Neste artigo falaremos sobre como se perdoar, pois este é um dos grandes embates que a maioria dos cristãos enfrenta. Perdoar as outras pessoas são de certa forma difícil, mas com o tempo e a prática acabamos desenvolvendo o hábito. Mas perdoar a nós mesmos continua sendo uma enorme barreira.
Vemos que até cristãos maduros que cometem erros, tem dificuldade de perdoar a si mesmos. Como exemplo podemos citar Martinho Lutero, que tinha muita dificuldade em lidar com os próprios erros.
Então, vamos lá, aprender o que fazer para se perdoar!
Em I João 4:15-19 traz conselhos importantes sobre como eu e você devemos perdoar a nós mesmos.
O perdão é pela graça
A primeira coisa que devemos ter em mente é que fomos perdoados pela graça de Deus. Não é mérito nosso, não temos participação nisso e não merecemos estar em Cristo, não importa o quanto nós acertamos.
Mas, somos aceitos por Cristo, por causa da sua graça. Como diz Isaías o Senhor Deus tirou Justiça da sua própria destra, pois não havia em entre nós, seres humanos, alguém justo o suficiente.
Obtemos o perdão pela fé
O segundo ponto descrito pelo apóstolo João é que se conhecemos, ou seja, se vivemos experiências com esse amor temos relacionamento com ele. E, se nós cremos no amor que Deus nos tem, esse é o grande segredo para que eu e você comecemos a liberar perdão para nós mesmos.
Ou seja, o perdoar a nós mesmos obtemos pela fé, sendo para isso necessário crer que Deus nos perdoou.
Esteja atento a voz do Espírito Santo, de modo que entenda que quando ele fala com você acerca do erro é para que você se arrependa e conserte.
O amor de Deus é perfeito
Com isso, João prossegue dizendo que o amor de Deus para conosco é perfeito e se manifesta por meio da Fé, crendo que Deus concedeu graças a você.
Os versículos 18 e 19 deixam claro que no amor não há temor. Precisamos aprender a descansar a nossa alma em Deus, a crer e lançar sobre Deus o fato de que a nossa salvação, santificação e esse perdão é por causa de Jesus e não temos participação nisso então nós lançamos fora todo medo.
Porque quando nós erramos ou quando nós acertamos ou qualquer que seja a situação nós vamos para Jesus, que é o mediador que consolida a nossa Justiça.
Então, não permita que sua mente, alma ou sua consciência fique lhe condenando porque no amor não há temor. Sendo assim, quando você errar, libere perdão para si mesmo e receba a justiça de Cristo.