Em Zacarias 7, aprendemos que nossas atitudes de culto ao Senhor Deus devem ser movidas de sinceridade e adoração. O Senhor acusa o povo de jejuar e oferecer sacrifícios em benefício próprio. Não havia a intenção de agradar a Deus com suas atitudes.
Eles não estavam cumprindo o seguinte princípio: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. (1 Coríntios 10:31)
Nossa vida deve ser um altar constante de adoração ao Senhor. Todas as nossas atitudes, no fim, devem carregar o desejo de honrá-lo.
Seja na Igreja ou na vida cotidiana, na escola, no trabalho, em casa, enfim. Devemos fazer “tudo para a glória de Deus”.
Esboço de Zacarias 7:
7.1,2: Súplica ao Senhor
7.3: Religiosidade
7.4-7: A intenção por trás da fé
7.8-10: A verdadeira religião
Zacarias 7: Estudo em Vídeo
Zacarias 7 e a súplica ao Senhor
Em Zacarias 7.1,2 está escrito:
No quarto ano do reinado do rei Dario, a palavra do Senhor veio a Zacarias, no quarto dia do nono mês, o mês de quisleu. Foi quando o povo de Betel enviou Sarezer e Régen-Meleque com seus homens, para suplicarem ao Senhor
Quase dois anos após as primeiras visões (dezembro de 518 a.C) e mais ou menos na metade do período de reconstrução do templo (520-516), Zacarias recebeu novas revelações da parte de Deus.
Três delas começam com o profeta dizendo: “veio a mim a palavra do Senhor Todo-Poderoso” (7:4; 8:1,18).
A segunda mensagem inicia de maneira semelhante: “A palavra do Senhor veio novamente a Zacarias” (7:8).
Essas mensagens foram dadas em resposta a uma delegação que veio a Jerusalém para perguntar se a nação deveria continuar a jejuar em memória da destruição de Jerusalém.
Os delegados eram judeus. Embora tenham nomes estrangeiros, mudados provavelmente na Babilônia.
Podemos ver isso, também, na vida de Daniel e seus amigos.
Esta delegação veio de Betel, como se vê em Esdras 2:28, a cidade israelita cerca de 19 quilômetros ao norte de Jerusalém.
Ela tinha sido o centro de adoração apóstata para o Reino do norte. 10 tribos de Israel, conforme lemos em 1 Reis 12:28–29.
Religiosidade
Em Zacarias 7.3 está escrito:
…perguntando aos sacerdotes do templo do Senhor dos Exércitos e aos profetas: “Devemos lamentar e jejuar no quinto mês, como já faz tantos anos que estamos fazendo? “
A questão levantada pelos betelitas implicava o desejo de descontinuar a auto-imposta observância religiosa do jejum no quinto mês, que comemorava a queima da cidade e do templo por Nabucodonosor como se vê em 2 Reis 25:8-10.
A intenção por trás da fé
Em Zacarias 7.4-7 está escrito:
Então o Senhor dos Exércitos me falou: “Pergunte a todo o povo e aos sacerdotes: Quando vocês jejuaram no quinto e no sétimo meses durante os últimos setenta anos, foi de fato para mim que jejuaram? E quando comiam e bebiam, não era para vocês mesmos que o faziam? Não são essas as palavras do Senhor proclamadas pelos antigos profetas quando Jerusalém e as cidades ao seu redor estavam em paz e prosperavam, e o Neguebe e a Sefelá eram habitados? “
A resposta à pergunta dos delegados judeus só é concluída em Zacarias 8:18-19.
Enquanto isso, a primeira mensagem divina lembrou ao povo que o Senhor Deus advertiu seus pais através dos profetas anteriores que Ele queria adoração sincera, a partir da atitude de coração não religiosidade.
A pergunta deles foi uma oportunidade para repreender os jejuns legalistas, sem atitude e motivação correta que os que voltaram do cativeiro estavam praticando e que não possuem o amparo da bênção de Deus.
Assim, a repreensão foi contra o culto vazio, desprovido de realidade espiritual, pois jejuando ou festejando, eles não estavam fazendo isso para o Senhor Zacarias 7:5, mas para si mesmos (v. 6). Os exilados observaram dois jejuns durante o cativeiro babilônico, um no quinto mês e outro no sétimo mês.
