Em 2 Coríntios 6, Paulo nos apresenta como cooperadores de Deus. Ou seja, nós trabalhamos junto a Deus. Trabalhamos com ele.
Por isso, o apóstolo apresenta quais as adversidades que ele tem suportado por amor a Jesus Cristo. Mas ele deixa claro que embora enfrente muitas coisas recomenda aos irmãos que as suportem por causa de seu valor inestimável.
Por fim, ele aconselha os Coríntios a manterem-se puros. Devemos abandonar o julgo desigual com infiéis. Devemos abandonar práticas mundanas, ambientes mundanos e muitas vezes pessoas mundanas.
Esboço de 2 Coríntios 6:
6.1 – 3: Cooperadores de Deus
6.4 – 11: As adversidades da vida cristã
6.12 – 18: O julgo desigual
“As adversidades da vida cristã”
Para que eu e você tivéssemos acesso a mensagem do evangelho, os nossos pais na fé tiveram que pagar um preço alto em suas vidas.
Em 2 Coríntios 6 o apóstolo Paulo fala um pouco sobre isso.
Na descrição das coisas que ele já havia enfrentado por amor a Jesus, está: muita perseverança, sofrimento, escassez, decepções e tristezas, prisões e confusões, espancamentos, pobreza, quase morte etc.
Pelo relato do apóstolo vemos que a vida cristã não é um grande parque de diversões, mas uma jornada de desafios extraordinários, que na maioria das vezes vão custar muitas coisas que amamos e consideramos preciosas.
O convite de Jesus para segui-lo, neste sentido, é o de levarmos a cruz diária para ser seu discípulo.
Devemos lembrar ainda, que a primeira opção do cristianismo não é fazer com que nos sintamos bem, mas gerar em nós a consciência de que somos pecadores e que precisamos da salvação em Jesus.
Paulo sabia quem ele era sem Cristo, e agora transformado pela graça de Deus, tudo o que ele quer é servir ao Senhor ainda que isso lhe custe a própria vida.
Ainda hoje, muitos dos nossos irmãos e irmãs vivem em situações de extremo risco por causa de sua fé.
Passam por privações, são expulsos de suas casas e famílias, espancados e por vezes, mortos.
Que o bondoso Deus nos ajude a viver debaixo de sua graça, sendo fortalecidos pelo Espírito Santo, para que mesmo em meio às muitas aflições, permaneçamos firmes na fé.
Obrigado Misael!
Graça e paz, irmão. Solicito retificar julgo por jugo.
bom o estudo me ajudou