Amar o próximo nunca foi algo tão desafiador como em nossos dias. Apenas como exemplo, de acordo com a ONU, a cada 4 segundos uma pessoa morre de fome no mundo. Isso deve nos chocar, porque só no Brasil 41 toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano, deixando o Brasil em 10º lugar no ranking dos países que mais desperdiça alimento no mundo, segundo a FAO Brasil.
O Que isso tem haver com amar o próximo?
Tudo!
Se a nossa nação amasse as outras nações, menos alimentos seria desperdiçado e mais seria doado. Se a nossa nação amasse os brasileiros, nenhum brasileiro morreria de fome. Há alimento mais que suficiente para todos nós.
O amor ao próximo está diretamente ligado ao nosso estilo de vida e também aos nossos valores. Sendo assim, neste estudo bíblico minha intenção é analisar o valor espiritual do segundo maior mandamento – depois de amar a Deus – e qual o significado prático em nossas vidas.
Então “desconecta geral” e vem comigo para a imersão!
O Dever de “Amar o Próximo Como a Ti Mesmo”
Amar o próximo é o segundo mandamento mais importante da lei de Deus. O primeiro é o de amar a Deus, como vimos no estudo anterior. Contudo, não é possível cumprir o primeiro sem praticar o segundo.
Dessa forma, o segundo mandamento assume papel de fundamental importância no ensino do Senhor Jesus (Lucas 10:27,28).
Na criação fomos projetados para viver em comunidade, união, fraternidade. Nosso bom relacionamento reflete a glória de Deus na Trindade, onde três pessoas vivem em tão grande harmonia que se tornam um. Quando amamos ao nosso próximo nos tornamos um com ele.
O Princípio do Amor ao Próximo
Ao apresentar o mandamento, o Senhor Jesus estabelece o seguinte princípio: “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Lucas 10:27). De maneira bastante simples, significa tratar o próximo da maneira como eu gostaria de ser tratado.
Por exemplo, sempre que a nossa congregação faz campanha para levantar mantimentos, eu e Carol doamos feijão, e o mesmo que comemos.
Por quê?
Porque é que gostamos de comer.
Amar o próximo é servi-lo da mesma maneira que você gostaria de ser servido.
Eu lembro que certa ocasião estávamos saindo de um evento em nossa congregação para o almoço e uma jovem que estava trabalhando como voluntária no estacionamento nos pediu carona.
Ele perguntou qual seria o nosso trajeto e disse – pode me deixar perto, eu vou andando. Nós contrariamos ela e a deixamos em casa, assim ela poderia descansar mais e voltar com mais energia para continuar servindo ao Senhor.
Percebe?
A prática do amor ao próximo pode ser algo constante e diário. Ele está presente em diversos contextos e situações de nossas vidas. Para cumpri-lo bem, precisamos estar atentos e com o coração aberto a servir.
Porque Devemos Amar o Próximo?
Um cristianismo nominal é algo comum em nossos dias. Milhares de pessoas que se denominam cristãs, mas que não praticam o segundo mandamento. São rabugentas, arrogantes, egoístas, soberbas e etc. Mas muitas delas afirmam que amam a Deus, o que é mentira (1 João 4:20).
Recentemente, eu e Carol chegamos na congregação e percebemos que havia um homem bastante humilde sentado no último banco. Um homem negro, com roupas bem usadas, mas limpas.
Ao chegar colocamos o bebê-conforto sobre o banco e no momento de comunhão, percebi que muitas pessoas foram cumprimenta-lo, mas ninguém sentou no banco para fazer companhia a ele.
Falei com Carol e nós três fomos até lá e sentamos ao lado dele. Ele demonstrou surpresa e depois alegria. Mostrei Nicolas a ele em seguida pude ver um sorriso largo em seu rosto.
Uma agradável manhã na presença de Deus se seguiu e ao final nossa família abraçou aquele humilde servo de Deus.
Não existe a possibilidade de amarmos profundamente a Deus e não amarmos o nosso próximo. Não sermos generosos com Ele. Um está ligado ao outro. À medida que eu amo mais a Deus, meu próximo passa a ter ainda mais valor na minha vida.
O Exemplo do Bom Samaritano
Após ouvir a pergunta do interprete da Lei (Lucas 10:29), o Senhor Jesus conta a parábola do bom samaritano. A intenção Mestre é ilustrar o amor ao próximo na prática (Lucas 10:30-36).
Aprendemos com ela, que podemos ajudar o próximo de diversas maneiras. Visitando os enfermos, prisioneiros, com donativos, oração, compartilhando lágrimas de tristeza e alegria, enfim, há uma quantidade quase infinita de opções de cumprir este mandamento todos os dias.
Eu e Carol provamos a alegria de ser amados, quando a célula da qual fazemos parte, preparou um chá de fraldas surpresa. Foi fantástico!
Foram muitos presentes, mas o que nos chamou a atenção foi a atitude. Amor devotado. Jamais esqueceremos.
É bom amar e ser amado. Quando amamos o próximo mergulhamos ainda mais fundo na graça de Deus.
Conclusão
Amar o próximo não é uma opção no cristianismo, é imposto. Qualquer que quiser herdar a vida eterna deve cumprir este mandamento. Ele deve ser expresso diariamente em nossas atitudes na família, no trabalho, no hobbie, é muito mais prático do que imaginamos.
Voltando para a parábola do bom samaritano, vemos que o amor é produzido em nós como fruto da nossa entrega ao Senhor de todo o coração, alma, força e entendimento. De forma prática estes frutos nos aproximam dos necessitados com o objetivo de levar ajuda e encorajamento.
A prática do amor a Deus é o amor ao próximo. Portanto, se você ama muito a Deus demonstre isso em seu semelhante.
Excelente explicação pastor,Deus continue abençoando você e família. Suas explicações me ajudaram bastante no entendimento da Palavra de Deus. Deus abençoe. Paz do Senhor!
Obrigado Quedema!
Deus a abençoe e lhe retribua cem vezes mais a generosidade.
A paz meu amado, gostei tanto do seu estudo que coloquei na minha pagina, dando o merito ao senhor e colocando o link lá para as pessoas visita este link.
minha pagina e : cantinho da quedima
Deus abençoe!
Em primeiro lugar agradecer a Deus pela sua vida pastor, que o Senhor jesus abencoe grandemente a sua vida. Quero agradecer tbm pelo encinamento, e maravilhoso e tenho aprendido muito com os estudos. Que o abencoe.
Amém!
Estou amando os os estudos da está muito gratificante para mim
Sou muito grata primeiramente a Deus e segundo a vc pr, pq tenho aprendido muito com os estudos que tens me enviado , obrigada a vc é sua esposa tbm.
Que o nosso bom Deus te abençoe com muita prosperidade e sucesso naquilo que faz. Parabéns!!