Jesus e a Bíblia
  • Início
  • Cursos
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
  • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre o Autor
    • Contato
    • Política de Privacidade
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Jesus e a Bíblia
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Início » Estudos Bíblicos » O Espinho na Carne de Paulo – O Que Significa?

O Espinho na Carne de Paulo – O Que Significa?

Por Diego Nascimento
Em Estudos Bíblicos

O espinho na carne mencionado em 2 Coríntios 12.7, pelo apóstolo Paulo é com certeza um dos grandes mistérios do cristianismo. Isso ocorre, pelo fato de não ficar claro sobre qual problema ele está se referindo.

De qualquer forma, há muitas e importantes lições que podem ser tiradas deste texto. Neste estudo, meu propósito é lhe apresentar uma análise sucinta do trecho e fazer aplicações preciosas para nossa vida.

Portanto, leia até o final e aproveite a viagem!

O Espinho na Carne

Este é um dos relatos mais fortes do testemunho de Paulo. Para impedir que o seu servo caísse em tentação, ou se tornasse soberbo por causa de tudo aquilo que ele lhe falava e fazia através de seu ministério, Deus permitiu que Satanás, tocasse em Paulo, de alguma maneira (2 Coríntios 12.7).

Há muitas suposições sobre o que poderia ser este espinho na carne. Tanto no âmbito natural, físico, como no âmbito mental. Confira a lista:

Tribulações mentais:

1. O desespero

2. O desânimo

3. A dúvida

4. A falta de confiança

5. As tentações

6. Os desejos sensuais

Tribulações físicas:

1. Perseguições

2. Defeitos na aparência pessoal

3. Malária

4. Dores de cabeça tipo enxaqueca

5. A epilepsia

6. Dores de ouvido

7. Inflamação no olho

A maioria dos estudiosos estão inclinados a concordar que este espinho era provavelmente uma inflamação nos olhos ou algo na visão. Isto ocorre devido as declarações do apóstolo aos Gálatas, sobre como estão seus olhos (Gálatas 4.13 – 15; Gálatas 6.11).

Psicológico ou Espiritual?

A hipótese de que o espinho na carne a qual Paulo se refere, fosse algo psicológico ou espiritual, surgiu após a Reforma Protestante, no entanto, é pouco provável que seja de fato o que tenha acontecido.

O apóstolo ao se referir a “espinho na carne” usa a expressão grega skolops sarx, e ela faz toda a diferença.

  1. Skolops ou espinho, de acordo com a concordância de Strong significa: pedaço pontiagudo de madeira, estaca, estaca afiada, farpa.
  2. Sarx ou carne, de acordo com Strong, significa: carne (substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres humanos como de animais, corpo.

Ou seja, o texto original não faz referência a uma tribulação mental, mas sim a um espinho na carne, literal. Isto é, o problema de Paulo era físico.

O Espinho na Carne e o Mensageiro de Satanás

Não se sabe ao certo sobre o que Paulo está falando. Se era uma referência a alguém, ou seja uma pessoa ou ser que o atormentava com espancamento. Ou se era uma referência a algum ser espiritual que o afligia, com acusações e tormentos.

O que devemos ter em mente é o contexto geral do texto e a permissão de Deus para essa atuação diabólica. Porque de fato, o Diabo não tem poder para tocar nos servos fieis de Deus, a não ser que o Senhor permita.

Roguei ao Senhor

Como servos de Deus temos a dificuldade de muitas vezes aceitar o fato de embora tão amoroso e compassivo, o Senhor permitir que na vida, tenhamos experiências tão difíceis e dolorosas.

Paulo relata que orou a Deus três vezes, sobre este assunto. Para alguém como ele – que tinha revelações incomparáveis – era muito. De qualquer forma, o espinho na carne nos leva a clamar ao Senhor. É um meio de aproximação de relacionamento com Deus, embora doloroso, é eficaz.

É preciso estar atento a natureza da tribulação do apóstolo. Não era por motivo de pecado, negligência, irresponsabilidade, ou coisas do tipo. O espinho na carne de Paulo, era motivado pela intervenção divina. Mesmo tendo Satanás como um dos agentes, o plano era de Deus.

