Em Zacarias 11, vemos o Senhor Deus apresentando uma grave denúncia contra os pastores infiéis. A princípio Ele revela o seu cuidado com rebanhos e ovelhas destinadas à matança.
Há milhões, senão bilhões de pessoas sofrendo ao redor do mundo. Perdidas, sem esperança.
A estas, o bondoso Deus envia uma mensagem de esperança: “Eu me tornei pastor do rebanho destinado à matança, os oprimidos do rebanho. Então peguei duas varas e chamei a uma Favor e a outra União, e com elas pastoreei o rebanho”.
Ou seja, o desejo de Deus é cuidar dos oprimidos e lhes oferecer favor e união.
Estes são elementos fundamentais para nossa vida aqui na Terra.
Precisamos demais do cuidado de Deus. Sem ele de fato, as precipitações da vida nos levam ao desespero e angústia.
Esboço de Zacarias 11:
11:1-3: O rugido dos leões
11.1 – 5: O rebanho destinado à matança
11.6 – 9: Favor e União
11.10 – 17: Ai do pastor imprestável
Estudo de Zacarias 11 em vídeo
Zacarias 11:1-3 – O rugido dos leões
Abra as suas portas, ó Líbano, para que o fogo devore os seus cedros. 2 Agonize, ó pinheiro, porque o cedro caiu e as majestosas árvores foram devastadas. Agonizem, carvalhos de Basã, pois a floresta densa está sendo derrubada. 3 Ouçam o gemido dos pastores; os seus formosos pastos foram devastados. Ouçam o rugido dos leões; pois a rica floresta do Jordão foi destruída. (v.v 1-3)
Esta lamentação retrata a devastação prestes a acontecer porque o povo rejeitou o Messias como o Verdadeiro e Bom Pastor.
A linguagem é figurada, mas as referências aos cedros do Líbano, carvalhos de Basã e a floresta do Jordão sugerem a devastação de toda a terra de Israel de norte a sul, incluindo, é claro, seus habitantes.
Todas as três áreas – Líbano, Basã e Jordânia – eram muito florestadas.
Os pastores lamentariam porque seus pastos seriam devastados.
Até os leões que viviam nas densas florestas ao redor do rio Jordão rugiam por causa da destruição de suas áreas de vida. A descrição geral da devastação deve ser tomada literalmente.
O período geral da destruição, literal ou figurativa, provavelmente inclui a destruição de Jerusalém pelos romanos em d.C. 70.
Zacarias 11:5.7: O rebanho destinado à matança
4 Assim diz o Senhor, o meu Deus: “Pastoreie o rebanho destinado à matança, 5 porque os seus compradores o matam e ninguém os castiga. Aqueles que o vendem dizem: ‘Bendito seja o Senhor, estou rico!’ Nem os próprios pastores poupam o rebanho. 6 Por isso, não pouparei mais os habitantes desta terra”, diz o Senhor. “Entregarei cada um ao seu próximo e ao seu rei. Eles acabarão com a terra e eu não livrarei ninguém das suas mãos”. 7 Eu me tornei pastor do rebanho destinado à matança, os oprimidos do rebanho. Então peguei duas varas e chamei a uma Favor e a outra União, e com elas pastoreei o rebanho. (Zacarias 11:4-7)
Nesta passagem difícil, mas messianicamente significativa, Zacarias foi dirigido por Deus para retratar o verdadeiro Pastor-Messias de Israel.
No mesmo texto, Zacarias foi obrigado a retratar o pastor ímpio, apontando para o Anticristo do fim dos tempos.
Este trecho foca a atenção na condição espiritual de Israel na época do ministério de Cristo e as consequências de sua rejeição de Cristo, o Verdadeiro Pastor. Deus disse a Zacarias, apascentar o rebanho marcado para o abate. “Pastar” inclui não apenas alimentar, mas também dirigir e defender.
O “rebanho” era a nação de Israel que Deus havia designado para ser abatida pelos romanos. Os próprios pastores são líderes judeus que falhariam em suas responsabilidades de cuidar de seu povo.
11:6. A fase culminante da condição aparentemente lamentável de Israel foi o afastamento da piedade de Deus: “não pouparei mais os habitantes desta terra”.
Essa retirada divina parecia resultar da rejeição do povo ao seu verdadeiro Pastor-Messias, como nos mostra os versículos 8–13.
O rei a quem Deus entregaria Israel era aparentemente o imperador romano (leia João 19:15). Deus não os livraria dos exércitos romanos. Como qualquer bom pastor, Zacarias levou dois cajados para dirigir e proteger o rebanho. Os cajados receberam os nomes simbólicos de Favor e União.
Eles retratavam os benefícios graciosos de Deus para com Seu povo e a união interna de Israel e Judá como nação (Oséias 1:11).
