Estudos Bíblicos

Daniel na Cova dos Leões - 5 VERDADES

Diego Nascimento
Escrito por Diego Nascimento

A história de Daniel na cova dos leões é um exemplo de fé e fidelidade ao Soberano Deus e também um incentivo. Nós devemos permanecer firmes na fé mesmo diante de situações que coloquem a nossa vida em risco. Na cova dos leões, Daniel é uma inspiração para quem deseja ser fiel, para quem não abre mão de suas convicções.

Portanto, neste estudo bíblico vamos analisar o contexto político e espiritual que cercava este profundo homem de Deus e a forma como o Senhor o exaltou, mesmo em meio a severas adversidades.

Então fique confortável, pegue sua bebida favorita e “BORA!”

Meu sonho é que este site exista sem depender de anúncios.

Se o conteúdo tem abençoado sua vida,
você pode nos ajudar a tornar isso possível.

Contribua para manter o Jesus e a Bíblia no ar:

Daniel e a Inveja dos Concorrentes

Ora, Daniel se destacou tanto entre os supervisores e os sátrapas por suas grandes qualidades, que o rei planejava colocá-lo à frente do governo de todo o império. (Daniel 6.3)

Com a expansão o império Persa e a conquista da Babilônia, o rei Dario percebeu a necessidade de nomear vinte sátrapas (governadores), para administrar as províncias. Sobre os 120 governadores estabeleceu 3 supervisores, dentre eles, Daniel. 

O rei demonstrava gostar e admirá-lo muito. Isso era fruto de seu comportamento exemplar, sua vida íntegra e dedicação ao trabalho. Mesmo sendo escravo, Daniel não era uma pessoa amarga, mal-humorada. Pelo contrário, era uma pessoa cheia da graça de Deus.

O favor do rei para com ele, suscitou a ira de seus inimigos (Daniel 6.3). Eles vasculharam a vida de Daniel inteira, ao melhor estilo “lava-jato”, para ver se achavam algo que pudesse incriminá-lo. Contudo, nada encontraram que pudesse manchar seu testemunho (Daniel 6.4).

Daniel é um grande exemplo de caráter cristão, de como devemos servir de maneira excelente, mesmo em situações difíceis.

O Plano Para Lançar Daniel na Cova dos Leões

A inveja dos colegas de trabalho de Daniel era algo intenso. Ao perceber que não conseguiam incriminá-lo pelas vias normais da corrupção (Daniel 6:5), eles pensaram: “precisamos envolver o Deus dele” (Daniel 6.7).

O plano era, falar com o rei Dario para que ele emitisse um decreto proibindo qualquer pessoa de orar a qualquer divindade pelo período de trinta dias, caso desobedecesse a ordem, que fosse atirado na cova dos leões. Sem refletir sobre, Dario assinou o decreto.

Quando soube qual era a decisão do rei, Daniel foi para casa e fez o que estava acostumado a fazer três vezes ao dia, todos os dias, ele orou (Daniel 6:10).

A proibição para orar não intimidou a Daniel. A sua convicção não era circunstancial. Era a sua vida!

A Escolha de Daniel!

Escolher não abrir mão de Deus, colocou Daniel na cova dos leões (Daniel 6:16,17). Ele só precisava abrir mão da oração por trinta dias, ou então orar sem que ninguém soubesse, por trinta dias. Mas Daniel não quis!

É surpreendente não é mesmo?

Nós nem precisamos estar diante da morte para abrir mão da oração. Não é preciso ser lançado na cova dos leões. O sono ou a preguiça são suficientes. Abrimos mão da oração por nada. A incredulidade afeta de forma profunda a maioria dos cristãos dos nossos dias.

O rei Dario, que conhecia a índole e a vida santa de seu servo, orou a Deus pedindo que o livrasse dos leões. Daniel foi atirado dentro de um buraco imundo. Cadáveres por todo lado, mau cheiro. E vários leões famintos, eram seus adversários.

Daniel teve medo? 

Provavelmente sim, afinal ele era um ser humano. No entanto, acredito que assim como antes, Daniel, mesmo na cova dos leões, continuou orando.

