Em 2 Coríntios 3, Paulo começa dizendo que os Coríntios são cartas de recomendação do seu ministério. E estas são cartas vivas escritas no coração do apóstolo. Diante disso, ele revela qual é o segredo do sucesso do seu ministério: a capacitação que vem de Deus e a vivificação do Espírito.
Paulo mostra que o ministério do Espírito Santo é muito superior ao ministério da Lei. Isto porque o ministério do Espírito inspira liberdade.
Esboço de 2 Coríntios 3:
3.1 – 4: Cartas vivas
3.5 – 7: A nossa capacidade vem de Deus
3.8 – 12: O ministério do Espírito Santo
3.13 – 18: O Espírito Santo e a liberdade
“Não somos como Moisés”
Após a experiência de estar na presença de Deus no alto do monte Sinai, Moisés desce com a face resplandecendo em Êxodo 34:33, mas após ministrar a vontade do Senhor ao povo, ele cobre o rosto com o véu, com o objetivo de que os israelitas não fiquem desconfortáveis com o fato.
Por outro lado, em 2 Coríntios 3 o apóstolo Paulo começa citando o que aconteceu no Antigo Testamento e testemunhando que, ao contrário de Moisés que cobriu o rosto, nós devemos contemplar a glória de Deus e revelá-la ao mundo.
É interessante notar, que na nova aliança a atitude de Moisés é vista como uma atitude que suprime a glória de Deus.
Paulo relata que a mente dos israelitas está fechada desde aquele dia e que há um véu de legalismo e incompreensão sobre seus corações, mas quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas este véu é retirado.
Só teremos conhecimento real da glória de Deus, quando desenvolvemos relacionamento com ele por meio de Jesus Cristo.
E nessa relação não há necessidade de cobrir o rosto, de ter vergonha, pelo contrário, vamos declarar com ousadia quem é Jesus à medida que o Espírito nos torna mais e mais parecidos com ele.
A paz do senhor pastor, muito boa sua explicação e correta, Deus abençoe mais e mais.
Jesus aboliu o velho testamento. Que eu saiba nao.
Por isso que Paulo escreve que Cristo aboliu o velho testamento
Deus te abençoe meu irmão!
Fica na paz do Senhor JESUS
Paz Vanessa!
Não, se refere a toda a lei judaica estabelecida no Antigo Testamente.
A lei se refere aos dez mandamentos?