Todos nós já ouvimos falar de Caim. Mas quem foi Caim de fato? Por que Deus não aceitou a sua oferta? Por que Caim nutriu tanto ódio e inveja pelo seu irmão?
É muito importante que possamos ter em mente que havia algo obscuro dentro de Caim e Deus o adverte mas, ele escolhe não dar ouvidos.
O mesmo acontece conosco. De forma que muitos cristão “estão quebrando a cara” na vida porque Deus fala, adverte mas eles não dão ouvidos.
Em Gênesis Capítulo 4:4-7, vemos que o Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou a Caim e sua oferta e com isso Caim se enfureceu. Quando o coração de Caim fica transtornado o Senhor vai até ele e fala com ele o alertando sobre o perigo do pecado.
O que podemos aprender com a vida e atitudes de Caim?
Atitude do coração importa
Deus rejeitou a oferta de Caim por causa da sua atitude do seu coração.
Muitas vezes nós enquanto cristãos ficamos olhando para a vida de outros irmãos e pensando que o outro recebe mais bençãos do que nós e damos lugar a inveja. Isso deixa claro que se o nosso foco não estiver em Jesus seremos constantemente tentados em relação a isso.
Até porque muitas vezes estamos vendo só o resultado final e não a jornada e os desafios que a pessoa enfrentou para viver e colher este momento. Precisamos semear e esperar o tempo da semente crescer e florescer.
Caim não teve essa paciência.
Mantenha longe a ira
Em segundo lugar o texto diz que Caim se enfureceu. O termo hebraico que é utilizado aqui é “charah” que significa inflamar, esquentar-se de irritação. Caim ficou inflamado e a fúria o dominou até que ele matou o seu irmão.
Nós precisamos estar atentos a pequenas ervas daninhas que vão surgindo ao redor do nosso coração. Devemos manter o nosso tanque de ira sempre vazio, pois não podemos permitir que a mesma cresça em nosso coração.
Mas, perceba que mesmo neste momento, quando Caim estava doente de ódio Deus fala com ele, e pede “calma”. Como Deus é lindo!
Resistir ao pecado é a nossa responsabilidade
Em terceiro e último lugar, Deus fala com Caim e o exorta sobre a proximidade do pecado e que cumpre somente a ele dominá-lo. Isso nos ensina que resistir ao pecado é a nossa responsabilidade.
Nós vemos que a atitude de Caim em relação a Abel é a mesma atitude de Adão e Eva com relação ao fruto. Deus se aproxima, adverte com relação ao erro mas, eles cometem o erro. Da mesma forma Deus se aproxima de Caim, adverte com relação ao erro mas, ele comete o erro.
Então não se trata de Deus permitir que erremos e sim de nós resistirmos, pois Deus nos deu a capacidade de escolher entre o bem e o mal. De forma que quando nós pecamos é a nossa responsabilidade!
Quais são as áreas da sua vida que são mais vulneráveis? Quais são as áreas que você tem mais dificuldade para obedecer ao Senhor? É nessa área que você tem que focar, rever seus hábitos, fazer campanha de jejum e oração, pedir ajuda ao seu pastor. Você precisa ser intencional, pois se você se isolar, vai continuar sendo tentado e sendo derrotado.
Lembre-se resistir a tentação, ao pecado é nossa responsabilidade.