Em 2 Coríntios 9, Paulo continua estimulando os Coríntios a contribuírem generosamente com a igreja em Jerusalém. Ele dá vários e importantes detalhes, sobre como devemos ofertar. Ele compara a nossa oferta a uma semente e diz que a nossa colheita é proporcional a nossa semeadura.
Isso quer dizer que a nossa generosidade deve ser proporcional ao que temos recebido de Deus. A oferta deve ser sinônimo de alegria e não de pesar.
Em seguida, o apóstolo fala sobre o que Deus faz conosco por causa das nossas ofertas. Deus é bom e generoso. Não é seu desejo que soframos dano, porém ele deseja ver a nossa atitude em relação ao seu Reino.
Esboço de 2 Coríntios 9:
9.1 – 5: Recomendações para a coleta da oferta
9.6 – 9: Sua oferta é a sua semente
9.10 – 15: O que Deus faz com nossas ofertas
“A colheita é proporcional a semeadura”
Se em 2 Coríntios 8 o apóstolo Paulo nos fala sobre como devemos ofertar, em 2 Coríntios 9 ele vai falar sobre os benefícios espirituais da oferta.
Para isso ele compara a oferta a uma semente e deixa claro que a nossa colheita é proporcional a semeadura (v.v 6).
Além disso, ele diz o quanto devemos entregar na Casa de Deus: “Cada um dê conforme determinou em seu coração”.
Isto significa que não devo entregar o dízimo?
Não!
Se você determinou que essa será a sua contribuição, será aceita pelo Senhor se for feita com alegria.
Deus ama ao ofertante que oferta com alegria. Que o faz porque quer e demonstra gratidão no seu ato.
Não aquele que oferta por necessidade.
É importante lembrar que semente, quando semeada nas condições certas, ela cresce e multiplica.
Pois bem, podemos sim dizer que a saúde financeira do cristão passa por sua liberalidade.
Portanto, se na sua vida a prática de ofertar ainda não existe, pense bem para que você não retenha aquilo que deve ser entregue ao Senhor como forma de gratidão e para a manutenção da sua casa.
Seu entendimento está errado.
Vamos ficar com o que está escrito.
No meu entendimento o ensinamento de Paulo sobre as contribuiçoes e para a igreja “pessoas”os verdadeiros templos de Deus nao a igreja instituiçao que sao grandes empresas.
Sábias palavras Pastor, que o Senhor continue usando sua vida poderosamente.
Concordo plenamente….
Jaime Pereira De Brito Seguindo esse raciocínio, o irmão também terá que sair do planeta. Pois o mundo jás do maligno!
Grande abraço
Tudo o que se faz para o Senhor, se faz com alegria, porque Deus sonda o coração. Lembre-se que tudo o que temos e somos vem do Senhor. Ao entregar o dízimo na igreja, vc não está fazendo um pagamento, você está devolvendo a Deus o que é Dele. É por isso que tem que ser com alegria, para que o Senhor possa abençoar mais e mais. Por isso Ele nao aceitou a oferta de Caim. Deus é primicia irmãos, coloca Ele como prioridade em tudo na vida, e verás o que Ele vai fazer por você. Quando receber o seu salário, que o seu 1o saque seja o seu dízimo. Depois vc paga as suas contas.
Isso é visão de Reino. Por que D’Ele, por Ele e para Ele, são todas as coisas.
Bom dia. Fiquem bem, fiquem com Deus!
Meu amigo e irmão em Cristo ! Graça e Paz !
Não deposite sua expectativa no homem,
porque você vai se frustrar em algum momento,
e isso pode abalar sua comunhão com Deus.
Olhe para Jesus Cristo!
Jaime meu irmão…
VOCÊ é luz no mundo, brilhe e irradie essa Luz
Jesus te deu. Ele nos ama. E isso é o bastante.
Não permita que aqueles que não são Luz que vivem em trevas apaguem ou ofusquem sua Luz.Faça sua parte !
Você não doa o Dizimo ou a oferta para ser considerado bom…você doa porque você é Bom !
O ser bom e grato a Deus, é que te faz ser reconhecido por Deus pois você demonstra “que reconhece e é grato a Deus por que tudo vem dele !
A palavra chave para você voltar a Dizimar e ofertar é Gratidão ! Fé em Cristo e não nos Homens !