Não devemos supor que os heróis da fé possuíam um DNA diferente do nosso. Tiago, irmão do Senhor, diz que Elias possuía as mesmas fraquezas que nós, mas orou e foi ouvido (Tiago 3.17,18).

Temer diante de circunstâncias que sobrepõem a nossa realidade é normal, no entanto, a evidência da nossa fé se revela em enfrentar o desafio, pela fé, sabendo que maior é o que está conosco.

Acredito que foi o que aconteceu a Daniel.

O Testemunho de Daniel na Cova

Surpreende a nitidez com que Daniel servia a Deus. Era claro para o rei Dario que ele servia ao Senhor continuamente (Daniel 6.20). Que o Senhor nos ajude a ter este estilo de vida e testemunho.

Quando ia se aproximando da cova dos leões, o rei chamou Daniel com voz aflita. para sua grata surpresa, ele ouviu o servo de Deus responder, com uma saudação cordial.

Ainda dentro da cova dos leões, Daniel responde ao rei, dizendo que o Senhor Deus havia enviado um anjo para guardá-lo dos leões, pois ele havia sido considerado inocente (Daniel 6:20-22).

O rei Dario não conseguiu dormir, após ter ordenado que prendessem Daniel na cova dos leões. Ele não quis comer, beber e nem mesmo ouvir música. É interessante notar como um rei ímpio teve interesse por um autêntico servo de Deus, a semelhança do carinho e respeito que o Faraó teve por José no Egito.

Por que isso aconteceu?

Porque tanto José, como Daniel serviram de forma excelente aos seus senhores, deram o seu melhor. Honraram a Deus com seu comportamento, de acordo com o mandamento bíblico (Colossenses 3:22).

Que o Senhor, produza em nós o mesmo comprometimento que havia em Daniel. Que ao ser acusados pelo adversário, sejamos considerados inocentes.

O Deus Que Surpreende!

Ao ser confrontados pela dificuldade, precisamos ter em mente que o nosso Deus é Soberano e Senhor sobre todas as coisas.

Quando os adversários jogam Daniel na cova dos leões, eles esperavam destruí-lo. Mas o profeta tinha um profundo relacionamento com Deus, e o seu Senhor o ajudou. Os inimigos de Daniel queriam destruí-lo, mas acabaram sendo instrumentos para que ele fosse promovido.

Além disso, e mais importante. Após testemunhar o livramento de Daniel, o rei Dario emitiu um decreto, onde em todos os domínios do império, o Deus de Daniel deveria ser reverenciado (Daniel 6:25-28).

Daniel não abriu mão de Deus e Deus não abriu mão de Daniel. Agora a proibição se tornou a legalização. Todo o império, deveria se curvar diante do seu Deus!

Que o Senhor nos ajude a produzir o mesmo impacto no meio em que vivemos.

Conclusão

Os inimigos armaram um plano que culminou na condenação do fiel servo de Deus. Sendo a inveja, o principal motivo. Eles influenciaram o rei, para que proibisse a oração a qualquer divindade por um período de trinta dias, isso porque Daniel tinha o costume de orar diariamente.

Contudo, o Servo do Senhor não abriu mão de seu compromisso com Deus e foi honrado com livramento. Ao sermos confrontados pelo mundanismo, pelo pecado, pelo diabo, etc., devemos ter a mesma disposição que ele.

Não abra mão de sua intimidade com Deus, da sua fé. Se você não abrir mão dele, Ele não vai “abrir mão de você”.

Para encerrar, eu gostaria de conhecer a sua opinião sobre o assunto. Deixe seu comentário. O que gostaria de acrescentar? Não esqueça de compartilhar com seus amigos e parentes.

