Há muitas coisas que acontecem em nossa vida que vem com o objetivo de deixar o nosso coração intoxicado de rancor, de ódio, de raiva. Pode ser pessoas ou circunstâncias da vida que cruzam nosso caminho e provocam esse processo em nós.
O pior é que muitas vezes as feridas são causadas por pessoas que nós amamos, pessoas em quem nós confiamos e isso dói demais.
Afinal, pessoas que estão longe podem até lançar “pedras”, mas elas vão chegar sem força. E, exatamente porque as feridas são causadas por alguém que está próximo deixa o nosso coração intoxicado.
É nesse momento que o nosso coração começa a criar raízes de amargura mas, o Senhor Deus não quer que nós vivamos com nosso coração contaminado. O desejo de Deus é que você viva limpo e seja livre de todo e qualquer rancor.
Esaú e Jacó
O texto de Gênesis 27:44 e 45 traz um contexto muito complicado. Jacó muito influenciado por sua mãe acabou enganando seu pai Isaque e seu irmão Esaú. Jacó roubou a benção da primogenitura.
Isso, obviamente, deixou Esaú muito enfurecido. De forma que, um rancor enorme surgiu no coração dele. Afinal de contas embora ele e seu irmão não fossem um símbolo de unidade, eles eram irmãos, tinham o mesmo sangue.
Jacó não poderia e nem precisava ter feito isso. Pois, o Senhor Deus já havia dito que Ele seria maior que seu irmão. Então tudo que ele precisava fazer era permanecer na obediência.
Mas, ele “preferiu” roubou seu irmão e com tal atitude fez com que uma raiz de amargura surgisse no coração dele.
O rancor de Esaú é porque ele tem razão. E, normalmente é isso que acontece conosco, nós temos razão, somos feridos e então o rancor vem.
Por isso, exatamente neste ponto eu e você precisamos tomar uma decisão e abrir mão de ter razão, para que assim o rancor vá embora. Meu amado, não vale a pena ficar preso ao passado só porque se tem razão.
Abra mão da razão!
Há muitas pessoas que não conseguem abrir mão da razão. E por isso vivem presa.
Não cometa esse erro, siga em frente e libere perdão!
O rancor nos atrasa, nos impede de crescer, de ter mais comunhão com o Senhor Jesus. De forma que até as nossas orações são impedidas quando temos o nosso coração intoxicado de rancor.
Acredito, que este não seja um preço que estejamos dispostos a pagar. Por isso, siga em frente, abra mão do rancor, libere perdão e não olhe para trás.
Pois, o Senhor Deus é poderoso para dar a você um futuro extremamente abundante mas, para que isso aconteça você precisa abrir mão do coração intoxicado e “colocar” no lugar um coração saudável, como o de Jesus.
Sendo assim, pense em Jesus como seu grande exemplo, aprendendo o máximo das suas atitudes e ensinamentos.