Olhe para a Cruz de Cristo !
QUEM DOA COM ALEGRIA ARRUMA UM JEITO PARA DOAR…
JÁ QUEM NÃO DOA POR AMOR…QUEM NÃO QUER DOAR ARRUMA UMA DESCULPA!
QUE DEUS O ABENÇOE !
Parabéns Pastor! Perfeita resposta.
Meu amado o sentido da palavra sim é oferta sim mas é oferta de amor Paulo recomenda o povo a se preparar estais prontos para receber o com os irmãos de Acaia que iriam com ele então que eledeixasse tudo pronto para que quando chegassem não fossem envergonhado então ele fala fazei tudo com amor de amor cor do com teu coração porque quem da ou fazia com amor pelo teu plocimo com amor Deus se agrada ele recompensa em dobro então não é oferta e nem dismo é uma orientaão de amo de cuidados com o próximo
O que esse rapaz falou esta correto! Ele fala o que ouve e testifica o que vê, como que por ventura um guia cego, poderia guiar outro cego. Pq vês o arqueiro no olho do teu irmão, porém não repara na trave que esta no teu próprio?
Ou como dirás a teu irmão: deixe me tirar o arqueiro do teu olho, quando tens a trave no teu próprio?
Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e veras claramente para tirar o arqueiro do olho do teu irmão.
Os dois senhores: Ninguém pode servir a dois senhores; pq ou ha de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e despezará a outro. Não podeis servir a deus e às riquezas.
Está claro que Jaime reclama com o que vê e fala através das atitudes do guias cegos.
Mt:23;13
Ai de vós, escribras e fariseus, hipócritas, pq fechais o reino dos ceus diante do homens pois vós não entrais nem deixar entrar o que estão entrando!
Mt23:26:27:28- claramente ele fala nessa parte, sobre os falsos profetas, que se apresentam de ovelhas, mas por dentro são loubos roubadores. Sujos de corrupção e também deixa claro em as instruções aos doze apóstolos que não pode receber dinheiro para trabalhar para cristo, digno é o trabalhador do teu alimento, não esperar nenhum pagamento para isso, se na época eles não receberiam para fazer os milagres, imagina hoje os que recebem para falar… o dízimo é só para sustentar o templo e nada mais disso! Se unir com uma mulher tera que trabalhar pelas coisas da terra, mas não transformar o templo numa casa de corrupção para trabalhar pelas coisas da terra, nem cobrar nada, Deus deu tudo de graça, e por alto preço, não vamos sujar sangue inocente! Procure um trabalho para trabalhar com as coisas da terra. Pois o que é do céu é do céu e digno é o trabalhador do teu alimento!
Muito bom estudo, bem claro e objetivo que Deus continue vos abençoando.
Jaime, vou dividir a minha resposta:
1. Lamento o fato de você determinar que todos os líderes são ladrões. Aqui você fere o princípio de Mateus 7.1,2;
2. Eu não sei o quanto você conhece a Bíblia, mas saiba que o dízimo é uma oferta de sentido espiritual. Se o líder o utiliza de maneira indevida, é problema dele. O seu galardão permanece intocado;
3. Não preciso lhe convencer de nada. Acredito que seja adulto e capaz de arcar com as consequências de suas decisões, sejam elas certas ou erradas. Se você acredita que não deve entregar o dízimo, não entregue. De toda forma, o Reino vai continuar crescendo e Deus sendo glorificado;
4. Não me entenda mal, serei sincero na minha opinião. Acredito que o seu problema está relacionado ao “amor ao dinheiro”. Portanto, eu o aconselho a orar sobre isso e pedir ao Senhor que lhe oriente.
Deus o abençoe!
Serei breve no meu comentário. Com tantos líderes roubadores nas igrejas,não só nas grandes igrejas nas pequenas também,torna-se inviável dar o dízimo,pois a palavra de Deus diz que quando somos coniventes com o pecado nos tornamos participantes do mesmo.Me convença através da palavra de Deus é claro,que eu estou errado,aí eu voltarei a dar o dízimo pois eu era dizimista.
Gostei muito do estudo sobre ofertas e dízimo.muito Bom a explicação bem esplanada e com detalhes muito importante para nossas igrejas hoje. Parabéns. A paz do senhor Jesus Cristo seja com você pastor.