Neste estudo veremos o que o Senhor Jesus queria nos ensinar sobre os misericordiosos e os puros de coração.
Este artigo tem como plano de fundo além da Bíblia Sagrada, o livro Sermão do Monte, de D. A. Carson.
Vamos começar!
Em Mateus 5:7 e 8 diz que os misericordiosos são bem aventurados e obterão misericórdia abençoados. E, que os puros de coração são bem aventurados e verão a Deus.
De acordo com D. A. Carson nessa bem-aventurança Jesus disse que nós temos de ser misericordiosos, ser compassivos e bondosos sobretudo para com os aflitos e desamparados.
Pois, se não formos misericordiosos não veremos a misericórdia. Um bom exemplo do que é ser misericordioso é o bom samaritano.
Havia um homem caído na estrada que ligava Jericó a Jerusalém. E naquele caminho passavam muitos levitas e sacerdotes. Mas, nem o sacerdote nem o levita parou para ajudar aquele homem.
Mas, um bom samaritano, que é considerado pelos judeus como uma raça excluída e um povo indigno da misericórdia foi lá, cuidou do homem, pagou suas despesas e se prontificou a cobrir as demais despesas quando voltasse.
Isso é ser misericordioso!
Em nossos dias, muitas vezes, nós cristãos estamos nos tornando insensíveis com relação aos necessitados. Eu mesmo, conheço alguns cristãos que falam mal de pessoas que pedem ajuda e muitas vezes não querem nem falar, tratando-os com certo preconceito.
Mas, essa não é a conduta que o Senhor Jesus espera de nós.
Ele disse que nós devemos agir como os misericordiosos, para que assim também alcancemos misericórdia. Lembre-se que o Senhor Jesus sendo rico se fez pobre para cuidar de mim e de você.
E, como precisamos olhar para Ele como referência devemos cuidar do necessitado, estender a mão ao que tem fome, dar de beber ao que tem sede e não sermos preconceituosos e não agirmos de forma excludente com relação a eles.
A segunda bem-aventurança é com relação aos puros de coração.
E sobre essa bem-aventurança D. A. Carson afirma que não se deve confundir pureza de coração com a observância de regras.
Sendo assim, essa bem-aventurança trata diretamente com o nosso ser interior, com aquilo que nós somos de verdade, o que domina os nossos corações.
O apóstolo Paulo fala sobre isso quando trata sobre a impureza, que é algo que está dentro de nós.
A palavra grega para impureza refere-se as nossas emoções, aos nossos pensamentos. Como são as suas emoções? Como são os seus pensamentos?
Pessoas que não são puros de coração são pessoas maliciosas, que agem com segundas intenções, de enganar e tirar proveito de outrem.
Infelizmente esse é um comportamento bastante comum na nossa nação. Pior, que depois ficam sem entender porque muitas vezes a nação vai de mal a pior.
É exatamente por causa dessa chaga. Mas, o Senhor Jesus convida-nos a ter um coração puro, que está sendo dia após dia transformado pelo contato com o Senhor Jesus.
Pois, através do relacionamento com Senhor Jesus temos o nosso caráter moldado. Lembre-se o coração puro está diretamente ligado a nossa intenção.
De forma que mesmo cometendo erros como pecadores que somos, mas, é possível ter um coração purificado pelo Senhor.
O que precisamos fazer é continuar orando ao Senhor Jesus para que gere em nós as bem-aventuranças, que são a manifestação do fruto do Espírito, do caráter do Senhor Jesus sendo gerado em nós.