Muitas pessoas vivem longe de Deus e não se importam em pagar o preço da desobediência a Sua Palavra e aos Seus princípios. Mas a grande verdade é: a maioria delas não faz a menor ideia de quanto custa desobedecer ao Senhor.
Antes de seguir no estudo, é muito importante destacar algumas coisas:
1. Não estou me referindo ao cristão sincero que na luta contra o pecado comete erros;
2. Os resultados aqui apresentados, se referem aqueles que amam a desobediência e o pecado, não se importando com a vontade de Deus.
Dito isso, convido você a ler todas as referências bíblicas e a assistir ao vídeo, para que sua compreensão sobre o assunto seja completa, ok?
Então “VEM!”
4 VERDADES Sobre o Preço da Desobediência
1. Atrai a ira de Deus – Colossenses 3:5,6
É nossa responsabilidade sermos ativos na luta contra o pecado e contra as paixões da carne.
Muitos cristãos atribuem seus fracassos e deslizes a falta de compaixão de Deus ou falta de atuação do Espírito Santo. Mas a grande verdade é que a responsabilidade é toda nossa.
A conversão exige mudanças de atitudes e novos hábitos.
Para a criação de novos hábitos precisamos saber o que fazer. E eu superindico a leitura do livro: O Poder do Hábito ( Charles Duhhig).
Inclusive, já fiz um resumo dele em vídeo e você pode conferir.
Quando entendemos que a responsabilidade é nossa, somos intencionais no processo de mudança, e o Espírito Santo fortalece as nossas escolhas que glorificam a Deus.
Pessoas que são apaixonadas pelo pecado e não se importam com a vontade de Deus, atraem a ira do Senhor sobre suas vidas.
E deixe-me dizer uma coisa – nenhum de nós quer ter a Deus como adversário.
O preço da desobediência se torna altissímo, por fazer do ser humano um alvo para o Criador.
2. Faz de nós escravos – Isaías 5:13
O povo de Deus já passou por muitos momentos tristes e difíceis, mas a grande maioria deles foi consequência de sua desobediência.
Um desses momentos foi o cativeiro Babilônico, quando Nabucodonosor ataca Judá e destrói Jersualém, com seus muros, saqueando os utensílios consagrados ao Senhor e profanando o Templo.
Não foi por falta de aviso.
Muitas e muitas vezes o Senhor os advertiu de que, caso não se arrependessem, sofreriam.
O Profeta Isaías, em uma das revelações diz que “a falta de conhecimento”, os tornaria escravos.
Esse conhecimento não é o da informação, mas a perspectiva gerada por ela. Isto é, o quanto o que eles sabiam afetou sua conduta, suas decisões.
E no caso deles, não mudou em nada.
O preço da desobediência aos princípios da Palavra de Deus faz de nós escravos.
Quando desprezamos o mandamento, abrimos mão da nossa liberdade e a entregamos ao Diabo.
3. O preço da desobediência e a insensibilidade – 2 Crônicas 16:11,12
O início do reinado de Asa foi sensacional!
Ele escolheu andar pelos caminhos de Davi, seu ancestral, e fez o que era agradável ao Senhor (2 Crônicas 14:2).
Acabou com os altares idólatras e influenciou o povo a se voltar ao Senhor, e por meio dele, um grande avivamento foi realizado em Judá.
Além disso, quando foi atacado pelo etíope Zerá com um exército muito maior e poderoso, ele clamou ao Senhor e viu a vitória de Deus sobre seus inimigos.
Contudo, o tempo não o melhorou, pelo contrário. Fez com que ele se começasse a fazer concessões.
Tempo depois quando foi novamente atacado, ao invés de clamar a Deus, como havia feito antes, preferiu fazer aliança com o rei da Síria, uma nação ímpia. Isto é, confiou mais na força humana, do que no poder do Deus de Israel.
Por causa disso, Asa foi advertido pelo Profeta Hanani, e ao invés de arrependimento, ele demosntrou frieza e crueldade com o servo de Deus, mandando prendê-lo.
À medida que a desobediência do rei aumentava, ele se tornava ainda mais insensível a direção de Deus.
Sua história de vida acaba com uma enfermidade. Estando doente, ele mais uma vez não busco ao Senhor, somente ao médicos, o que não foi o suficiente.
A desobediência quanto mais cresce na vida do ser humano, mais insensível lhe deixa.
Precisamos ter muito cuidado!
4. Nos impede de viver o propósito – Deuteronômio 28:15
Entretanto, se vocês não obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão…
O capítulo 28 de Deuteronômio é um dos mais conhecidos da Bíblia, e também um dos que mais inspiram ministrações, canções, poesias, enfim.
Normalmente, o que mais se retratam são as bençãos prometidas, que são muitas em caso de obediência, graças a Deus. Mas poucas vezes se menciona, o que vai acontecer caso se desobedeça.
Há um número muito maior de maldições em caso de desobediência, do que o número de bençãos em caso de obediência.
O Senhor adverte Seu povo de que, caso eles não obebedeçam o propósito de benção, não se cumprirá.
Isto é, se eles amarem o pecado, não desfrutarão do bom projeto de Deus para suas vidas.
O preço da desobediência é alto, e uma de suas consequências é que nos impede de viver o propósito de Deus. Todo aquele que ama a desobediência e o pecado, vive a margem da vida abundante que o Senhor lhe preparou.
Conclusão
Embora a humanidade escolha viver longe de Deus, ela não sabe qual o preço da desobediência. Muitas pessoas erram por ignorância, por não conhecer. Por não saber discernir.
Por isso, eu e você precisamos compartilhar o Evangelho de Jesus com o maior número possível de pessoas. Para que por meio da pregação, o Espírito Santo possa gerar nelas, arrependimento e fé, de forma que se voltem para o a vontade de Deus.
O desafio é grande. A natureza caída ama o pecado. Mas se clamarmos por ajuda, seremos ouvidos!
Um ótimo ensino sobre a desobediência