Deus abençoe!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

67 Replies to “Daniel na Cova dos Leões – 5 VERDADES”

Maria Eduarda de Souza Marques

Que estudo edificante !!!
Aqueles homens tiveram inveja da posição de Daniel, mas não viram a vida de renuncia e de oração que Daniel tinha com Deus. Olhando de outro lado, aqueles homens foram pioneiros na mão do inimigo pois ele estava incomodado com o relacionamento de Daniel com Deus, da intimidade e do compromisso que Daniel tinha. Se Daniel tivesse deixado de orar pelos 30 dias conforme o decreto, poderia até não morrer carnalmente, mas espiritualmente sim. Porque sabemos que relacionamento é intimidade e intimidade exige conversa, oração é conversa com Deus.
Que você venha continuar edificando vidas 👏

Silvio

eu gosto de estudar abiblia

JOÃO SILVA

ESSE ESTUDO NOS CONFIRMA QUE VALE A PENA SER FIEL DIANTE DE QUALQUER SITUAÇÃO.

Dayse

Deus tinha um propósito na vida de Daniel, pois nele havia um Espírito Excelente, o Espírito Santo de Deus, eu aprendo nessa passagem bíblica que quando Deus tem propósito em sua vida, pode se levantar quem quiser contra ti, que irão se levantar para cair e aprendo o quanto é importante ser fiel à Deus.
Amei o estudo, Deus te abençoe!

Marcos Junior

Ótimo estudo.

Liciane Almeida Mascarenhas

Hoje dia 5/6/20
Neste momento em que todo o mundo está passando por está guerra invisível,eu fiz um propósito de uma hora em estudar a bíblia e orar, e hoje abrir a Bíblia em Daniel 6, uma passagem que para mim já é bem familiar, (ano passado por inúmeras vezes eu abri a Bíblia em Daniel 6, e cheguei até me preocupar,sempre quando algum problema cirurgia eu falava Deus, mesmo esse problema tão grande ainda não me sinto na cova dos leões, só agora eu entendo tudo que Deus queria me dizer, E é assim que eu me sinto mesmo com esse vírus e que tudo que tá acontecendo aqui na minha casa eu sinto a extremidade dos cuidados de Deus aleluia.) Eu simplesmente amei esse estudo, meu coração está transbordando de felicidade e de amor pela palavra de Deus, com ela nos conforta muito obrigado? que Deus continue usando vocês ?amém

Mauro Antônio de Moura

Hoje 01/06 2020 são 5:16 PM. Era 2:30 quando acordei não me sentindo muito bem com falta de ar. Levantei vim pra cozinha minha esposa continuou dormindo.peguei meu celular e fui abençoado com essa mensagem de Daniel; me despertou muito vi o quanto preciso de Deus, fazer mais ser mais fiel ao nosso Deus.
Que Deus abençoe sua vida e de sua família.

Andressa

Essa situaçao a qual Daniel passou foi de extrema necessidade .
Pois Ele usou mais a fé.
Deus se testificou atraves de Daniel para modtrar sua grandeza e magestade para o rei Dário e para os sacerdotes babilonicos .
Deus provou para Daniel que sempre seria com ele e , que de nada adiantaria as acusa’ões impostas pelos adiversarios .
E algum tempo Depois Dario permitiu a volta de israel a suas casas .

Aluísio Nunes Soares

Bom dia, hoje pela manhã, a primeira coisa que fiz, foi estudar e meditar nessa passagem, palavra abençoada, e encorajadora, que Deus continue abençoando sua vida!

Anônimo

é bençãode DEUS aleluia

Anônimo

Muito bom gostei

Anônimo

Daniel é um grande exemplo.
Nas dificuldades nós, deixamos de orar
E esquecemos de Deus.

Ana

Estudo maravilhoso, foi bom poder compartilhar desse estudo

Íris nascimento

Verdadeiramente temos que usar esse exemplo de Daniel, pq nosso Deus não muda a fé em Deus é o princípio da sabedoria

Marcos Mota

Ótimo estudo acrescentará em minha ministração

Maiza

Ótimo

Dirce

Maravilhoso o estudo parabéns

Lena Pimenta

É muito exclarecido gostei muito que lhe usando cada vez mais

Lena Pimenta

Muito bom

Gilmar

Muito bom

ANTONIO BODEIRO

FAÇA COMO DANIEL, ESTEJA SEMPRE PREPARADO PARA A BATALHA. APÓS OUVIR SOBRE O DECRETO DO REI, DANIEL FOI FAZER O QUE LHE ERA HABITUAL, ORAR.
MUITO BOA ESTA REFLEXÃO, DEUS O ABENÇOE.