Zacarias 11.8,9 – “Não serei o pastor de vocês”
8 Em um só mês eu me livrei dos três pastores. Porque eu me cansei deles e o rebanho me detestava. 9 Então eu disse: Não serei o pastor de vocês. Morram as que estão morrendo, pereçam as que estão perecendo. E as que sobrarem comam a carne umas das outras. (v.v. 8,9)
A identidade dos três pastores rejeitados pelo Verdadeiro Pastor não é indicada. Muito provavelmente, os pastores se referem a três tipos de líderes judeus – profetas (guardiões da Lei), sacerdotes e reis (ou magistrados civis) – todos inadequados.
Intimamente ligado a rejeição dos três pastores está a rejeição do rebanho ao seu Verdadeiro Pastor, a quem eles detestavam, uma palavra (usada apenas aqui no AT) que significa odiar até o ponto de náusea.
O Messias (interpretado por Zacarias) repudiou Seu papel como Pastor (Eu não serei seu Pastor), e Ele entregou o rebanho à sua perdição, envolvendo opressão estrangeira (”Morram as que estão morrendo, pereçam as que estão perecendo”) e conflitos civis internos (”E as que sobrarem comam a carne umas das outras”).
Uma interpretação alternativa vê esta última cláusula como falando do canibalismo que ocorreu no cerco romano de Jerusalém em d.C. 70.
Zacarias 11.10,11 – o cancelamento da aliança
10 Então peguei a vara chamada Favor e a quebrei, cancelando a aliança que tinha feito com todas as nações. 11 Foi cancelada naquele dia, e assim os aflitos do rebanho que estavam me olhando entenderam que essa palavra era do Senhor. (Zc 11.10,11)
A aliança revogada (simbolizada pela quebra da vara chamada Favor) foi feita com todas as nações, aparentemente para assegurar a proteção providencial de Deus a Israel.
O desfavor divino sobre Israel por causa de sua rejeição do Verdadeiro Pastor resultou em cegueira espiritual (Romanos 11:25) e destruição e dispersão nacional.
Somente o remanescente crente, identificados no texto como: “os aflitos do rebanho”, que reconheceram a Jesus como o verdadeiro Messias e entenderam Sua verdadeira origem em Deus.
Zacarias 11:12-14 – as 30 moedas de prata
12 Eu lhes disse: Se acharem melhor assim, paguem-me; se não, não me paguem. Então eles me pagaram trinta moedas de prata. 13 E o Senhor me disse: “Lance isto ao oleiro”, o ótimo preço pelo qual me avaliaram! Por isso tomei as trinta moedas de prata e as atirei no templo do Senhor, para o oleiro. 14 Depois disso, quebrei minha segunda vara, chamada União, rompendo a relação de irmãos entre Judá e Israel. (Zacarias 11:12-14)
A avaliação de Israel do valor do Verdadeiro Pastor foi de 30 moedas de prata, o preço de indenização pago a um escravo chifrado por um boi, como nos mostra Êxodo 21:32.
A profecia mostra que as 30 moedas foram lançadas ao oleiro, que à época era considerada a profissão mais insignificante.
Esta profecia foi cumprida na traição de Judas a Cristo, como nos mostra Mateus 26:14-16 e Mateus 27:3-10.
O profeta Zacarias então quebrou a segunda vara chamada: União, para retratar a dissolução da solidariedade nacional de Judá e Israel.
A discórdia dentro da nação foi um dos fatores que levaram à destruição de Jerusalém em d.C. 70 e uma nova onda de dispersão mundial.
Zacarias 11:15-17 – o pastor insensato
15 Então o Senhor me disse: “Pegue novamente os utensílios de um pastor insensato. 16 Porque levantarei nesta terra um pastor que não se preocupará com as ovelhas perdidas, nem procurará a que está solta, nem curará as machucadas, nem alimentará as sadias, mas comerá a carne das ovelhas mais gordas, arrancando as suas patas. 17 “Ai do pastor imprestável, que abandona o rebanho! Que a espada fira o seu braço e fure o seu olho direito! Que o seu braço seque completamente, e fique totalmente cego o seu olho direito!” (Zc 11:15-17)
Depois de rejeitar o Verdadeiro Pastor, o rebanho de Israel aceitará um pastor tolo e sem valor. Esta é uma profecia do Anticristo do fim dos tempos que fará exatamente o oposto de Cristo, o Verdadeiro Pastor (João 5:43).
Zacarias foi chamado para representar um segundo papel profético, desta vez um pastor tolo.
A palavra hebraica traduzida como “tolo” sugere uma pessoa que é um tolo grosseiro e endurecido.
Este pastor não se preocupará com o rebanho e suas necessidades; ele estará interessado apenas em seu próprio desejo. Em vez de defender o rebanho, o pastor insensato o destruirá (Apocalipse 13:7). Assim, o pastor insensato é também um pastor inútil que merece legitimamente a condenação pronunciada. O braço indica sua força e o olho sua inteligência.
As tolas tramas do pastor inútil serão anuladas quando o Verdadeiro Pastor retornar, como lemos em Apocalipse 19:19-20).
Motivos de oração em Zacarias 11:
Oro para que:
- Deus nos ajude a ter sabedoria para viver os últimos dias;
- O Senhor levante pastores segundo o seu coração para liderar a Igreja;
- Deus nos guarde de ter um coração incapaz de reconhecer a Jesus.