O sentimento de culpa é um dos maiores aliados do diabo e tem como principal objetivo nos destruir de dentro para fora.
Viver com este sentimento é como viver presos por correntes que nem nos permitem avançar, nem nos deixam voltar para resolver o que está errado. Ou seja, o sentimento de culpa nos paralisa.
Mas, graças a Deus pelo grande amor com que nos amou e pela sua disposição em nos perdoar. 1:35
No contexto de Esdras 9: 5 e 6 temos Esdras ao lado de Neemias reconstruindo Jerusalém. De forma que enquanto Neemias trabalha na reconstrução da infraestrutura das muralhas, das casas e das cidades, Esdras procura restabelecer o culto.
Isso porque o povo de Deus havia, praticamente, perdido sua identidade. Nos 70 anos de cativeiro uma nova geração cresceu distante de Deus, sem conhecê-lo.
Então, Esdras é levantado por Deus para trazer ao povo a memória de quem Deus é. Porém, essa não é uma tarefa fácil. Promover avivamento não é uma tarefa fácil e Esdras diante da situação se sente culpado.
Esdras reconhece que o que eles estão vivendo é culpa deles, afinal estavam colhendo o fruto das más escolhas.
O fato aqui é que lamentar não ia resolver muito.
Agora é hora de recomeçar
O sentimento de culpa tem um “poder” característico: nos faz olhar só para o passado e só para o que deu errado.
Infelizmente, há muitas pessoas que não conseguem seguir em frente, porque a culpa as domina diariamente. Podemos comparar o sentimento de culpa a uma besta com muita fome que nunca se sacia e tem como grande objetivo destruir você de dentro para fora.
Esdras estava tão confuso e envergonhado que não conseguia nem se aproximar de Deus. Mas, no versículo 8, Esdras reconhece que o único elemento que pode parar o sentimento de culpa é a graça de Deus.
A graça sempre se manifestará!
É interessante notar que Esdras diz que a graça se manifestou por breve momento. Isso porque a graça não precisa de muito para nos transformar.
A graça precisa apenas de um breve momento, um breve momento para restaurar você de dentro para fora e para expulsar a culpa e colocar no lugar gratidão e restauração.
A graça de Deus quer tirar os seus olhos do passado e colocar no presente. E, ainda apontá-los para um futuro construído pelo Senhor Deus.
É certo que continuaremos cometendo erros, pois é da nossa natureza humana. Porém, se você escolher olhar para a graça e manter os olhos fitos em Jesus poderá seguir em frente porque um dia nós estaremos diante Dele e O veremos face a face. Receberemos Dele um corpo glorificado, que não estará mais sujeito às tentações deste mundo e assim nós o veremos como Ele é.
Aguardamos ansiosos este lindo dia chegar!