Ao longo da vida tomamos decisões que mudam nossa vida, especialmente quando são decisões tomadas junto à Deus.
Ao passo que essas decisões espirituais, no nosso relacionamento com Deus que interferem na nossa vida secular há algumas atitudes que precisamos desenvolver.
Uma vez que decisões que mudam a nossa vida precisam se tornar um hábito e não uma coisa esporádica, precisam portanto fazer parte do nosso dia a dia.
O texto base para este estudo se encontra em 2 Crônicas 7:14 e 15.
O contexto para a promessa contida no texto citado acima é uma resposta a oração que Salomão fez em consagração ao templo. E, Salomão pede ao Senhor que perdoe o povo quando este vier ao templo lamentando e sofrendo.
E, é então que o Senhor Deus responde a Salomão nos versículos 14 e 15 do capítulo 7. Com este texto podemos aprender que as decisões que mudam a nossa vida estão diretamente ligadas ao nosso relacionamento com Deus.
1. Se humilhar
E, a primeira delas é a humilhação.
A humilhação precisa se tornar um hábito em nossa vida. Digo isto, porque muitos cristãos não desenvolvem um devocional diário, não oram e não estão na presença de Deus.
Interessante que o termo original hebraico utilizado aqui para humilhar dá a ideia de estar sujeito, estar em sujeição.
É um termo muito parecido com o que é utilizado por Tiago em sua carta ao dizer “sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós”. Estar em sujeição ao Senhor precisa ser um hábito e é uma das decisões que mudam a nossa vida.
Então se você quer desenvolver relacionamento com o Senhor você precisa estar sujeito a Ele.
2. Orar
A segunda decisão que vai mudar a nossa vida é a oração. Precisamos desenvolver uma vida de oração ativa, ou seja, a oração precisa fazer parte da nossa vida.
Ou seja, precisamos nos relacionar com Deus de forma que ao abrir o nosso coração diante Dele e confessar as nossas falhas, estaremos abrindo nosso coração e sendo ministrados.
Meu conselho para você é faça da oração um hábito, coloque diante do Senhor Deus todas as suas necessidades e tudo aquilo que em você precisa de mudança.
3. Buscar
A terceira decisão que precisamos tomar. O termo utilizado no hebraico para “me buscar” dá a ideia de querer Deus, desejar Deus.
E, isso é muito importante porque naturalmente nós não queremos Deus. Portanto, vamos precisar fazer um esforço para querer Deus, para buscar a Deus.
4. Se converter
Em quarto e último lugar é preciso converter dos maus caminhos.
Muitas pessoas erroneamente acham que a conversão é somente UM momento da nossa vida, quando levantamos a mão na igreja e confessamos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas.
A verdade é que eu e você precisamos nos converter todos os dias. Isso precisa ser um hábito.
Logicamente que a confissão pública diante da igreja é um marco, pois ali nós estamos dizendo publicamente que queremos mudar de vida.
Mas, todos os dias em relacionamento com Deus você precisa converter. Analisar todos os dias quais são os seus maus caminhos.
Tenho certeza que essas decisões vão mudar sua vida. Portanto, humilhe-se diante de Deus, ore, busque e se converta do seus maus caminhos.
Pois, a promessa é de que o Senhor vai ouvir a sua oração, perdoar os seus pecados e sarar a sua terra.
Faça dessas atitudes um hábito e a sua vida vai mudar, com certeza para mellhor!