O Profeta Isaías é um dos meus preferidos. A experiência que ele tem com Deus é realmente algo muito inspirador e transborda para todas os resultados de sua vida.
Isaías é o maior profeta messiânico do Antigo Testamento, cerca de 600 anos antes do nascimento de Jesus, Ele dá descrições exatas sobre o nascimento, ministério, sofrimento, morte e triunfo do Messias.
Tanto para o exercício da fé quanto para o exercício da vocação, ele é com certeza alguém a ser seguido.
Neste estudo, quero conversar com você sobre algumas caracteríticas desse profeta. Para isso, peço que você leia as referências bíblicas e assista ao vídeo até o final, ok?
Então “VEM!”
4 VERDADES Sobre o Profeta Isaías
1. Isaías profetiza aos rebeldes
O boi reconhece o seu dono, e o jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende”.
Ah, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade! Raça de malfeitores, filhos dados à corrupção! Abandonaram o Senhor; desprezaram o Santo de Israel e o rejeitaram. (Isaías 1:3,4)
O profeta Isaías foi chamado por Deus para iniciar um período de convocação ao arrependimento para os judeus, logo, sua mensagem fazia denúncia grave contra os pecados e dureza do povo.
Além disso, não havia reodeios. O profeta ia direto ao ponto, fazendo com que seu público soubesse extamente sobre o que se tratava.
2. Profunda experiência com Deus
No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam.
E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”. Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça. (Isaías 6:1-4)
Um ministério vigoroso e frutífero passa diretamente por uma profunda experiência com Deus. Pois é nela que somos convencidos de quem somos e de quem Deus é.
Somente quando temos clareza sobre esses dois aspectos é que mergulhamos fundo em nosso relacionamento com o Senhor.
Quando achamos que somos alguma coisa, nossa justiça própria nos impede de ir além na comunhão, mas quando somos dependentes, somos um canal livre para a glória de Deus.
3. Descrição do sofrimento de Jesus
7 Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.
11 Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles. (Isaías 53:7,11)
O ministério do Profeta Isaías foi impactante, sobre tudo do ponto de vista messiânico. Ninguém é tão datalhista quanto ele, no que se refere ao ministério de Jesus Cristo.
Sua descrição do sofrimento de Jesus é impressionante, pois trás consigo a sequência dos fatos tal como aconteceu.
Que Deus nos dê essa sensibilidade e submissão para servi-lo!
4. O poder da Palavra de Deus
Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei. (Isaías 55:10,11)
O poder de Deus se manifesta profundamente através de Sua Palavra, porque ela é viva e eficaz. No caso de Isaías, ele a descreve como a chuva que rega a Terra, preparando-a a semeadura ou fazendo crescer a semente.
A Palavra de Deus ministrada sobre a nossa vida ou através dela, tem o poder de promover transformação, restauração e conversão.
Que sejamos canais de transmissão da Palavra, pois ela tem o poder de mudar vidas e contextos.
Conclusão
O profeta Isaías nos inspira a seguir a vocação e a buscar uma experiência profunda com Deus, pois os resultados desse encontro podem alterar completamente os resultados da nossa vida.
A mensagem desse profeta é com certeza uma das mais profundas do Antigo Testamento. Sendo confrontadora, inspiradora e profética, dentre tantas coisas.
Leia Também:
O Profeta Elias – Poder e Humanidade
O Profeta Ezequiel – Como ouvir a Deus?
Profeta Samuel – Líder de um novo tempo
Que o Senhor nos ajude a servi-Lo. Que sejamos inundados por Seu amor e graça. Que nada, nem ninguém nos impeça de alcança-Lo e amá-lo, em Nome de Jesus.