No Salmos 87, o Salmista faz referência a cidade de Sião, edificada sobre o monte Moriá onde foi construído o Templo do Senhor Deus. Há uma espiritualidade diferenciada nesta região geográfica, com certeza. É exatamente sobre isto que o salmo fala.
De acordo com o salmista, o Senhor Deus ama este lugar de maneira diferenciada. Isto provavelmente é uma referência a eleição de Israel.
De fato, foi ali que tudo começou. O apóstolo Paulo diz o seguinte aos romanos: “Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça, o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas.
Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém. (Romanos 9:3-5)
Por isso o salmista diz: “Em Sião estão as nossas origens!”. É nosso dever orar por Israel e Jerusalém, devemos muito a eles.
Esboço de Salmos 87:
87.1 – 3: As portas de Sião
87.4 – 7: “Em Sião estão as nossas origens!”
Salmos 87.1 – 3: As portas de Sião
1 O Senhor edificou sua cidade sobre o monte santo;
2 ele ama as portas de Sião mais do que qualquer outro lugar de Jacó.
3 Coisas gloriosas são ditas de ti, ó cidade de Deus! Pausa
Salmos 87.4 – 7: “Em Sião estão as nossas origens!”
4 “Entre os que me reconhecem incluirei Raabe e Babilônia, além da Filístia, de Tiro, e também da Etiópia, como se tivessem nascido em Sião.”
5 De fato, acerca de Sião se dirá: “Todos estes nasceram em Sião, e o próprio Altíssimo a estabelecerá”.
6 O Senhor escreverá no registro dos povos: “Este nasceu ali”. Pausa
7 Com danças e cânticos, dirão: “Em Sião estão as nossas origens!”