Este jejum do sétimo mês não foi o jejum instituído por Deus no Dia da Expiação anual, como está escrito em Levítico 16:29,31, que também era realizado no sétimo mês.
Mas um jejum que comemorava o assassinato de Gedalias, governador de Judá, durante um período de conflito civil após a queda de Jerusalém (Jeremias 41:2).
A festa provavelmente incluía tanto as festas nacionais de Levítico 23 quanto as festas familiares associadas aos sacrifícios levíticos (Deuteronômio 12:5-7).
A verdadeira religião
Em Zacarias 7.8-10 está escrito:
E a palavra do Senhor veio novamente a Zacarias: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros. Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tramem maldades uns contra os outros’.
A segunda mensagem do Senhor ao profeta frisou a conduta da geração anterior que resultou no exílio.
Nos nos dias de Zacarias, Deus desejava a realidade espiritual interior em vez da aparência da religiosidade.
A verdadeira justiça (Isaías 1:17) juntamente com misericórdia e compaixão (Miquéias 6:8) devem ser demonstradas para com todos, mas especialmente para a viúva, os órfãos, estrangeiros e pobres, que não estavam em posição de se defender, e assim são frequentemente mencionados na Bíblia como alvos do cuidado e amparo de Deus.
Além disso, o povo de Deus não devia nem pensar mal uns dos outros.
Zacarias 7 e os Corações endurecidos
Em Zacarias 7.11-14 está escrito:
“Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos. Endureceram o coração para não ouvirem a Lei e as palavras que o Senhor dos Exércitos tinha falado pelo seu Espírito por meio dos antigos profetas. Por isso o Senhor dos Exércitos irou-se muito”. ” ‘Quando eu os chamei, não deram ouvidos; por isso, quando eles me chamarem, também não ouvirei’, diz o Senhor dos Exércitos. ‘Eu os espalhei com um vendaval entre nações que eles nem conhecem. A terra que deixaram para trás ficou tão destruída que ninguém podia atravessá-la. Foi assim que transformaram a terra aprazível em ruínas’ “.
A geração anterior havia sido desobediente; viraram as costas e taparam os ouvidos para a Palavra e vontade de Deus.
Eles endureceram seus corações e não ouviram nem obedeceram às palavras que o Senhor Todo-Poderoso havia enviado pelo Seu Espírito por meio dos profetas anteriores.
Esta declaração não apenas coloca as palavras dos profetas de antes do exílio em pé de igualdade com a Lei mosaica, mas também identifica o Espírito de Deus como a Fonte de inspiração profética que falou por meio de agentes humanos, como lemos em 2 Timóteo 3:16 e 2 Pedro 1: 21.
A desobediência do povo à verdade revelada resultou em ira divina, e os resultados são apontados aqui:
1. O Senhor não ouve suas orações (v.13);
2. Foram dispersos entre as nações (v.14);
3. A terra foi desolada (v.14);
Palavra edificante, sempre pensamos em jejuar em prol de algo para nós, e nunca em beneficio do reino. É preciso uma reflexão sobre isso. Para quem ou para que tenho jejuado? Qual o propósito? Como tem sido minha conduta diante de Deus?
A Paz do Senhor. Obrigada pela explicação. Excelente.
Apaz do senhor Jesus, muito interessante essa explicação gostei muito, as vezes lemos uma palavra e ficamos em dúvida.gostei que Deus o abençoe.
Muito bom estudo
Uma vida religiosa apenas de cumpri ritos da religião como ir a templo, cantar em conjuntos, tocar instrumentos, doar alimentos ou roupas mas por dentro em nossa mente apenas para satisfazer uma aparência diante da sociedade mas sem amor.
Qual o sentido de “em benefício próprio” ao jejuar? Eu não entendi em o porquê deles fazerem isso se não era pra adorar, gostaria de uma luz sobre isso! Grata desde já!
Tive um sonho muito rápido agora a pouco, no sonho mostrava alguém visitando a Zacarias, me despertei ligeiramente, não entendi, não conhecia o livro, abri a biblia e li o capitulo completo. Gostaria de saber o que isso quer dizer…
AMém minha irmã!
Obrigado!
A paz do Senhor Jesus,
Quero tão somente deixa aqui o meu muito obrigado por esse estudo, hoje dia nos cultos só estão pregando chave de carro, chave de apartamento ,mas a chave do céu são poucos os que se preocupam com a salvação!
Que Jesus te abençoe sempre.