito em Amós 8.5,6, onde está escrito:
“Quando acabará a lua nova para que vendamos o cereal? E quando terminará o sábado para que comercializemos o trigo, diminuindo a medida, aumentando o preço, enganando com balanças desonestas e comprando o pobre com prata e o necessitado por um par de sandálias, vendendo até palha com o trigo? “
Deus odeia a corrupção.
Um povo corrupto não tem prosperidade permanente.
Não desfruta da paz.
Este texto me faz pensar em nossa nação.
No comportamento e na mentalidade do nosso povo que busca tirar vantagem e trapacear, em tudo.
A Perversidade
Em Zacarias 5.7,8 está escrito:
7 Então a tampa de chumbo foi retirada, e dentro da vasilha estava sentada uma mulher! 8 Ele disse: “Esta é a Perversidade”, e a empurrou para dentro da vasilha e a fechou de novo com a tampa de chumbo.
A Perversidade está sendo aqui representada por uma mulher, e provavelmente é uma referência a maldade que permeia as relações humanas.
Isso no campo civil, ético e religioso.
Na visão, perceba que o anjo se esforça e mantém a mulher presa dentro da vasilha.
Com isso, fica claro que não podemos nos acomodar ao pecado. Á corrupção.
Devemos continuar orando: “Que seja feita a tua vontade aqui na Terra, como no céu”.
O padrão de vida do cristão deve ser com foco na Palavra de Deus.
O pedestal de idolatria
Em Zacarias 5.9-11 está escrito:
9 De novo ergui os olhos e vi chegarem à minha frente duas mulheres com asas como de cegonha; o vento impeliu suas asas, e elas ergueram a vasilha entre o céu e a terra. 10 Perguntei ao anjo: Para onde estão levando a vasilha? 11 Ele respondeu: “Para a Babilônia, onde vão construir um santuário para ela. Quando ficar pronto, a vasilha será colocada lá, em seu pedestal”.
Essa visão do Profeta é uma referência a Babilônia como representação da idolatria e maldade.
Ao ler Gênesis 11:2 e Apocalipse 17:3-5, podemos perceber isso.
O fato é que esta visão aponta para os últimos dias da humanidade e a batalha final entre o Cordeiro e Satanás, seus demônios, a Besta, Anticristo e o falso profeta.
O mundo espiritual é muito mais complexo do que podemos imaginar.
Os símbolos bíblicos nos mostram isso.
Devemos nos manter vigilantes em tudo, porque o sistema do mundo continua sendo governado por Satanás.
A todo momento ele usará sua influência para promover o pecado.
Ou seja, sempre fortalecendo o pedestal de idolatria na humanidade.
Motivos de Oração em Zacarias 5
Oro para que:
- Deus julgue aqueles que usam sua Palavra para beneficio próprio gere arrependimento em seus corações;
- O Senhor transforme a mentalidade do povo brasileiro para que abandone a corrupção;
- Deus guarde o nosso coração da corrupção deste mundo mal.
Diego estou lendo e relendo essa passagem na bíblia porque o Senhor me deu vejo que um grande julgamento vem a terra pelos os que estão fazendo o que Senhor reprova, estou jejuando e orando porque a mão poderosa do Senhor estar sobre nós pecadores e sobre o mundo.