Isso explica, porque muitos cristãos fiéis e dedicados sofrem. Assim como Jó, Paulo e tantos outros, eles estão vivendo um momento de particularidade com Deus. De qualquer forma, precisamos permanecer orando. Pedindo ao nosso Deus que nos fortaleça, guarde e console.

A Graça é o Suficiente

O trecho bíblico de 2 Coríntios 12.9 é formidável. Aqui eu destaco as palavras: “o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Vamos analisar o texto grego, original.

De acordo com a concordância de Strong, ‘poder’ aqui é dunamis e significa: poder para realizar milagres, poder moral e excelência de alma.

A palavra ‘aperfeiçoa’ é teleioo e significa: tornar perfeito, completar, executar completamente, efetuar, finalizar, levar até o fim, acrescentar o que ainda está faltando a fim de tornar-se algo completo.

E por fim, ‘fraqueza’ que é astheneia e significa: falta de força, fraqueza, debilidade do corpo, saúde debilitada ou enfermidade da alma.

Noutras palavras, o Senhor Deus está dizendo a Paulo, – “Eu quero melhorar você para que o meu poder de milagres seja mais recorrente, intenso e constante em sua vida. E eu faço isso, enquanto você está debilitado e frágil”.

Fraco e Forte

Essas palavras geraram em Paulo conforto e esperança. O apóstolo entende o propósito e se alegra com a situação de sofrimento (2 Coríntios 12.10). 

Esse testemunho nos dá esperança e conforto. Sofrer por amor a Cristo, é algo nobre e de muito proveito. Muitas pessoas estão sofrendo por causa do pecado, dos vícios e de suas próprias cobiças.

Mas sofrer por Cristo tem um valor eterno e produz glória para Deus. Além disso, muitas pessoas se arrependem e se voltam para o Senhor, por causa do testemunho de servos fiéis.

Conclusão

O espinho na carne de Paulo em termos gerais é uma incógnita. Mas talvez tenha sido algo que o Espírito Santo fez de propósito. Talvez seu objetivo seja o de não criar um padrão. Cada um de nós temos diversas dificuldades, o “espinho” que temos de suportar no dia-a-dia, na vida.

A experiência do apóstolo deve servir de inspiração e força. A nossa fé pode confiar no Senhor, no fato de que ele está atento aos nossos sofrimentos e está nos aperfeiçoando durante o processo.

Eu oro, com o objetivo de que assim como Paulo foi aperfeiçoado na fraqueza nós sejamos igualmente, de forma que o poder seja evidência em nossas vidas.

Por fim, eu gostaria de conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário, sua opinião, eu gostaria de saber o que você tem a dizer. Não esqueça de compartilhar este estudo bíblico com o maior número possível de pessoas.

Deus abençoe!

CompartilharTweetEnviarCompartilhar
Anterior

As Línguas Estranhas – Verdade ou Mentira?

Próximo

Por que Jesus é o Pão da Vida?

Comentários 28

  1. Vanessa fernandes says:
    4 anos atrás

    Glória a Deus estudo maravilhoso

  2. Gerson says:
    5 anos atrás

    Olá, muito edificante o estudo. Deus abençoe.

  3. Daniel Lima says:
    6 anos atrás

    Muito bom, parabéns pelo estudo, esclarecedor e tremendo.. Deus continue o abençoando

  4. fatima fagundes says:
    6 anos atrás

    muito obrigado pelo estudo, maravilho Deus sabe todas as coisas..Amem

  5. Samia Frota Freire says:
    6 anos atrás

    Grata pela explicação. Esclareceu bastante alguns pontos que ainda eu não tinha entendimento. Deus o abençõe!

  6. Thiago Ferreira says:
    6 anos atrás

    Depois de muitos estudos, orações e leituras encontrei neste estudo uma resposta concreta do que estou passando. Estou grato a Deus por me direcionar a esse estudo, obrigado pastor Diego que Deus continue te usando!

  7. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Obrigado Jhonatam!

  8. Jhonatam Coubim says:
    7 anos atrás

    Fico garto pela matéria, pois contribui muito para meus estudos. Quero seguir esse site e espero mais conteudos como esse. Na verdade é bem dificil conseguir boas materias assim, parabéns!

