Eu não me considero uma pessoa generosa e por isso, tenho investido bastante, tanto em aprender como em praticar a generosidade. Neste processo, recentemente comecei a ler o livro: Dar e receber de Adam Grant. Ele apresenta uma abordagem revolucionária sobre sucesso, generosidade e influência, que para nós cristãos não é algo novo, visto que a Bíblia já fala sobre os princípios apresentados na obra, há muito tempo.
O livro é o resultado de anos de pesquisa e estudos de casos que provam que pessoas generosas prosperam mais, em todos os sentidos, do que aquelas eu não são.
Uma de suas frases que mais me marcou até agora é:
“o sucesso depende muito de como promovemos nossas interações com outras pessoas.”
Isso está diretamente ligado ao segundo mandamento e também a algo que o sábio diz em Provérbios 11:24,25:
Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. (Provérbios 11:24,25 NVI)
A Bíblia nos diz que os generosos irão prosperar. Este é um princípio poderoso para ativar uma colheita abundante em Jesus.
As Escrituras nos dizem que há pessoas que dão generosamente e veem suas riquezas aumentar. Por outro lado, há aqueles que retêm o que devem dar e caem na pobreza.
Ou seja, a Bíblia deixa claro que uma das chave para recebermos a bênção de Deus é a generosidade. Quando damos generosamente, abrimos a porta para que Deus nos abençoe abundantemente.
Ao longo da História da Igreja, há muitos homens e mulheres de Deus que experimentaram esta realidade, cito dois que marcam muito: George Muller e Irmão André.
Ambos não tinham a menor condição de ajudar ou abençoar ninguém, por serem muito pobres e inicialmente não receberem apoio financeiro de ninguém.
Mas ainda assim, um fundou orfanatos e cuidou de milhares de crianças e o outro, serviu de suporte para milhões de cristãos perseguidos em todo o mundo.
Se você quer experimentar a bênção da abundância financeira, comece por ser generoso com o que você tem.
O GENEROSO prosperará (Oração)
Emprestando a Deus
Como cristãos, somos chamados a dar generosamente. Isto inclui não apenas nossos recursos financeiros, mas também nosso tempo, talentos e tesouros. Quando damos aos necessitados, estamos emprestando a Deus e Ele nos recompensará generosamente, como nos diz Provérbios 19:17:
Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará. (Provérbios 19:17 NVI)
Deus sempre se preocupou com os pobres e vulneráveis. No Antigo Testamento, vemos que desde o estabelecimento de Israel como uma nação, Ele sempre se preocupou com eles.
Ele fala constantemente contra a injustiça e instrui seu povo a ser generoso e compassivo para com os necessitados.
O Novo Testamento está cheio de versículos que ecoam estes princípios, por exemplo, Tiago 2:15-17. O próprio Cristo fala frequentemente sobre o cuidado com os necessitados e diz que tudo o que fazemos pelos pobres e vulneráveis, fazemos por Ele.
Então o que significa quando Provérbios 19:17 diz que quem é bondoso para com os pobres empresta ao Senhor?
Significa que quando somos generosos para com os necessitados, Deus vê isso como um ato de adoração. Ele está bem ciente de nossos motivos e sabe quando nossa doação é feita com a intenção de ajudar ao próximo e honrá-lo.
Quando damos por desejo de ver os outros abençoados e não apenas para receber reconhecimento ou elogios por nós mesmos, Deus promete nos recompensar.
Ele é um Deus generoso que ama abençoar seus filhos. Podemos confiar que Ele será fiel a Suas promessas e derramará Suas bênçãos sobre nós abundantemente.
Da próxima vez que você estiver considerando fazer uma doação ou voluntariar seu tempo, lembre-se de que você está emprestando a Deus.
Ele vê seus atos de bondade e generosidade e o recompensará generosamente por sua fidelidade.
Portanto, saia pelo mundo e seja uma bênção para os outros, sabendo que você está fazendo isso para o próprio Senhor!
Dê sem relutância
A Bíblia é clara: Deus quer que sejamos pessoas generosas. Ele abençoou Seu povo para que ele pudesse ser uma bênção para os outros.
O próprio Jesus disse que há mais alegria em dar do que em receber. Então, por que é tão difícil para muitos de nós ser generoso?
Por causa da nossa natureza caída.
Veja o que diz Deuteronômio 15:10:
Dê-lhe generosamente, e sem relutância no coração; pois, por isso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em todo o seu trabalho e em tudo o que você fizer. (Deuteronômio 15:10 NVI)
Acho que há algumas razões pelas quais lutamos com generosidade.
Em primeiro lugar, acho que porque temos medo que nos falte. Não queremos doar porque temos medo de não ter o suficiente para nós mesmos.
Mas a verdade é que Deus é um maravilhoso provedor, e Ele sempre cuidará de Seus filhos.
Em segundo lugar, acho que lutamos com generosidade porque queremos algo em troca. Damos muitas vezes, querendo reconhecimento, aprovação ou até mesmo um simples agradecimento.
Mas quando nossa motivação para doar é egoísta, não há realmente generosidade alguma.
A chave para a verdadeira generosidade é dar sem esperar nada em troca. Quando damos sem segundas intenções, então Deus pode usar nossos dons para abençoar os outros de maneiras que nunca poderíamos imaginar.
Portanto, vamos decidir ser pessoas generosas – dando livre e alegremente, sem hesitação ou reserva. Porque, quando o fizermos, Deus derramará suas bênçãos sobre nós em todas as áreas da nossas vidas.
Além disso devemos lembrar que a generosidade é sua própria recompensa.
Portanto, sejamos intencionais em ser pessoas generosas – dando livre e alegremente, sem hesitação ou reserva.
Deem e lhes será dado
Por fim, veja o que diz Lucas 6:38:
Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês”. (Lucas 6:38 NVI)
Nem sempre é fácil, agir com generosidade, mas a Bíblia é clara: este é um dos hábitos para uma vida abundante em Jesus.
Em Lucas 6:38, lemos que “dai, e vos será dado” A chave aqui é que devemos dar sem expectativa de receber nada em troca.
Vemos este princípio se desenrolar na vida de Jesus Cristo, que deu sua vida por nossa salvação. Ao dar de nós mesmos, estamos refletindo o amor altruísta de Cristo.
É importante lembrar que Deus não nos deve nada.
Ele não tem a obrigação de nos abençoar simplesmente porque nós somos generosos. Contudo, quando escolhemos abrir mão para abençoar, o princípio de Lucas 6.38 é ativado.
Isto não significa que só devemos dar com a expectativa de receber algo em troca. Ao contrário, devemos dar livre e generosamente, sabendo que Deus nos abençoará em seu próprio tempo e à sua maneira.
Quando aplicamos este princípio em nossas vidas, descobriremos que dar é sua própria recompensa. Como refletimos o amor de Cristo através de nossos atos de generosidade, experimentaremos um sentido mais profundo de realização do que qualquer bem material jamais poderia proporcionar.
Portanto, como cristãos devemos ser pessoas generosas, sabendo que essa prática nos faz viver o segundo grande mandamento de amar ao próximo.
Vamos nos esforçar para viver este princípio em nossa vida diária, sabendo que só dando é que podemos receber tudo o que Deus tem para nós.