O papel do pai segundo a Bíblia envolve muito mais que apenas pagar as contas de casa e dar presentes legais aos filhos. Analisando o Texto Sagrado, percebemos que não é tão simples quanto a sociedade dos nossos dias demonstra.
O papel do pai segundo a Bíblia pode ser visto, na minha opinião, de forma resumida na figura do pai do filho pródigo. Isso mesmo! Em dias de tanta libertinagem ele deve nos inspirar sobre: até que ponto devemos proibir os nossos filhos de fazer algo?
Leia o estudo até o final e descubra!
O Papel do Pai Segundo a Bíblia em 4 VERDADES
1. Deixar o filho escolher
Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. “Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. (Lucas 15:11-13)
O filho pródigo já era um homem adulto, capaz de assumir responsabilidades e de distinguir o bem do mal. Perceba que na Parábola seu pai não tenta impedi-lo, provavelmente porque conhecia o caráter do seu filho ou porque já estava cansado de dizer a ele que não era um boa escolha.
De qualquer forma, o Texto Sagrado nos mostra que o pai entregou sua parte e pouco tempo depois, o garoto não tinha mais nada.
O papel do pai segundo a Bíblia é aconselhar o filho, não evitar que ele cometa erros. Claro que cada fase da vida do filho, conta com a responsabilidade do pai, e o sim e o não, estão diretamente ligados à isso.
Filhos adultos, não devem ser inibidos de cometer erros, afinal eles já são adultos.
2. Ser um porto seguro
“Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. (Lucas 15:17-19)
O pai do filho pródigo lhe passou a confiança de que, ao cometer erros ou mesmo perdendo tudo e sendo abandonado por todos, ele poderia voltar para casa. Em meio à maior desgraça de sua vida, foi no seu pai que ele pensou.
O papel do pai segundo a Bíblia é mostrar para o filho que ele terá sempre com quem contar, independente de sua decisão.
Isso não significa que o pai deve apoiar o erro ou pecado, mas ser uma referência de acolhimento.
3. Manifestação da Graça
A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. (Lucas 15:20)
Quando o pai do filho pródigo o viu ainda ao longe, correu para abraçá-lo. De acordo com a tradição judaica, correr publicamente era um desonra para um senhor, mas ele não se importou com isso.
O papel do pai segundo a Bíblia é ser uma manifestação da graça de Deus.
O pai correu ao encontro do filho e o abraçou e beijou, sem questionamentos ou acusações, ele apenas o amou, porque não existe um ex-filho.
4. Sua marca é o amor
“Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar”. (Lucas 15:22-24)
O retorno do pródigo para casa gerou muita alegria em seu pai. Ele deu ordens aos seus servos para que uma festa fosse preparada e para que os componentes de filhos: o anel, os calçados e a roupa fossem entregues a ele.
O papel do pai segundo a Bíblia é distinguir seus filhos das demais pessoas, pelo amor. Um pai não se envergonha de seu filho. Um pai amoroso não permite que seu filho perca sua identidade na família.