Anônimo

sensacional o estudo, Jesus continue lhe usando grandemente para glória de Deus…. Paz divina

Eduardo Costa Ferreira

A paz do Senhor, um ótimo estudo muito edificante aprendi muito e passarei esse conhecimento para o máximo de pessoas que eu puder. Obrigado

Filipe conceição

Exemplo de Homem de DEUS, uma confiança sem igual, exemplo para nossa vida com o SENHOR.

ADILSON

Excelente estudo meu querido amigo e irmão, quê o senhor continua te abençoando, neste seu propósito de estar passando para nós o seus conhecimentos da palavra do senhor..muito obrigado Deus vos abençoe em nome de Jesus Cristo…

Rodrigo

Excelente página meu querido, que Deus lhe abençoe e te dê sabedoria cada vez mais. A paz do senhor!!

Diego Nascimento

Obrigado Pastor Ricardo, é uma grande alegria tê-lo por aqui.

QUE O NOSSO DEUS O ABENÇOE CONTINUAMENTE!

Pr José Ricardo

Parabéns amado irmão pela clareza nas explicações!
Como pastor da Igreja Família Restaurada em Macaé RJ, muito mais me alegro em receber de Deus, através do precioso irmão!
Que o Eterno Deus e Pai o abençoe sempre e abençoe sua família!

Amanda

Muito edificante , muito esclarecedor. Gostei muito da página

Rogério Adriana Cruz dos Santos

Muito bom Deus abençoe está página

izaldocosta da silva

É verdade quando estamos no centro da vontade de Deus Nada vai mover nossa fé

Ronaldo Correia da Silva

A paz do senhor obrigado por este estudo maravilhoso,que o senhor Jesus te abençoe

Klebson Rosa de Jesus

Sou o novo corvetido como é bom conhecer mais a palavra de Deus que Deus te abençoe espero que um dia tenho este conhecimento sábias palavras que Deus do céu contínua te usando

williams da paz frança

MUITO BOM.BEM ESCLARECIDO.

Lucinete Zacarias

Verdade estou passando pela mesma situação. Mas a minha fé não me abalou porque estou firme na rocha.

Wanderson

Vim aqui para esse estudo para poder aprender mas um pouco sobre Daniel, pois nesta noite irei pregar em uma igreja e venho essa palavra ao meu coraçao.
Um exemplo de fé e perseverança pois Daniel teve tudo pra poder entrgar os pontos ele, teva de frente a sua morte mas não temeu e nao desistio, assim deveriamos ser.
Esse eatudo mim ajudou muito obrigado

Ilson Soares

Excelente estado

Alba Tatiane

Excelente reflexão! Estou apaixonada pela página! Que o Senhor os abençoe grandemente!

Paulo henrik

Muito bom estudo que Deus abençoe

igor

acrescente que na parte que Daniel orava 3 vezes ao dia
nos aprendemos que devemos parar de usar a força carnal usar a espiritual

iverson

muito interessante essa mensagem muito obrigado que Deus continua te usando

Edilene morandi

Com esse estudo percebemos que quando a pessoa tem uma vida de oração, não adianta, o livramento vem,
O nome do senhor é glorificado, e o inimigo sai envergonhado.
Por isso temos que orar a Deus não para que ele nos livre da cova, mas que o nome do senhor seja glorificado nessa cova. E seja reconhecido.

Rosana

Fiquei muito bem resolvida na passagem Deus falou no profundo comigo eu amo esse DEUS

Andreia Justino Marques

Excelente estudo que me esclareceu bastante. Deus o abençoe. Graças e Paz do Senhor Jesus . Sou. Andreia Justino Marques Da cidade de Araguari MG.

IGOR RODRIGUES SANTOS

muito bom o estudo,deus é fiel e nos livra de qualquer situação…..

MAIS DEUS TAMBEM QUER VER A NOSSA FE , A NOSSA ATITUDE , E SERMOS FIES A ELE ASSIM COMO DANIEL TAMBEM FOI.

