O que é ser criado a imagem e semelhança de Deus? É a pergunta que muitos leitores da Bíblia se fazem. Infelizmente muitos cristãos não descobriram o valor de ser imagem e semelhança de Deus.
Quando nos fez, o Senhor criou seres únicos, com propósitos específicos que glorifiquem o Seu nome e edifique a Igreja.
Lhe convido a ler este estudo até o final. Tenho certeza que vai edificar e muito a sua vida.
O Homem foi criado a imagem e semelhança de Deus?
Então disse Deus: “Façamos (’asah) o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. Criou (bara’) Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:26,27)
Para a criação do homem, Deus se utiliza daquilo que já existia e do que não existia, isto é, tanto o ‘asah quanto o bara’ são utilizados.
Em nenhuma outra parte da criação nos vemos os verbos hebraicos para ‘criar’ ou ‘fazer’ juntos, somente quando Deus fez o homem.
Sim, fomos criados a imagem e semelhança de Deus!
A palavra hebraica para imagem é tselem, e significa: “projetar ou produzir uma sombra”… “Somos uma sombra de quem Deus é. Nós não somos Deus! Somos apenas sua sombra”. (Adalto Lourenço, Gênesis 1 e 2 pg.186)
A palavra hebraica para semelhança é dêmuwth e significa: “recebemos dele alguns atributos e características que só Ele possui”… “Mas como fomos feitos também à sua semelhança, podemos fazer escolhas, usando características que Ele nos concedeu”.
Ao nos criar a sua imagem, Deus estava fazendo algo que o lembrasse na criação. Uma sombra de quem ele é. Alguém que a natureza respeitaria.
Nos criando a sua semelhança, o Senhor Deus colocou em nós parte de seus atributos e caráter. Daí vem a nossa inteligência, poder escolhas, criação, criatividade, emoções, etc.
Nada na criação é tão complexo quanto nós, porque Deus nos fez parecidos com Ele.
O Homem perdeu a imagem e semelhança de Deus?
Sim e não, depende muito da perspectiva.
Podemos dizer de maneira mais simples e direta, que o ser humano perdeu a perfeição dessa imagem e semelhança de Deus, mas não completamente.
Perceba que após a queda Deus continuou se relacionando com o ser humano, de uma forma mais distante, mas continuou.
Nos últimos dias, Ele nos deu Jesus para restaurar a humanidade e o relacionamento dela com Deus Pai. Por fim, o Senhor Jesus nos dará um corpo glorificado e mais uma vez teremos acesso à árvore da vida.
Conclusão
Por mais difícil que seja, com Cristo podemos desenvolver relacionamento com Deus e ter restaurada a nossa imagem e semelhança do Criador.
Há muitos agentes limitantes e tentações, mas se o nosso foco é agradar a Cristo, o Espírito Santo nos guiará por meio de um relacionamento sincero, profundo e edificante nEle.
Somos previligiados por termos aparência de Deus…com isso quero dizer que somos filhos do amor e o nosso lema seria abondade.
Muito interessante, a sus visão é simplista. Pois, simplifica o assunto. Obrigado