  9. Tângela Souza says:
    7 anos atrás

    Glórias ao altíssimo porque a nossa fé pode confiar no Senhor!!!!!! Que através dos sofrimentos pelos quais passamos possamos permitir que Deus nos aperfeiçoe para que A Sua Glória seja vista em nós.

  10. Noémia Pereira says:
    7 anos atrás

    Um bom estudo sobre o “espinho na carne”, senti-me abençoada, que o Senhor vos abençoe muito neste ministério.

  11. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Obrigado meu irmão!

  12. Jair francisco says:
    7 anos atrás

    parabens irmao Diego seu estudo e otimo.

  13. Conceição de souza fernandes says:
    7 anos atrás

    Sou grata a Deus por pessoas como vc dedicada a nos ajudar que Deus seja sempre louvado em sua vida estudo ótimo.

  14. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Me diga o que está acontecendo?

    Aqui está funcionando normalmente?

  15. ALEXSANDRO PEREIRA DOS SANTOS says:
    7 anos atrás

    A Paz e a graça irmão Diego. sou Pr.Alexsandro estou tentando estudar seus estudos mais não consigo abri-ló. pode me ajudar?

  16. Joel Oliveira says:
    7 anos atrás

    Tenho aprendido muito pelo pouco tempo que me inscrevi neste estudo bíblico já aprendi muita coisa,as vezes passo horas e horas lendo,a minha vontade é ler todos os artigos não dá mas sempre leio alguma coisa, que Deus te abençoe irmão,a paz do senhor Jesus.

  17. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    O prazer é meu Jorge.

    Deus abençoe!

  18. Cid Jorge says:
    7 anos atrás

    Bom dia. Venho aqui neste dia. Escreve minhas sinceras satisfação pelo estudo por vcs gostaria de agradecer pq nus ajuda e mto nos q estamos começando e mto importante te um estudo deve nível tudo bem explicado mto bom mesmo Deus abençoe vcs

  19. María de f s kogg says:
    7 anos atrás

    Muito bom explicação sobre espinho

  20. LEOZI BARBOZA PIRES BARBOZA PIRES says:
    7 anos atrás

    A Paz do Senhor,
    Sempre estou lendo a biblia e vemos nas pregações dos pastores como Deus usa seus servos e busca ver em nos como nos portamos diante de determinadas situações, amo ver como somos preservados pela mão poderosa deste DEUS. E como nos ensina no dia a dia, no momento estou sendo afligida pelos meus familiares, mas em momento algum me separo deste DEUS verdadeiro. orem para que nossas experiencias fortaleça a nossa FÉ.
    ABRAÇOS

  21. Jose Everaldo Monte says:
    7 anos atrás

    Muito bom!Gostei!

  22. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Amém!

  23. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Obrigado Anderson!

    Deus o abençoe, também.

  24. Silma olavia Lima says:
    7 anos atrás

    A paz do senhor , hoje eu compreendi o porque q Deus permitiu q algumas tribulações viesse sobre minha vida , gostei muito do estudo q Deus possa continuar usando vcs pra ajudar mais pessoas .

  25. Anderson Rezende da silva says:
    7 anos atrás

    Muito maravilhoso este estudo Diego nascimento. Obrigado Deus abençoe muito mas!!

  26. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Paz Ivan!

    Obrigado!

  27. IVAN FRANCISCO DA SILVA says:
    7 anos atrás

    Paz do Senhor! Eu gostei muito desse estudo eu tô aprendendo muito bom gratificante

  28. Olinda says:
    7 anos atrás

    Deus abençoe por esse estudo hj entendi essa passagem sobre Paulo aprendi muito é glorioso entender sobre a palavra d Deus!!!!

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Contato
Jesus e a Bíblia 2025 © Todos os direitos reservados
error:
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Cursos
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
Este site utiliza cookies. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Acesse nossa Política de Privacidade e Cookies.

ÓTIMO! Vou Enviar Para SEU E-MAIL

Digite seu E-mail abaixo e AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO
para receber o E-book de graça!
Claro, seus dados estão 100% seguros!