Diego Nascimento

Obrigado meu irmão!

Realmente foi um erro de digitação.

Deus abençoe!

José Gonçalves

Amém vazo de Deus que o senhor Jesus continui te abençoado grandemente e usando a vida mais e mais

JULIO CESAR

Muito bom o estudo e que Deus continue a lhe abençoar! A bíblia nos diz que o diabo está rugindo como leão e tentando arrumar um jeito para nos tragar, esse é nosso adversário estrategista em tentar contra nossa vida! Daniel como grande homem de Deus, andava no Espírito e não na carnalidade, a bíblia também diz que os são nascido da carne é carne, mas os que são nascido do Espírito é do Espírito.O inimigo se alimenta do pecado, mas como em Daniel não havia pecado, transgressão, carnalidade, os leão não sentiram cheiro de carnalidade na vida de Daniel, mas o que havia era santidade. glória a Deus!!!

Daniel Fraga

Seu estudo foi muito Bom, só gostaria de fazer uma pergunta, na bíblia fala em 120 governadores, no seu estudo falou em 20, acho que deve ter sido um erro de digitação, mas mesmo assim parabéns pelo estudo, Deus continue abençoando. Abraço

Ednaldo de campos falcao

DEUS E BOM PARA AQUELE QUE NELE CRÊ E TEM FE

Roberto Wagner

Eu gostaria de acrescentar, uma coisa que me chamou a atenção, os homens que acusaram Daniel colocaram as suas famílias em risco, todos os membros de seu familiares morreram, por uma acusação falsa e mentirosa, isso acarretou na morte deles e todos não sabiam o porque estava acontecendo aquilo, por culpa dos cabeças dos seus lares todos perderam suas vidas por uma acusação falsa. E quantos de nós sabemos que tem famílias sendo destruídas por erros dos cabeças dos lares.
Por causa de uma acusação, inveja ou poder, podemos colocar a nossa familia em risco e etc….

Fabio Rodrigues

Hoje também há muitas leis que são criadas por interesses particulares e não para o bem comum, este decreto não visava enaltecer o rei mas sim tirar Daniel do caminho deles. Em nosso congresso nacional não é diferente, muitas muitas normas estão sendo criadas para favorecer os próprios parlamentares.

GEDEONI A. SILVA

O SEU PONTO DE VISTA FOI MUITO BEM COLOCADO QUE DEUS LHE USE CADA VEZ MAIS

marilene

Amo bíblia, o seu ponto de vista é maravilhoso, de fácil entendimento amei que Deus continue te usando dessa forma. Graça e Paz

Josean de Mesquita

Muito bom, e de grande e de grande edificação

Renata

Bem fácil compreensão e inspiração para o nosso dia a dia.

Davi Rosa Ferreira

Ótimo estudo. Uma visão esclarecedora a respeito do tema. Que a Graça e Paz do Senhor Jesus seja em seu ministério.

Cris godói

Bem objetivo e profundo. De fácil entendimento. Gostei.
Que Deus continue te usando.

Ivaldo

Muito bom, rico ja estou formulando estudo com sua ajuda, meu fã.

Camila

Amei. Muito bom

Vanesca

Estudo muito bom

Sandra Pereira de Paula

Estou aprendendo muito com.os estudos

Diego Nascimento

Obrigado meu irmão!

jose batista

a paz .gosto dos estudos que me convem um aprendizado bem humorado e bem simples pra aplicar,maravilhoso sao estes estudos.

Ines Faria

meditando ainda no texto biblico, me faz lembrar que não foi este o unico momento de desafio que Daniel passou servindo ao Senhor! que eu seja assim tb como Daniel sempre confiando no Senhor!

Diego Nascimento

Verdade Michele!

Michele

Achei muito entessante que Daniel mesmo fora da suas origens não se contaminou e não se abalou com o editor .

Os comentários estão desativados para esta publicação.

error:

ÓTIMO! Vou Enviar Para SEU E-MAIL

Digite seu E-mail abaixo e AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO
para receber o E-book de graça!
Claro, seus dados estão 100% seguros!