A dor faz parte da jornada do Cristão até o seu encontro final com Cristo. Os dias se tornarão mais intensos e difíceis, não mais fáceis. Por isso, é muito importante que sejamos fortalecidos no Senhor e em Sua Palavra.
Ter em mente que a dor faz parte da jornada nos ajudará a ser firmes e confiantes na Palavra do nosso Deus, mesmo em meio às maiores contrariedades do mundo.
A DOR FAZ PARTE DA JORNADA – 4 VERDADES
1. É DIFÍCIL PARA TODO MUNDO
À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”. E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará”. (Gênesis 3:16-19)
Nestes três versículos a palavra sofrimento aparece três vezes, fora os seus sinônimos. Tudo isso após Adão e Eva pecar, ou seja, desde que eles pecaram, tudo ficou muito mais difícil para todo mundo.
A dor faz parte da jornada desde o dia que o ser humano decidiu desobedecer a Deus, isso significa, que como descendentes de Adão e Eva, fazemos parte desse sistema caído, logo a vida é difícil.
2. VAI FICAR MAIS DIFÍCIL
“Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. (Mateus 24:9-13)
No Sermão Profético o Senhor Jesus, em resposta ao seus discípulos, disse que as coisas ficariam bem difíceis nos últimos dias. Morte, traição, ódio, maldade e a diminuição do amor , seriam marcas desse tempo.
Mas como disse Thomas Brooks, “Tempos de sofrimento são época de colheita para o cristão”.
A dor faz parte da jornada, logo, aproveite as dificuldades para crescer.
3. DEUS ESTÁ ATENTO
De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito. Ouvi seus gemidos e desci para livrá-lo. Venha agora, e eu o enviarei de volta ao Egito’. (Atos 7:34)
É fato que a dor faz parte da jornada, mas Deus está atento a ela. Não estamos sozinhos, ou abandonados. A graça do nosso Deus nos acompanha em todo o processo.
Como disse John Nelson Darby: “Uma fé provada é uma fé fortalecida. Por meio das provas aprendemos a conhecer nossas próprias debilidades, mas também a fidelidade de Deus, Seus ternos cuidados, mesmo nas dificuldades que nos envia, para que possamos atravessá-las com Ele”.
Não importa qual o nível da sua prova, Deus está atento a ela.
4. NÃO TENHA MEDO
Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. (Apocalipse 2:10)
A dor faz parte da jornada, mas não precisa temê-la. Em Cristo somos encorajados a seguir em frente com Jesus e suportar essas aflições, pois no final receberemos a coroa da vida.
Ao orar, tenha o cuidado, acima de tudo, de não limitar Deus, não só por incredulidade, mas por imaginar que já sabe o que Ele pode fazer. Espere coisas inesperadas, além de tudo o que pedir ou pensar. Toda vez que orar por algo, fique quieto primeiro, e adore a Deus na sua glória. Pense no que ele pode fazer, e como Ele tem prazer em ouvir a Cristo, pense na sua posição em Cristo e espere grandes coisas (Andrew Murray);
Estamos vivendo dias difíceis, mas eles não são maiores que o nosso Deus.