Qual é o propósito da vida? É uma pergunta que tem sido feita ao longo da história, e que continua sendo feita até hoje. Não há uma resposta fácil, mas talvez o primeiro passo seja perguntar a nós mesmos se estamos vivendo com propósito.
Para algumas pessoas, o propósito vem naturalmente. Elas são movidos por uma paixão ou um chamado, e se entregam com toda a sua força para vivê-los.
Para outros, o propósito é algo que ainda precisa ser encontrado. A jornada por essa descoberta é muitas vezes longa, mas o esforço vale a pena.
O que não podemos fazer, é viver sem propósito. Porque podemos passar pela vida, dia após dia, mas sem um senso de direção, sem saber para onde ir.
Se você não tem certeza se você está vivendo com propósito, faça a si mesmo estas perguntas:
Pelo que eu acordo todos os dias? Qual a diferença que estou fazendo no mundo?
Eu amo o que faço ou é só pelo dinheiro?
Na mensagem de hoje, quero refletir com você porque a reposta sincera a estas perguntas é tão importante e porque devemos buscar o propósito de Deus para as nossas vidas.
O propósito dá sentido e direção à sua vida
A Bíblia fala muito sobre o propósito. Nela, somos encorajados a descartar quaisquer obstáculos e perseguir o propósito de Deus para nossas vidas, com perseverança.
Ela nos mostra que os homens e mulheres de Deus que se entregaram ao propósito de Deus, viveram coisas incríveis, como Moisés, que rejeitou ser chamado filho da filha de Faraó, para sofrer com o povo de Deus no deserto.
Ele acreditava que o propósito de Deus era melhor.
Parte de ter um propósito é estabelecer metas. Uma vez que sabemos o que Deus nos chamou para fazer, podemos começar a dar passos para alcançar esses objetivos.
Filipenses 3:14 diz que devemos prosseguir em direção ao prêmio do nosso alto chamado em Cristo Jesus. Este versículo nos lembra que mesmo quando as coisas ficam difíceis, nós precisamos manter nossos olhos no prêmio e perseverar.
Quando nós vivemos vidas cheias de propósitos, nós não apenas experimentaremos realização e satisfação, mas também estaremos fazendo a diferença no mundo ao nosso redor.
Neste sentido, veja o que está escrito em Salmos 138.8:
O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos! (Salmos 138:8 NVI)
- O Salmista se entregou ao Senhor na confiança de que o seu propósito era melhor;
- Mesmo que ele não tivesse clareza sobre para onde essa decisão o levaria, ele acredita que as escolhas de Deus são melhores;
- Infelizmente muitos de nós preferem viver pela opinião dos outros ou fazer o que tá todo mundo fazendo, ao invés de fazer o que o Salmista fez, confiar em Deus;
- Muitos cristão não conseguem ter uma colheita abundante porque eles querem manter o controle de suas vidas, limitando e muitas vezes impedindo o agir de Deus em suas vidas;
- Se você deseja a bênção da multiplicação, é preciso estar disposto ou disposta a render-se ao Senhor.
Além disso, a outro elemento fundamental nesse processo: Ter prazer na vontade de Deus.
Alegria na obediência
Paixão é o que mantém você motivado para atingir seus objetivos
Há muitas alegrias que vêm da obediência a Deus. Talvez a mais imediata seja a fé que agita a nossa alma e altera o fundamento das nossas decisões.
Esta fé se manifesta de diferentes maneiras.
Para alguns, pode ser o desejo por algo novo, pela mudança, enquanto para outros pode ser uma paz profunda e contentamento.
Mas qualquer que seja a forma que ela assuma, a fé gerada pela obediência a Deus é uma fonte de grande alegria.
Finalmente, obedecer a Deus nos leva ao alinhamento com a Sua vontade para nossas vidas. Como resultado, podemos ter confiança de que estamos vivendo o propósito que Ele tem para nós, o que produz alegria em nosso dia a dia.
Veja o que Salmista diz sobre isso no Salmos 28.8:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças. (Salmos 28:7 NVI)
- Perceba como ele associa a força que vem de Deus com alegria em Deus;
- Da mesma maneira que ele diz que Deus é a sua força e o seu ajudador, ele diz que que o Senhor é a sua alegria e o seu cântico;
- Se você deseja um vida de propósito em Deus, alegre-se na obediência a ele;
- É um erro achar que a obediência é algo negativo, que nos faz perder;
- Pelo contrário, a obediência a Deus nos faz ganhar;
- Além disso, evita muitas dores
Se você deseja a bênção da multiplicação sobre a sua vida, o seu relacionamento com Deus precisa que duas coisas andem juntas…
Fé e Propósito
Uma vida de fé e propósito são fundamentais para o cristão. Ela pode dá a você um senso de direção e significado e lhe ajuda a manter o foco no final da jornada.
A fé também pode fornecer força em tempos de dificuldades e uma razão para continuar quando as coisas estão difíceis.
Viver com Jesus e como Igreja é extremamente desafiador. Uma série de coisas acontecem com o objetivo de nos distanciar da cruz diária.
Mas a fé e o propósito são o combustível para que continuemos lutando.
Viver com fé não significa necessariamente que você sempre será feliz ou que tudo vai sair como você deseja. Mas significa que você terá uma razão para continuar, mesmo quando as coisas estão difíceis.
Veja o que está escrito no Salmos 51.12:
Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. (Salmos 51:12 NVI)
Essa oração foi escrita por Davi quando pecou contra Deus, com Bate-Seba. Uma das coisas que o pecado lhe tirou foi a alegria da salvação.
Desde adolescente, a rotina de Davi era preenchida pela presença de Deus. Desde os dias em que ele enfrentou o leão e o urso, Deus estava presente. Foi exatamente essa comunhão que lhe deu confiança para enfrentar Golias.
Quando ele peca, essa alegria vai embora!
Como cristãos, a nossa prioridade deve ser cultivar um coração crente e uma vida dirigida pelo propósito de Deus. Isso nos dará uma colheita abundante. Isso fará com que coisas pequenas, se tornem preciosas.